Damon Thomas entrega nostalgia e um pouco de possessão demoníaca em 'O Exorcismo da Minha Melhor Amiga', com Elsie Fisher e Amiah Miller
Imagem do filme 'O Exorcismo da Minha Melhor Amiga', de Damon Thomas | Foto: ©Amazon Prime Video |
A amizade e a lealdade adolescente são testadas por uma possessão demoníaca nesta comédia de terror assustadoramente sem graça dirigida por Damon Thomas (série Penny Dreadful). Original do Prime Video, O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é baseado no livro de mesmo nome de 2016 do autor Grady Hendrix, também conhecido como o roteirista do divertido Delivery Macabro. O longa-metragem é estrelado por Elsie Fisher (série Castle Rock) e Amiah Miller (Quando as Luzes se Apagam). Jenna Lamia (série Good Girls) é responsável pelo roteiro.
O ano é 1988, e as amigas Abby (Fisher) e Gretchen (Miller) estão cursando o segundo ano de ensino médio em uma escola católica na Carolina do Sul. Elas dividem seu tempo entre conversar no telefone sobre namorados e astros pop, ouvir palestras sobre os perigos da bebida, e acompanhar apresentações de fisiculturistas cristãos na escola. Durante uma festa do pijama em uma casa de lago, elas decidem visitar uma casa assustadora que, reza a lenda, foi palco de rituais satânicos. A aventura termina com o desaparecimento de Gretchen.
PUBLICIDADE
A moça, outrora gentil, retorna mal-humorada e com rachaduras nos lábios, demonstrando desprezo por noções básicas de higiene e uma estranha disposição para lambuzar colegas de escola com vômitos feitos com CGI. Será que Gretchen está sofrendo de stress pós-traumático? Será que o uso de substância ilícitas causou nela o que Abby descreve como uma "viagem ruim"? Ou será que uma força demoníaca possuiu seu corpo para espalhar o terror no colégio católico?
Imagem do filme 'O Exorcismo da Minha Melhor Amiga', de Damon Thomas | Foto: ©Amazon Prime Video |
Essas dúvidas acompanharão Abby e o espectador nos dois primeiros de O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, que se destacam pelo cuidado do diretor em apresentar cenários, figurinos (menos a perucas toscas) e uma avalanche de referências que nos situam na gloriosa década de 1980. O clima retrô ganha reforço de hits de Tiffany, Rockwell, A-ha e Blondie. E, é claro, do Culture Club, cujo vocalista, o icônico cantor inglês Boy George, é citado na cena de abertura e tem importância simbólica no ato final.
PUBLICIDADE
Por motivos óbvios, comparações com o clássico O Exorcista e com a comédia Meninas Malvadas serão inevitáveis. Os fãs mais atentos notarão que o tema da amizade ameaçada por forças sombrias também tem um pouco de Garota Infernal e de Possuída. O último ato me fez acreditar que o diretor seguiria por um caminho semelhante ao do hilário e perturbador Menéndez: El día del Señor. Mas no fim, Thomas não ousa muito, e O Exorcismo da Minha Melhor Amiga fica muito abaixo de suas prováveis fontes de inspiração.
A atriz Amiah Miller como Gretchem no filme 'O Exorcismo da Minha Melhor Amiga', de Damon Thomas | Foto: ©Amazon Prime Video |
A adaptação omite trechos do livro que, a meu ver, seriam importantes para estabelecer e consolidar a forte amizade entre Gretchen e Abby. O roteiro toca em temas sensíveis, apenas para abandoná-los sem aprofundamento ou consequências para os personagens. Traços da personalidade de Gretchen são ignorados, o relacionamento delas com suas famílias ganha pouco destaque, e a soma desses detalhes compromete o desenvolvimento adequado dos personagens.
Acabei não ligando muito para Abby, que me pareceu uma versão visualmente idêntica e ainda menos carismática da personagem que Elsie Fisher interpretou em O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface. Também não liguei para suas amigas, a dolorosamente tímida Glee, e a ocasionalmente malvada Margaret, interpretadas por Cathy Ang (A Caminho da Lua) e Rachel Ogechi Kanu (Cheer for Your Life). Amiah Miller está bem melhor como Gretchen, mas a abordagem leve do diretor limita muito o potencial perturbador de suas ações.
Rachel Ogechi Kanu, Cathy Ang e Elsie Fisher como Glee, Margaret e Abby no filme 'O Exorcismo da Minha Melhor Amiga', de Damon Thomas | Foto: ©Amazon Prime Video |
Damon Thomas também encontra uma enorme dificuldade para balancear os momentos de terror e humor, e frequentemente um gênero sabota o outro. O choque de tons é especialmente flagrante no ato final, quando um amontoado de clichês e piadas patetas praticamente destroem o que deveria ser o ponto alto o filme. Simplificando as ideias e aproveitando pouco das travessuras horríveis e divertidas que fizeram do livro de Hendrix um best-seller, O Exorcismo da Minha Melhor Amiga levita, mas assim como Gretchen amarrada na cama, raramente consegue sair do chão.
Nota: 3.8/10
Título Original: My Best Friend's Exorcism.
Gênero: Comédia, suspense, terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 37 min.
Roteiro: Jenna Lamia.
Direção: Damon Thomas.
Elenco: Elsie Fisher, Amiah Miller, Rachel Ogechi Kanu, Cathy Ang, Clayton Royal Johnson, Christopher Lowell, Nathan Anderson, Cynthia Evans, Rachel Leah Cohen, John Stoneburner, Cameron Bass, Ashley LeConte Campbell, Michael Wayne Foster, Michael Proctor, Erin Ownbey.