Alison Lohman interpreta jovem que tenta sobreviver a maldição em 'Arraste-me para o Inferno', terror sobrenatural divertido e assustador do diretor Sam Raimi
![]() |
Alison Lohman e Lorna Raver como Christine e Sylvia Ganush no filme 'Arraste-me para o Inferno', de Sam Raimi | Foto: ©Universal Pictures |
Uma jovem ambiciosa precisa lidar com as horríveis consequências de uma maldição cigana neste filme de terror assustador e divertido co-produzido pela Ghost House Pictures (30 Dias de Noite). Arraste-me para o Inferno é uma espécie de reformulação de A Noite do Demônio, filme de 1957 dirigido por Jacques Tourneur. O roteiro foi escrito na década de 1990 por Sam Raimi (Doutor Estranho no Multiverso da Loucura) e seu irmão, Ivan Raimi.
Os irmãos tinham planejado fazer o filme após completar Uma Noite Alucinante 3 (1992), mas outros projetos ficaram no caminho. Edgar Wright foi cotado para dirigir Arraste-me para o Inferno, mas estava ocupado com a produção de Chumbo Grosso (2007), e sentiu que não estava pronto para este filme. Após concluir a trilogia clássica do Homem-Aranha, o próprio Raimi assumiu a direção do projeto.
PUBLICIDADE
Christine Brown (Alison Lohman, de A Lenda de Beowulf) é uma jovem agente de empréstimos que está competindo com um colega de trabalho para um cargo de gerente assistente no banco onde trabalha. Além do cargo, ela quer muito ser aceita pelos pais do namorado, um rapaz simpático vindo de uma família de classe alta chamado Clay Dalton (Justin Long, de Olhos Famintos). Roteiro e direção conseguem estabelecer em poucos minutos as motivações e os dramas de Christine. Assim, mesmo não concordando com suas ações, o espectador entenderá o que a levou a recusar uma extensão de hipoteca para uma idosa, que corre o risco de perder sua casa.
![]() |
Justin Long e Alison Lohman como Clay e Christine no filme 'Arraste-me para o Inferno', de Sam Raimi | Foto: ©Universal Pictures |
Já a idosa, uma cigana de aparência assustadora chamada Sylvia Ganush (Lorna Raver, de Freeway - Sem Saída), que dirige o mesmo Delta 88 Amarelo que já pertenceu a Ash Williams em A Morte do Demônio e ao tio Ben em Homem-Aranha, não aceita muito bem a recusa de Christine. Na verdade, ela não aceita de jeito nenhum, e não apenas parte para a violência, como também amaldiçoa a moça, tornando-a alvo de um demônio. Mais tarde, descobrimos que essa entidade atormentará Christine durante três dias e três noites e, então, a arrastará para o inferno.
Nas mãos de um diretor qualquer, essa estrutura provavelmente resultaria em um filme sonolento, que nos enrolaria com jump scares fajutos e só mostraria a que veio nos minutos finais. Felizmente, Sam Raimi não é um diretor qualquer, e os três dias de tormento de Christine serão tudo, menos monótonos. Arraste-me para o Inferno começa a todo vapor, com uma cena pré-crédito que estabelece o nível da ameaça e deixa claro que ninguém está seguro. Raimi faz um trabalho espetacular com a câmera, e repete a dose na cena do estacionamento, uma batalha hilária onde não faltam puxões de cabelo e dentaduras voando de bocas muito abertas.
![]() |
A atriz Lorna Raver como Sylvia Ganush no filme 'Arraste-me para o Inferno', de Sam Raimi | Foto: ©Universal Pictures |
Raimi continua muito à vontade nas cenas de terror que vêm a seguir. Ele cria momentos assustadores valendo-se apenas de sombras e efeitos sonoros. Ocasionalmente, abraça o terror viscoso e a comédia, como na memorável cena do jantar. Ou na sessão espírita caótica, que tem de possessões a danças demoníacas, e até um bode falante. Basicamente, é o mesmo tipo de abordagem divertidamente horrível de seus filmes da década de 1980, em especial de Uma Noite Alucinante 2 (1987). O visual e o comportamento dos possuídos inclusive lembra muito o dos deadites que pipocavam na tela para infernizar a vida de Ash, interpretado por Bruce Campbell.
PUBLICIDADE
Alison Lohman carrega boa parte do filme sozinha como a doce protagonista vegetariana, cujo amor pelos animais, especialmente por gatinhos fofos, será colocado à prova. A atriz fez a maioria das cenas sem a ajuda de dublês. E isso é um feito e tanto, já que além de provocar em Christine todos os tipos de sonhos e alucinações de revirar o estômago, o passatempo favorito da entidade sobrenatural é esbofeteá-la, arremessá-la no ar e fazê-la chocar-se contra paredes ou qualquer objeto sólido que encontra pelo caminho.
![]() |
A atriz Alison Lohman como Christine no filme 'Arraste-me para o Inferno', de Sam Raimi | Foto: ©Universal Pictures |
Justin Long está carismático como parceiro romântico Clay, que não acredita na maldição, mas não deixa de apoiar Christine e ajudá-la a superar o que julga ser stress pós-traumático. A veterana Lorna Raver arrasa no papel da vilã de visual marcante, que parece nunca se cansar de assombrar e arrancar os cabelos da protagonista. Dileep Rao (A Origem) interpreta Rham Jas, um vidente indiano que ajuda Christine a entender a ameaça que a persegue. E Adriana Barraza (O Bingo Macabro) surge como Shaun San Dena, uma médium que já teve um contato assustador com a entidade sobrenatural e, talvez, possa ajudar nossa heroína a sobreviver para contar sua história.
Sam Raimi não acerta em tudo. A cena em que Christine é assombrada na garagem, por exemplo, parece deslocada e quebra o ritmo da narrativa. O CGI dessa cena inclusive é muito inferior ao do resto do filme. Mas apesar de ocasionais distrações desse tipo, o pesadelo infernal de Raimi caminha em um ritmo agradável até seu ato final, marcado por dilemas morais e uma ótima cena noturna no cemitério, com direito a tempestade no melhor estilo dos filmes da Hammer. O twist final, creio eu, vai pegar muita gente de surpresa.
Nota: 8.2/10
Título Original: Drag Me to Hell.
Gênero: Terror
Produção: 2009.
Lançamento: 2009.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 39 min.
Roteiro: Sam Raimi, Ivan Raimi.
Direção: Sam Raimi.
Elenco: Alison Lohman, Justin Long, Lorna Raver, Dileep Rao, David Paymer, Adriana Barraza, Chelcie Ross, Reggie Lee, Molly Cheek, Bojana Novakovic, Kevin Foster, Alexis Cruz, Ruth Livier, Shiloh Selassie, Flor de Maria Chahua.