Nicolas Cage interpreta Drácula em 'Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe', comédia de terror encharcada de sangue do diretor Chris McKay
Nicolas Cage e Nicholas Hoult como Drácula e Henfield no filme 'Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe', de Chris McKay. Foto: © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved |
Quando iniciou sua carreira de ator, Nicolas Cage sonhava em interpretar três papéis: Capitão Nemo, Superman e Drácula. Ele nunca teve a chance de se envolver em um projeto sobre Nemo. Chegou a ser escalado como o homem-de-aço em Superman Lives, de Tim Burton, mas o projeto foi cancelado. Felizmente, a oportunidade para interpretar Drácula surgiu com Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe, e o ator tratou de cravar as presas nela com força.
Verdade seja dita, essa comédia de terror encharcada de sangue não é sobre Drácula, mas sobre seu assistente atormentado, Robert Montague Renfield, interpretado por Nicholas Hoult, da série Skins. Mas mesmo com tempo de tela reduzido, Cage aproveita cada segundo dele. Sua performance é tão exagerada, delirante e divertida quanto você provavelmente imaginou que seria, e mesmo que o filme em si seja bem menos interessante, o Drácula de Cage faz a brincadeira valer a pena.
PUBLICIDADE
Anunciado pelo diretor Chris McKay (de A Guerra do Amanhã) como uma sequência direta de Drácula (1931), de Tod Browning, o longa-metragem abre com flashbacks que resumem a jornada de Renfield, desde o seu primeiro encontro com o Conde Drácula em um castelo na Transilvânia até os dias atuais. Renfield continua cumprindo todas as ordens de seu mestre, não importando o quão degradadas sejam. Mas agora, após séculos de escravidão, ele começa a enxergar uma vida longe do domínio sombrio do vilão. Sua rebeldia, claro, não agrada o príncipe das trevas, e muitas cabeças irão rolar nesse conflito.
Nicolas Cage e Shohreh Aghdashloo como Drácula e Bellafrancesca no filme 'Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe', de Chris McKay. Foto: © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved |
Tirando um recurso forçado relacionado às propriedades “mágicas” do sangue de Drácula, tudo relacionado ao universo dos vampiros funciona bem em Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe. Começando pelos minutos iniciais, com trechos em preto e branco onde Cage e Hoult são perfeitamente inseridos em cenas icônicas de Bela Lugosi e Dwight Frye, os atores que interpretaram Drácula e Renfield no clássico da Universal Pictures.
PUBLICIDADE
Os confrontos com os caçadores de vampiros são insanamente sangrentos e divertidos, e mesmo provocando risos com seus trejeitos e maneirismos, Cage mostra que seu vilão é uma força a ser temida. A título de curiosidade, o ator que interpreta o padre idoso no primeiro confronto é William Ragsdale, mais conhecido por interpretar o adolescente curioso Charley Brewster no clássico de vampiros A Hora do Espanto (1985), de Tom Holland.
Nicholas Hoult como Henfield no filme 'Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe', de Chris McKay. Foto: © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved |
O filme conta com efeitos visuais muito bem cuidados. A maquiagem também se destaca, tanto nas inúmeras cenas de desmembramentos espalhadas pelo longa, quanto na reprodução dos vários estágios dos “renascimentos” de Drácula. Essas cenas parecem uma homenagem aos clássicos da Hammer, onde Drácula, interpretado por Christopher Lee, morria no final de cada filme pelas mãos do caçador de vampiros Van Helsing, interpretado por Peter Cushing, apenas para renascer no próximo e iniciar seu reinado de terror.
PUBLICIDADE
Nicolas Cage inclusive já disse que Sir Christopher Lee, com quem trabalhou em Caça às Bruxas (2011), é seu Drácula favorito, e que sua admiração pelo ator é a razão pela qual ele faz filmes de terror. A maneira como Cage interpreta Drácula em Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe tem muito de Lee, mas também carrega traços de Bela Lugosi, de Frank Langella e até de Gary Oldman, que interpretou o vampiro no espetacular Drácula de Bram Stoker (1992), de Francis Ford Coppola. Mesmo com tantas referências, o ator consegue imprimir seu próprio estilo ao vampiro.
A atriz Awkwafina como Rebecca no filme 'Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe', de Chris McKay. Foto: © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved |
Nicolas Hoult entrega uma performance adorável e perturbadora, fazendo de Renfield uma figura trágica com áreas morais cinzentas, mas um charme retrô que remete a Hugh Grant em Quatro Casamentos e um Funeral. Sua relação de amor e ódio com Drácula rende os melhores momentos do filme e oferece aos roteiristas Ryan Ridley e Robert Kirkman a oportunidade de equilibrar a comédia e a violência intensamente gráfica com comentários sobre temas contemporâneos, como relacionamentos tóxicos e codependência.
Infelizmente, esses acertos entram em conflito com uma subtrama chata em que Awkwafina (Oito Mulheres e um Segredo) interpreta o que parece ser a única policial não corrupta de Nova Orleans. Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe perde completamente seu encanto nesses momentos, tanto pela falta de carisma e de desenvolvimento dos novos personagens quanto pelo excesso de facilitações narrativas e de clichê ruins. A direção também se atrapalha, oferecendo confrontos genéricos que levam o filme para um caminho bem mais próximo do cinema de ação.
Nicolas Cage como Drácula no filme 'Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe', de Chris McKay. Foto: © 2023 Universal Studios. All Rights Reserved |
A personagem de Awkwafina, a dolorosamente desinteressante Rebecca Quincy, quer se vingar dos criminosos responsáveis pela morte de seu pai. A vilanesca e igualmente desinteressante Bellafrancesca Lobo (Shohreh Aghdashloo, de Corra, Querida, Corra) quer dominar a cidade. Enquanto isso, eu só queria que Chris McKay e seus roteiristas parassem de perder tempo com personagens e situações completamente esquecíveis, e entregassem mais cenas de Nicolas Cage tocando o terror como Drácula.
Nota: 5/10
Título Original: Renfield.
Gênero: Comédia, fantasia, terror.
Produção: 2023.
Lançamento: 2023.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 33 min.
Roteiro: Ryan Ridley, Robert Kirkman.
Direção: Chris McKay.
Elenco: Nicholas Hoult, Nicolas Cage, Awkwafina, Ben Schwartz, Shohreh Aghdashloo, Brandon Scott Jones, Adrian Martinez, Camille Chen, Bess Rous, Jenna Kanell, Danya LaBelle, Rhonda Johnson Dents, Christopher Matthew Cook, Michael P. Sullivan, Rosha Washington, James Moses Black, T.C. Matherne, Caroline Williams, Marcus Lewis, Derek Russo, Marvin Ross.