Aranhas assassinas infestam um prédio de apartamentos francês em ruínas neste filme de terror onde a mensagem ofusca o entretenimento, dirigido por Sébastien Vanicek.
Manon (Lisa Nyarko) descobre que os corredores de seu prédio foram decorados com teia de aranha no filme de terror 'Infestação'. |
Comecei a assistir Infestação duas vezes. Na primeira, desisti com menos de dez minutos, pois tudo indicava que estava diante de outro filme enganoso, que sacrifica o entretenimento em favor de palestras sobre problemas sociais. Se fosse de outro gênero, eu com certeza não daria uma segunda chance. Mas, como Infestação é um filme de terror e eu precisava fazer a crítica, recomecei a assistir na semana seguinte, disposto a terminar.
Pude confirmar que sim, Infestação tenta fazer um comentário sobre desigualdade de classe — o mesmo que já vimos em tantos filmes franceses, que eu até já perdi a conta. Mas também descobri que ele tem seus momentos assustadores e divertidos. Bem, talvez esses momentos não sejam tão divertidos para quem sofre de aracnofobia, pois Infestação é sobre aranhas assassinas que aterrorizam os moradores de um prédio de apartamentos francês em ruínas. Mas causar medo é justamente o que torna o cinema de terror tão especial.
PUBLICIDADE
No centro dos holofotes está o jovem Kaleb (Théo Christine, de Escalada Mortal), um sujeito chato que tem uma coleção de animais peçonhentos no quarto. Kaleb ganha dinheiro vendendo itens do mercado negro, incluindo uma coleção de tênis ligeiramente molhados pela goteira que cai do teto. Quando não está negociando, ele passa o tempo discutindo com donos de loja, com os moradores do prédio, com os amigos, com um traficante que quer um tênis novo, e com a irmã mais velha, Manon (Lisa Nyarko, da série Dinguerie).
Os sobreviventes tentam escapar do prédio tomado pelas aranhas no filme 'Infestação'. |
Falando na irmã mais velha, ela consegue ser ainda mais desinteressante do que ele. Eles não chegam a ser insuportáveis, como os personagens do horroroso A Torre do Inferno — que, vejam só, também era um filme de terror francês centrado nos moradores de um prédio em ruínas —, apenas não têm carisma para carregar o filme. Ainda bem que a guarda municipal Lila (Sofia Lesaffre, de Os Miseráveis) e os amigos Mathys (Jérôme Niel, de Bala Perdida 2) e Jordy (Finnegan Oldfield, da minissérie Desaparecido Para Sempre) se encarregam disso.
A química de Lila, Mathys e Jordy é ótima, as piadas sobre Darwin funcionam, e até os diálogos que eles têm com os protagonistas se tornam engraçados. De quebra, Lila ainda está presente em alguns dos momentos mais tensos do filme, incluindo uma agoniante cena ambientada em um banheiro infestado de filhotes de aranha. Outras situações tensas se acumulam pelos vários corredores e andares do prédio decadente, e o diretor estreante Sébastien Vanicek filma todas com bastante competência.
PUBLICIDADE
Dizem que algumas aranhas reais foram usadas durante as cenas. Não dá para dizer onde foram inseridas, mas dá para afirmar que as criaturinhas de várias patas parecem realistas, o que só aumenta o desconforto. Como boas aranhas de filmes de terror, os monstrinhos também vão crescendo conforme a história avança. Não chegam a se tornar a monstruosidade do divertido Sting: Aranha Assassina, mas eu certamente não me aproximaria de um bicho daquele tamanho se o encontrasse em um estacionamento.
Lila, interpretada por Sofia Lesaffre, é uma das personagens mais divertidas do filme 'Infestação'. |
Aliás, é justamente no estacionamento do prédio que temos a batalha final. Deveria ser o ponto alto do filme, mas infelizmente não é, porque os roteiristas acharam que seria mais divertido fazer mais comentários sociais. Isso é sério, gente? Há um exército de aranhas assassinas esperando para ser exterminado, há potencial para um final épico, e vocês estão mesmo desperdiçando os preciosos minutos do último ato discutindo sobre violência policial?
Infestação termina de maneira frustrante, deixando novamente no espectador aquela irritante sensação de que a mensagem engoliu o entretenimento. Sébastien Vanicek tem talento para dirigir cenas de terror, e acredito que poderia entregar um ótimo resultado se o roteiro se contentasse em ser apenas um filme B divertido. Resta torcer para que ele encontre o roteiro ideal em seu próximo trabalho, Evil Dead Burns, porque um novo capítulo de A Morte do Demônio infestado com agenda social é a última coisa que o cinema de terror precisa.
Nota: 5/10
Título Original: Vermines.
Gênero: Terror.
Produção: 2023.
Lançamento: 2024.
País: França, Estados Unidos da América, Alemanha.
Duração: 1 h 46 min.
Roteiro: Sébastien Vanicek, Florent Bernard.
Direção: Sébastien Vanicek.
Elenco: Théo Christine, Sofia Lesaffre, Jérôme Niel, Lisa Nyarko, Finnegan Oldfield, Marie-Philomène Nga, Mahamadou Sangaré, Abdellah Moundy, Ike Zacsongo, Emmanuel Bonami, Xing Xing Cheng, Samir Nait, Malik Amraoui.