Mãdãlina Ghenea interpreta velejadora lidando com criminosos e tubarões famintos no novo filme do diretor Marcus Adams.
Ed Westwick e Mãdãlina Ghenea como Jackson e Naomi no filme 'Terror nas Profundezas', de Marcus Adams |
Terror nas Profundezas é um filme de aventura, suspense e terror que narra a história de uma velejadora cuja viagem tranquila é abruptamente interrompida por criminosos e tubarões famintos. Este é o mais recente trabalho do diretor Marcus Adams, conhecido por dirigir filmes como O Jogo dos Espíritos e O Atirador: Apontando Para a Morte. O longa-metragem é estrelado por Mãdãlina Ghenea, cujo desempenho na série Borgia e em filmes como Juventude e Casa Gucci a consolidou como uma atriz reconhecida.
Ghenea interpreta Naomi, uma experiente velejadora que se despede de seu noivo, Jackson (Ed Westwick, de Linhas Inimigas), antes de iniciar uma viagem de quatro dias, partindo de Antígua com destino a Granada, a bordo de seu veleiro, o Serenety. No entanto, a mãe natureza conspira para tornar essa jornada muito mais desafiadora, lançando uma tempestade em seu caminho.
PUBLICIDADE
Adams dedica o primeiro ato do filme a uma exposição cênica. Terror nas Profundezas foi rodado em Malta, e tanto as filmagens aéreas quanto as cenas no mar exploram exaustivamente a beleza dos cenários. Igualmente deslumbrante é a cinematografia subaquática de Mark Silk, conhecido por seu talento em produções como Medo Profundo e Tubarão: Mar de Sangue.
Mãdãlina Ghenea como Naomi no filme 'Terror nas Profundezas', de Marcus Adams |
Uma reviravolta acontece quando nossa heroína resgata dois sobreviventes de um naufrágio, Maria (Macarena Gómez, de Ninho de Musaranho) e José (Stany Coppet, de Polar), inadvertidamente desencadeando uma trama que envolve uma carga perdida de cocaína e criminosos dispostos a tudo para recuperá-la. Além, claro, de tubarões famintos prontos para devorar qualquer um que ouse entrar na água.
Um novo personagem, Tomas (John-Paul Pace, de O Pacífico), entra em cena, garantindo algumas emoções adicionais. A partir desse ponto, o filme adota uma abordagem cinematográfica há muito esquecida no universo dos filmes de tubarão, na qual os predadores se configuram como elementos secundários na trama, adicionando uma ameaça suplementar para desafiar os protagonistas.
Mãdãlina Ghenea como Naomi no filme 'Terror nas Profundezas', de Marcus Adams |
Assistindo ao filme, somos inevitavelmente remetidos a obras como O Tesouro dos Tubarões (1975), no qual um pescador desafortunado se vê no centro de uma trama que envolve um tesouro afundado, ou O Fundo do Mar (1977), no qual Jacqueline Bisset e Nick Nolte interpretam mergulhadores amadores que se deparam com criminosos ao descobrirem a carga secreta de um naufrágio da Segunda Guerra Mundial.
PUBLICIDADE
Embora esse estilo de filme tenha sido em grande parte esquecido, ocasionalmente, produções de baixíssimo orçamento tentam revivê-lo. Jurassic Shark, por exemplo, apresentou um grupo de jovens forçados por criminosos a mergulhar em um lago habitado por um megalodon para recuperar um valioso quadro roubado. Terror nas Profundezas, no entanto, se destaca pela produção bem cuidada.
Mãdãlina Ghenea, Macarena Gómez e Stany Coppet como Naomi, Maria e José no filme 'Terror nas Profundezas', de Marcus Adams |
O roteiro não hesita em recorrer a clichês inerentes a esse tipo de narrativa, como a protagonista com um passado traumático (desta vez, relacionado a tempestades no mar), e autoridades policiais que se recusam a colaborar, forçando o namorado de Naomi a agir sozinho para tentar salvar sua amada. Isso não compromete a experiência, mas as longas sequências mostrando Jackson pilotando sua moto ou barco para chegar até Naomi atrapalham o ritmo do filme.
O diretor e sua equipe de roteiristas ainda deixam escapar uma oportunidade notável de adicionar um toque de diversão à narrativa quando um tubarão morde um pacote de cocaína que está sendo trazido à superfície. Terror nas Profundezas poderia pelo menos fazer um aceno a O Urso do Pó Branco, mas a situação não tem consequências. Para piorar, a classificação etária limita os ataques de tubarões, que basicamente se resumem a gritos e tinta vermelha na água.
Mãdãlina Ghenea como Naomi no filme 'Terror nas Profundezas', de Marcus Adams |
Isso talvez seja a maior decepção do filme, visto que a representação em CGI do tubarão se mantém surpreendentemente convincente na maior parte do tempo. Com um ritmo mais ágil e uma dose adicional de ousadia, este filme poderia se tornar um passatempo verdadeiramente envolvente. Contudo, sua hesitação em acelerar o enredo e a timidez nas cenas de violência se revelam um empecilho à realização plena desse potencial.
Nota: 4/10
Título Original: Deep Fear.
Gênero: Aventura, suspense, terror.
Produção: 2023.
Lançamento: 2023.
País: Reino Unido.
Duração: 1 h 24 min.
Roteiro: Robert Capelli Jr., Sophia Eptamenitis.
Direção: Marcus Adams.
Elenco: Mãdãlina Ghenea, Ed Westwick, Macarena Gómez, Stany Coppet, Ibrahima Gueye, Marco Canadea, Robert Capelli Jr., Mariana Garradas, Tenika Mahoney, John-Paul Pace, Mike Parish, Shane Rowe.