Crítica | Monstruoso (Monstrous, 2022)

Christina Ricci interpreta mãe tentando proteger o filho dos ataques de uma criatura misteriosa em 'Monstruoso', do diretor Chris Sivertson


Arte do filme 'Monstruoso', de Chris Sivertson
Arte do filme 'Monstruoso', de Chris Sivertson


Chris Sivertson, diretor de Eu Sei Quem me Matou e co-diretor de Todas as Cheerleaders Devem Morrer, está de volta com um novo filme de terror: Monstruoso, sobre uma mãe solteira que, em 1955, precisa proteger o filho dos ataques de um monstro. Ou talvez de dois, se você considerar que ela está fugindo de algo aparentemente assustador de seu passado.

A protagonista, uma mulher psicologicamente fragilizada mas ferozmente otimista chamada Laura, é interpretada por Christina Ricci. A atriz é lembrada com carinho como a Wednesday, de A Família Addams, e a Kat, de Gasparzinho, o Fantasminha Camarada, filmes que ela estrelou na década de 1990, quando era criança. Recentemente, Ricci participou do filme Matrix Resurrections e da série Yellowjackets.

PUBLICIDADE

Conhecemos Laura na cena de abertura, pouco antes dela pegar a estrada rumo a uma nova casa em uma região remota da Califórnia, na companhia do filho pequeno, Cody (Santino Barnard, de Natal em 8 Bits). Em poucos minutos, já é possível notar o cuidado dos realizadores com a fotografia, cenários, figurino e trilha sonora, que se alinham para tentar reproduzir a atmosfera da década de 1950.

Santino Barnard como Cody no filme 'Monstruoso', de Chris Sivertson
Santino Barnard como Cody no filme 'Monstruoso', de Chris Sivertson


Cody não demora para revelar à mãe que está recebendo visitas de algo assustador que ele descreve como um monstro, que aparentemente se arrasta toda noite para fora do lago que fica perto da casa. Assim como aconteceu com a garotinha Emma, personagem da atriz Amiah Miller em A Maldição da Casa do Lago, tudo indica que a entidade quer levar o menino para viver com ele.

PUBLICIDADE

Uma de minhas cenas favoritas de Monstruoso mostra Laura tendo um pesadelo em preto e branco com uma criatura que se assemelha com O Monstro da Lagoa Negra. Esse aceno para o cinema de terror clássico me deixou bastante empolgado, e eu realmente acreditei que veria um filme de monstro divertido, repleto de efeitos práticos. Infelizmente, a maioria das coisas em Monstruoso não acontece na superfície, o que é uma maneira delicada de dizer que este é mais um drama disfarçado de filme de terror.  E como a maioria dos dramas disfarçados de filme de terror, ele é bem arrastado.

Santino Barnard e Christina Ricci como Cody e Laura no filme 'Monstruoso', de Chris Sivertson
Santino Barnard e Christina Ricci como Cody e Laura no filme 'Monstruoso', de Chris Sivertson


Não que Sivertson não mostre seu monstro. Ele aparece com frequência no quarto do menino assustado. Contudo, não é feito com efeitos práticos, mas com um CGI duvidoso. Seu visual lembra menos o de uma criatura aquática e mais o de um fantasma. Para piorar, a criatura praticamente não faz nada, porque o diretor precisa mantê-lo sob rédeas curtas para não atrapalhar o plot twist que será apresentado no último ato.

PUBLICIDADE

Com um olhar mais atento, você perceberá que para que a reviravolta funcione, o diretor precisa limitar não apenas as ações da criatura, mas também a performance do elenco. Ricci se esforça, e consegue transmitir uma série de emoções com elogiável sutileza. Barnard e o elenco de apoio também fazem o possível para manter a história interessante, mas dificilmente você se livrará da sensação de que está assistindo a um filme intencionalmente engessado.

A atriz Christina Ricci como Laura no filme 'Monstruoso', de Chris Sivertson
A atriz Christina Ricci como Laura no filme 'Monstruoso', de Chris Sivertson


No fim, a virada não é tão surpreendente quanto Sivertson e sua roteirista, Carol Chrest, imaginaram que seria. Na verdade, ela é tão manjada que eu ficaria mais surpreso se o filme não seguisse por aquele caminho. Pelo menos os eventos que acontecem após a revelação são relativamente emocionantes, em grande parte graças à performance forte de Ricci. Acredito que se o diretor tivesse permitido que ela se soltasse mais cedo, Monstruoso seria um filme mais satisfatório.

Nota: 4/10

Título Original: Monstrous.
Gênero: Drama, mistério, terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 29 min.
Roteiro: Carol Chrest.
Direção: Chris Sivertson.
Elenco: Christina Ricci, Santino Barnard, Don Durrell, Colleen Camp, Lew Temple, Carol Anne Watts, Peter Hodge, Nick Vallelonga, Sally Elbert, Rachael Edlow, Neraida Bega, Philip V. Bruenn, Darin Cooper, Lola Grace, Matt Lovell, Chris Mullinax, Nancy O'Fallon, Olivia Reid.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem