Retro Review | Christine, o Carro Assassino (Christine, 1983)

Um adolescente desajustado torna-se obcecado por um carro vermelho, elegante e assassino na adaptação para as telas do romance 'Christine', de Stephen King; John Carpenter dirige o filme de terror estrelado por Keith Gordon, John Stockwell e Alexandra Paul


Arte do filme 'Christine, o Carro Assassino'
Arte do filme 'Christine, o Carro Assassino', de John Carpenter


Christine, O Carro Assassino narra a história de Arnie Cunningham, um estudante do ensino médio com óculos de lentes grossas e cabelo engraçado. Sua rotina resume-se a ser mantido sob rédeas curtas pelos pais superprotetores, frequentar aulas de mecânica e suportar as intimidações de um grupo de valentões que gostam de roubar o saco de papel marrom que ele usa para levar o lanche para a escola.

Arnie só não sofre mais bullying porque seu melhor amigo, o astro do futebol da escola e galã nas horas vagas Dennis, está sempre por perto para protegê-lo dos perigos do mundo cruel. É uma pena que Dennis não consiga convencer o amigo a deixar de lado a ideia de gastar 250 dólares na compra de um carro velho e enferrujado que o antigo dono costumava chamar de Christine.

PUBLICIDADE

Ninguém leva muito a sério quando Arnie diz que irá restaurar o veículo. Poucos dias depois, o Plymouth Fury 1958 surge glorioso com seu ronco de motor hipnótico, pintura em vermelho e branco reluzindo à luz do sol e um painel com rádio que se recusa a tocar outra coisa que não seja o rock'n'roll clássico dos anos 50. Estranhamente, tanto o visual quanto a personalidade de Arnie também parecem ter mudado.

Kelly Preston como Roseanne no filme 'Christine, o Carro Assassino'
Kelly Preston como Roseanne no filme 'Christine, o Carro Assassino', de John Carpenter


O filme é baseado no romance Christine, de Stephen King, lançado no mesmo ano, que basicamente é um conto de amadurecimento sobre um rapaz obcecado por um carro mal-assombrado. É dirigido por um John Carpenter ainda abalado pela recepção negativa de seu filme anterior, O Enigma de Outro Mundo. E se você não sabia disso, sim, o filme que anos depois se tornaria um dos maiores clássicos da ficção científica foi mal recebido na época de seu lançamento.

Como as principais críticas a O Enigma de Outro Mundo eram relacionadas à abordagem visceral, não é surpresa que Carpenter tenha optado por um caminho diferente, sem banhos de sangue ou cenas de revirar o estômago. É difícil imaginar como Christine seria com uma abordagem mais cascuda. Mas a direção elegante, o elenco carismático e as situações bizarras fazem o filme valer uma espiada.

PUBLICIDADE

Keith Gordon (Vestida Para Matar) entrega uma performance divertidamente exagerada como o rapaz tímido que ressurge confiante ao volante de Christine. Ele até conquista o coração da garota mais popular do colégio, Leigh, interpretada por Alexandra Paul (American Nightmare). Gordon só perde em exagero divertido para William Ostrander (série Angel), que interpreta o líder dos valentões que parece ser muito fã de Nos Tempos da Brilhantina.

Keith Gordon e John Stockwell como Arnie e Dennis no filme 'Christine, o Carro Assassino'
Keith Gordon e John Stockwell como Arnie e Dennis no filme 'Christine, o Carro Assassino', de John Carpenter


O carismático John Stockwell (Turistas) faz um bom trabalho como o melhor amigo Dennis, equilibrando defeitos e qualidades que ajudam a tornar o personagem crível. Robert Darnell (série Kojac) e Christine Belford (série Super-Herói Americano) estão convincentes como os pais rígidos, mas preocupados de Arnie, Michael e Regina. Roberts Blossom (Esqueceram de Mim) também, como o velho LeBay, que sabe mais do que aparenta sobre o passado sombrio do carro.

Robert Prosky (Gremlins 2: A Nova Geração) surge como o veterano mal-humorado Darnell, dono da oficina onde Arnie se isola durante a restauração do carro de seus sonhos, que serve como cenário para a batalha final. Harry Dean Stanton (Alien - O 8º Passageiro), faz o policial Junkins, que inicia uma investigação após uma série de mortes muito suspeitas abalar a tranquilidade da cidade.

Considerando o título do filme em português, você provavelmente já deve imaginar quem é o responsável pelas mortes. Mas, acredite, vai ficar surpreso com a fúria do assassino de metal. Provavelmente também ficará impressionado com os efeitos especiais práticos e com os truques de câmera que Carpenter utiliza para conferir credibilidade aos elementos sobrenaturais do carro.

John Stockwell e Alexandra Paul como Dennis e Leigh no filme 'Christine, o Carro Assassino'
John Stockwell e Alexandra Paul como Dennis e Leigh no filme 'Christine, o Carro Assassino', de John Carpenter


Em uma cena, a lataria amassada começa a se mover sozinha até assumir a condição de novinho em folha. Em outra, o carro se espreme em um beco estreito demais para ele, para o desespero de uma vítima que acreditava ter encontrado um lugar seguro. Isso sem contar uma perseguição literalmente ardente em uma rodovia escura.

O filme de terror de Carpenter demora um pouco para ir de 0 a 100, o que pode incomodar o espectador mais impaciente. Algumas conveniências comprometem um pouco a experiência, como as ruas sempre vazias durante os ataques de Christine, ou a incapacidade de alguns personagens de parar de correr em linha reta durante as cenas de perseguição.

Também acredito que Christine se beneficiaria se desse um pouco mais de atenção a Roseanne, a personagem de Kelly Preston (Admiradora Secreta). Mas, na soma geral, é um filme interessante que continua divertido até hoje.

Nota: 6.6/10

Título Original: Christine.
Título Nacional: Christine, o Carro Assassino.
Gênero: Terror.
Produção: 1983.
Lançamento: 1983.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1h 50m.
Roteiro: Bill Phillips.
Direção: John Carpenter.
Elenco: Keith Gordon, John Stockwell, Alexandra Paul, Robert Prosky, Harry Dean Stanton, Christine Belford, Roberts Blossom, William Ostrander, David Spielberg, Malcolm Danare, Steven Tash, Stuart Charno, Kelly Preston, Marc Poppel, Robert Darnell, Richard Collier, Bruce French, Douglas Warhit, Keri Montgomery, Jan Burrell, Charlie Steak.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem