Fim de semana em cabana na floresta vira pesadelo em 'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio', clássico de Sam Raimi estrelado por Bruce Campbell
O ator Bruce Campbell como Ash no filme 'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio', de Sam Raimi |
Décadas antes de entregar a trilogia do Homem-Aranha e o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o diretor americano Sam Raimi fez sua estreia na direção com um filme de terror independente de baixíssimo orçamento que se tornou um clássico do gênero: The Evil Dead, que no Brasil ganhou o título de Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio.
Conhecido por suas cenas extremamente violentas e suas técnicas de filmagem criativas, o longa-metragem de 1981 aterrorizou plateias, influenciou gerações de cineastas de terror e inspirou vários outros filmes e programas de TV. De quebra, ainda apresentou o protótipo daquele que se tornaria um dos personagens mais icônicos e divertidos do cinema de terror: o matador de demônios Ash Williams, interpretado por um Bruce Campbell também em início de carreira.
PUBLICIDADE
A trajetória para o sucesso, no entanto, não foi fácil. Raimi e seu produtor, Robert Tapert, enfrentaram dificuldades para conseguir financiamento e tiveram que recorrer a diversas fontes, incluindo amigos e familiares. Campbell até mesmo colocou a propriedade de sua família no norte do Michigan como garantia para o filme poder ser concluído e lançado nos cinemas em formato de 35 mm. Em agradecimento, Raimi o creditou como co-produtor do filme.
Ellen Sandweiss, Theresa Tilly, Bruce Campbell e Betsy Baker como Cheryl, Shelly, Ash e Linda no filme 'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio', de Sam Raimi |
A produção de A Morte do Demônio foi marcada por imprevistos e acidentes de filmagem, conforme descrito por Campbell em sua autobiografia. O elenco e membros da equipe descreveram a produção como uma das piores experiências que já tiveram devido às temperaturas congelantes, ao local de filmagem e às cenas elaboradas de Raimi, que levavam horas intermináveis para serem concluídas.
PUBLICIDADE
Apesar de todas essas dificuldades, o filme foi concluído e o resultado foi impressionante. Ele chamou a atenção até mesmo do mestre do terror Stephen King, que deu seu brilhante endosso e ajudou a vender a obra ao público. A Morte do Demônio se tornou um sucesso de bilheteria, e até hoje é considerado um marco no gênero de terror e um exemplo de como a criatividade pode superar até mesmo as maiores limitações de orçamento e recursos.
A atriz Ellen Sandweiss como Cheryl no filme 'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio', de Sam Raimi |
No filme, cinco estudantes do estado de Michigan viajam para uma cabana isolada no interior do Tennessee para passar um fim de semana de diversão. Após uma série de presságios indicando que um momento de descontração pode se transformar em um pesadelo, eles descobrem um livro antigo e sinistro e acabam libertando uma força maligna que começa a possuir cada um deles, fazendo-os agir de forma sádica e violenta.
O passeio torna-se um massacre insano, com direito a sangue falso fluindo aos baldes. A maquiagem e os efeitos especiais ficaram a cargo de Tom Sullivan, que utilizou de espuma de látex até xarope de milho para deixar as cenas de terror devidamente grotescas. A equipe recorreu até a fotografia em stop motion para criar as cenas mais complexas, principalmente as que envolvem os possuídos se desintegrando pelos cômodos da cabana.
O que falta em diálogos e no desenvolvimento de personagens é compensado pela violência exagerada, que Raimi registra em ritmo frenético. Além da mistura única de terror e humor-negro, o diretor consegue criar ótimos momentos de suspense, valorizados por uma trilha sonora que transmite as mais variadas sensações. A direção dinâmica, os ângulos ousados e os equipamentos de câmera improvisados definiram um novo estilo, que passou a ser seguido por diretores consagrados nas décadas seguintes.
PUBLICIDADE
Aparentemente sensitiva ao mundo espiritual, Cheryl (Ellen Sandweiss, de Oz: Mágico e Poderoso), é a primeira a perceber que algo não está certo na cabana. Ela protagoniza momentos memoráveis do filme, incluindo a cena onde desenha o livro dos mortos, o objeto que desencadeia o inferno na terra, e a primeira possessão, onde flutua e se contorce na frente de uma janela, anunciando que o final de semana será tudo, menos tranquilo para o grupo.
Ellen Sandweiss como Cheryl no filme 'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio', de Sam Raimi |
Cheryl ainda nos presenteia com as icônicas cenas no porão, e está presente na infame sequência do ataque da floresta, que contribuiu para o filme ser banido em diversos países. A Morte do Demônio foi um dos primeiros filmes a ser rotulado como video nasty no Reino Unido. Na Alemanha, foi lançado nos cinemas e em vídeo no mesmo dia para evitar problemas com os conselhos de censura, mas foi banido logo depois. A proibição só foi suspensa em julho de 2016.
Betsy Baker (Reflexões no Espelho), interpreta Linda, que também entrega cenas de possessão memoráveis. Theresa Tilly (O Protótipo), creditada com o nome de Sarah York, interpreta Shelly, hospedeira de um dos demônios mais violentos do filme. O grupo de amigos em apuros ainda conta com Scott (Richard DeManincor, de Onda de Crime, creditado como Hal Delrich), cuja postura acaba por desencadear a ressurreição dos mortos que passam a atacar os amigos.
Betsy Baker, Ellen Sandweiss e Theresa Tilly como Shelly, Cheryl e Linda no filme 'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio', de Sam Raimi |
O personagem retornaria em uma sequência, o insanamente divertido Uma Noite Alucinante 2 (1987), pronto para colocar ordem na casa. Ou, neste caso, na cabana. Ash também é o protagonista de Uma Noite Alucinante 3 (1992), onde enfrenta um exército de mortos no ano de 1300. E o ator Bruce Campbell ainda retornaria ao papel na hilária série Ash vs Evil Dead, produzida entre 2015 e 2018.
O ator Bruce Campbell como Ash Williams no filme 'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio', de Sam Raimi |
A franquia Evil Dead ganhou uma ótima releitura em 2013, dirigida por Fede Alvarez. Um novo capítulo, A Morte do Demônio: A Ascensão, de Lee Cronin, está chegando aos cinemas. Isso torna o início de 2023 o momento perfeito para os fãs do gênero conhecerem ou revisitarem o filme original, um clássico do cinema de terror considerado por muitos críticos como um dos filmes mais assustadores já feitos.
Nota: 8/10
Título Original: The Evil Dead.
Gênero: Terror.
Produção: 1981.
Lançamento: 1981.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 25 min.
Roteiro: Sam Raimi.
Direção: Sam Raimi.
Elenco: Bruce Campbell, Ellen Sandweiss, Richard DeManincor, Betsy Baker, Theresa Tilly.