Ayanna Misola interpreta uma atendente de lavanderia com hábitos muito suspeitos no suspense 'Bula', dirigido por Bobby Bonifacio Jr.
A atriz Ayanna Misola como Meldie no filme 'Bula', de Bobby Bonifacio Jr. Foto: Viva Films |
A atriz Ayanna Misola tornou-se conhecida em 2021 após sua participação na comédia Pornstar 2: Pangalawang Putok. Em 2022, ela estrelou seu primeiro filme solo, o suspense Kinsenas, katapusan. A partir daí, a filipina parece estar se especializando em interpretar personagens mentalmente perturbadas e sexualmente agressivas, como no terror Ang babaeng nawawala sa sarili, também de 2022.
O suspense psicológico Bula marca a nova incursão de Misola nas profundezas perturbadoras da psique humana. Original da Vivamax, Bula é dirigido por Bobby Bonifacio Jr., que já possui experiência com filmes sombrios. Em 2019, ele trouxe o terror Welcome Home. Em 2020, dirigiu o suspense Tahan. Misola atua ao lado de nomes como Ana Abad Santos (da série Você vai se lembrar disso), Rob Guinto (Virgin Forest) e Gab Lagman (Always).
PUBLICIDADE
Bula apresenta a estranha história de Meldie (Misola), uma mulher na faixa dos 20 anos que trabalha como atendente em uma lavanderia lindamente decorada com tons de azul, administrada pela simpática, mas um pouco exausta Gloria (Santos). À primeira vista, ela parece uma funcionária exemplar. Exceto pelo fato de que ela tem o estranho hábito de experimentar as roupas que deveria lavar, e fantasiar sobre ocupar as respectivas ocupações de seus clientes.
Ayanna Misola como Meldie no filme 'Bula', de Bobby Bonifacio Jr. Foto: Viva Films |
A jovem de sorriso encantador também gosta de levar roupas alheias para casa, colocá-las no marido Manuel e se entregar a fantasias sexuais. Considerando que o marido interpretado por Mon Confiado (da série Férias na Prisão) está paralisado em uma cama, aparentemente vítima de um derrame, acredito ser seguro dizer, sem medo de errar, que há algo muito errado com Meldie.
PUBLICIDADE
Bula se revela mais intrincado do que parece, principalmente após entrar em cena a modelo Celine (Guinto) e seu namorado Jacob (Lagman), um policial que está na cola de um misterioso assassino psicótico que mata várias pessoas na cidade e alegremente escapa. Essas histórias se entrelaçam com a de Albert (Nic Galvez, de Deleter), o filho irresponsável da proprietária da lavanderia, e com a de Gino (Alvaro Oteyza, da minissérie Sex Hub), o empresário que guia a modelo Celine pelos degraus da fama.
Ayanna Misola e Gab Lagman como Meldie e Jacob no filme 'Bula', de Bobby Bonifacio Jr. Foto: Viva Films |
Bonifacio Jr. conduz a lavagem de roupa suja com uma mistura generosa de sexo, violência e humor doentio. Gradualmente, ele nos leva por caminhos que poucos filmes americanos teriam coragem de sequer considerar. Bula apresenta algumas cenas de mortes que chamam a atenção, mesmo que seja pela bizarrice. Um bom exemplo disso é o encontro ácido entre uma irritada Meldie, uma ambiciosa Celine e um desprevenido Gino, que transita do sensual para o assustador no espaço de um drinque.
PUBLICIDADE
No entanto, o diretor parece se esforçar para suavizar o impacto dos momentos de violência e dos temas pesados que aborda. Alguns diálogos propositalmente extravagantes auxiliam nessa tarefa. Cenas da protagonista perturbada experimentando roupas, montadas como video clips que se equilibram ente o sexy e o brega, também contribuem. A trilha sonora é repleta de músicas alegres, que parecem ter sido criadas para fazer o espectador rir. O próprio diretor afirmou ter composto algumas faixas, as quais se encaixam perfeitamente no tema do filme.
A atriz Ayanna Misola como Meldie no filme 'Bula', de Bobby Bonifacio Jr. Foto: Viva Films |
Ayanna Misola atua naturalmente diante das câmeras durante as cenas mais intensas. Nos momentos dramáticos, a atriz captura de maneira convincente a complexidade e a angústia interior de Meldie. Sua habilidade em transmitir emoções sutis e contraditórias proporciona uma personagem envolvente, mesmo quando suas ações são moralmente condenáveis. E considerando que na maior parte do tempo elas realmente são, isso é uma realização notável.
Ocasionalmente, Bula evoca um sentimento semelhante a Nurse: A Enfermeira Assassina, slasher de 2013 onde a personagem de Paz de la Huerta salva vidas durante o dia e aterroriza homens durante a noite. Como o ato de se esgueirar para debaixo de camas alheias faz parte dos passatempos de Meldie, comparações com o suspense Enquanto Você Dorme também serão inevitáveis. Apesar disso, a história é suficientemente original para as semelhanças permanecerem mais próximas de uma homenagem ou, quem sabe, uma coincidência.
Ayanna Misola como Meldie no filme 'Bula', de Bobby Bonifacio Jr. Foto: Viva Films |
Bula enfrenta alguns problemas de ritmo e se arrasta um pouco na metade final. O roteiro deixa muitas pontas soltas e, por vezes, exige mais suspensão da descrença do que parte dos espectadores provavelmente estaria disposta a oferecer. O diretor também perde a oportunidade de concluir de maneira caótica, optando por fornecer flashbacks que brincam com a percepção do espectador sobre tudo o que acabou de assistir. Bula permanece divertido, mas fica a sensação de que poderia ter sido muito melhor.
Nota: 5.2/10
Título Original: Bula.
Gênero: Drama, suspense, terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Filipinas.
Duração: 1 h 44 min.
Roteiro: Bobby Bonifacio Jr., Juvy Galamiton.
Direção: Bobby Bonifacio Jr.
Elenco: Ayanna Misola, Gab Lagman, Robb Guinto, Ana Abad Santos, Mon Confiado, Alvaro Oteyza, Julia Victoria, Nic Galvez, Andrea Fran, Charo Laude, Frank Lloyd De Guzman.