Retro Review | Uma Noite Alucinante 2 (Evil Dead II, 1987)

Bruce Campbell volta a interpretar Ash Williams em 'Uma Noite Alucinante 2', a sequência do clássico 'A Morte do Demônio' dirigida por Sam Raimi


O ator Bruce Campbell como Ash no filme 'Uma Noite Alucinante 2', de Sam Raimi
O ator Bruce Campbell como Ash no filme 'Uma Noite Alucinante 2', de Sam Raimi


Existem duas maneiras de você começar a assistir Uma Noite Alucinante 2. A primeira é como um remake do clássico Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, pois o filme utiliza um elenco reduzido para resumir os eventos do original, lançado em 1981. A segunda é como uma sequência direta, pois em poucos minutos Uma Noite Alucinante 2 nos leva exatamente para onde o primeiro filme parou, e a partir daí temos uma história completamente nova.

A verdade é que o filme é uma sequência. Acontece que os direitos para mostrar as cenas do original não puderam ser obtidos para recapitular o que aconteceu, e o começo precisou ser refeito para explicar como o personagem Ash William chegou à cabana na floresta e teve seu primeiro contato com o Necronomicon Ex-Mortis, o livro que abre as portas para que os sádicos demônios kandarianos possuam os vivos.

PUBLICIDADE

Independente do início confuso, a diversão infernal que se segue é de encher os olhos. Poucas vezes vi uma mistura tão bem calculada de terror e humor-negro. E boa parte do mérito é do diretor Sam Raimi, que com um orçamento mais generoso (são US$ 3.6 milhões contra os US$ 350 mil do filme original), pode deitar e rolar com cenas que impressionaram uma geração e continuam divertindo até hoje. A outra parte que faz o filme funcionar tão bem é o ator Bruce Campbell, cuja atuação hilária transformou Ash Williams em um dos personagens mais icônicos do cinema de terror.

Denise Bixler e Bruce Campbell como Linda e Ash no filme 'Uma Noite Alucinante 2', de Sam Raimi
Denise Bixler e Bruce Campbell como Linda e Ash no filme 'Uma Noite Alucinante 2', de Sam Raimi


Enquanto em Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio Ash ganhava destaque apenas na metade final, na sequência ele passa quase metade do filme enfrentando sozinho os horrores liberados pelo livro dos mortos. Prepare-se para se assustar e rolar de rir com cenas insanas como aquela onde objetos inanimados ganham vida, levando o personagem ao limite da sanidade. Ou com a batalha entre Ash e sua própria mão, possuída por um demônio após levar uma mordida da cabeça decepada de sua namorada, a dançarina endemoniada Linda (Denise Bixler, de Crisis in the Kremlin).

PUBLICIDADE

Na segunda metade de Uma Noite Alucinante 2, entra em cena Annie (Sarah Berry, de Chud - A Cidade das Sombras), a filha do professor Knowby, o arqueólogo responsável pela descoberta do livro dos mortos. Annie está acompanhada de seu assistente Ed (Richard Domeier, de Garota, Interrompida) e de um morador local, Jake (Dan Hicks, de Oz: Mágico e Poderoso). E, é claro, temos a maravilhosa Bobby Joe, que não apenas atrai a atenção daquelas árvores vilanescas que os fãs do filme original conhecem muito bem, mas também protagoniza um dos momentos mais hilários do filme, envolvendo um olho demoníaco e uma boca muito aberta.

A atriz Kassie Wesley DePaiva como Bobby Joe no filme 'Uma Noite Alucinante 2', de Sam Raimi
A atriz Kassie Wesley DePaiva como Bobby Joe no filme 'Uma Noite Alucinante 2', de Sam Raimi


Curiosamente, Bobby Joe foi originalmente planejada como um personagem masculino, e a cena na floresta teria um final muito mais violento, com ele sendo partido ao meio por uma árvore. A versão feminina de Bobby Joe apresentada no filme foi inspirada em Holly Hunter, colega de casa de Sam Raimi no início dos anos 80, juntamente com Joel Coen e Frances McDormand. O diretor inclusive queria que Hunter fizesse o papel, mas a personagem acabou sendo interpretada por Kassie Wesley DePaiva, de Somos o Que Somos.

PUBLICIDADE

O filme segue em ritmo frenético até um último ato intenso. É quando Ash finalmente assume seu papel de herói e, armado de espingarda, motosserra e frases de efeito inesquecíveis, parte para o confronto final contra a demoníaca vilã Henrietta, interpretada por Lou Hancock (O Pescador de Ilusões) e pelo irmão mais novo do diretor, Ted Raimi (Arraste-me para o Inferno). Tudo acompanhado pela ótima trilha sonora composta por uma mistura de sons eletrônicos e instrumentos de orquestra, criando uma sensação de tensão e suspense que complementa perfeitamente a atmosfera do filme.

Sarah Berry, Bruce Campbell, Kassie Wesley DePaiva e Dan Hicks como Annie, Ash, Bobby Joe e Jake no filme 'Uma Noite Alucinante 2', de Sam Raimi
Sarah Berry, Bruce Campbell, Kassie Wesley DePaiva e Dan Hicks como Annie, Ash, Bobby Joe e Jake no filme 'Uma Noite Alucinante 2', de Sam Raimi


Embora alguns dos efeitos especiais de Uma Noite Alucinante 2 não tenham envelhecido bem, os efeitos práticos e a maquiagem continuam insanamente divertidos. O banho de sangue sobrenatural de Raimi continua sendo amado por fãs em todo o mundo, oferecendo uma história emocionante, personagens marcantes, uma trilha sonora memorável e muitas cenas interessantes. Se você é fã de terror ou simplesmente aprecia um bom filme, esta é definitivamente uma obra que você não vai querer perder.

Nota: 9/10

Título Original: Evil Dead II.
Gênero: Terror, comédia.
Produção: 1987.
Lançamento: 1987.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 24 min.
Roteiro: Sam Raimi, Scott Spiegel.
Direção: Sam Raimi.
Elenco: Bruce Campbell, Sarah Berry, Dan Hicks, Kassie Wesley DePaiva, Ted Raimi, Denise Bixler, Richard Domeier, John Peakes, Lou Hancock, Snowy Winters.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem