Os pecados dos pais assombram os filhos em 'The Cursed', o surpreendente drama de terror do diretor e roteirista Sean Ellis
Imagem do filme 'The Cursed', de Sean Ellis | ©LD Entertainment |
The Cursed é um híbrido de drama histórico e filme de terror, sobre um patologista que investiga uma série de ataques sangrentos de um animal misterioso em uma propriedade francesa. É o novo trabalho do diretor Sean Ellis, mesmo realizador de Reflexos (2008) e Operação Anthropoid (2016). Ellis também assina o roteiro do longa, estrelado por Boyd Holbrook (O Resgate De Uma Vida), Kelly Reilly (10x10 - o Cativeiro) e Alistair Petrie (Rogue One: Uma História Star Wars).
O filme começa com uma cena impressionante durante a Ofensiva do Somme, batalha travada na Primeira Guerra Mundial envolvendo os exércitos do Império Britânico e da França contra as forças da Alemanha. Se a capacidade humana para fazer coisas horríveis já choca no começo, a coisa piora quando a história nos leva para três décadas e meia no passado, para testemunhar um massacre apresentado em uma tomada estática e sem cortes. Uma maldição nascerá ali.
PUBLICIDADE
Durante boa parte de seus 111 minutos de duração, The Cursed se sustenta como um drama de época muito bem dirigido e com grandes performances. Holbrook está ótimo como o patologista John McBride, figura misteriosa que chega à propriedade da família Laurent, na zona rural da França, perseguindo um mal que devastou sua vida. Reilly não fica atrás como Isabelle, a matriarca da família, abalada por um terrível segredo do marido, o dono de terras Seamus (Petrie).
A atriz Kelly Reilly como Isabelle Laurent no filme 'The Cursed', de Sean Ellis | ©LD Entertainment |
O elenco de apoio está igualmente comprometido, o que garante que os momentos dramáticos sejam sempre envolventes. A história aborda conflito de classes, repressão e dívida histórica, com direito a uma linha sobre os pecados dos pais amaldiçoando as gerações futuras. Mas The Cursed também é um grande filme de terror, que busca inspiração tanto nos clássicos da Universal quanto em produções mais recentes. O visual e a atmosfera, por exemplo, frequentemente remete a A Bruxa, o clássico moderno de Robert Eggers estrelado por Anya Taylor-Joy.
PUBLICIDADE
O roteiro espertamente estabelece uma conexão entre os eventos narrados no filme e a história assustadora (e real!) da besta de Gévaudan, uma criatura que aterrorizou a região rural de Gévaudan, no centro-sul do Reino da França, entre 1764 e 1767. A história da besta de Gévaudan inspirou O Pacto dos Lobos (2001), um bom filme de terror dirigido por Christophe Gans e roteirizado por ele em parceria com Stéphane Cabel. Assistir The Cursed, então, passa a sensação de estarmos vendo uma sequência espiritual de O Pacto dos Lobos, tornando a experiência ainda mais interessante.
O ator Boyd Holbrook como John McBride filme 'The Cursed', de Sean Ellis | ©LD Entertainment |
Dizer que este é um filme de lobisomens talvez não seja a definição mais precisa, mas o drama de terror de Sean Ellis com certeza aproveita muitos elementos familiares da mitologia dessas criaturas. Faz isso de maneira muito mais eficaz do que a maioria dos filmes de terror que tratam do tema. Ellis não tem vergonha de abraçar o lado B e mostrar sua criatura, o que lhe dá uma enorme vantagem sobre seus concorrentes modernos, "refinados" demais para dar ao monstro o destaque que ele merece.
Mortes horrendas fazem parte do cardápio, assim como efeitos especiais pegajosos, que remetem a clássicos de terror dos anos 1980. Há inclusive a recriação de uma cena de O Enigma de Outro Mundo, o imperdível clássico do mestre John Carpenter, lançado em 1982. Acredito que The Cursed teria se beneficiado com uma duração menor, com mais efeitos práticos e menos CGI. Também acredito que o final poderia ser um pouco mais intenso. Mas na soma geral, este é um grande filme de terror, que merece muito uma espiada.
Nota: 7/10
Título Original: Eight for Silver / The Cursed.
Gênero: Drama, terror.
Produção: 2021.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1h 51min.
Roteiro: Sean Ellis.
Direção: Sean Ellis.
Elenco: Boyd Holbrook, Kelly Reilly, Alistair Petrie, Roxane Duran, Nigel Betts, Stuart Bowman, Simon Kunz, Amelia Crouch, Max Mackintosh, Tommy Rodger, Áine Rose Daly, Millie Kiss, Tom Sweet, Romy Ellis, Parker Ellis, Gary Oliver, Richard Cunningham, Pascale Becouze, Sean Mahon, Mish Boyko, Paul Bandey, Alun Raglan, Oisín Stack.