Os segredos do passado retornam para assombrar quatro amigos neste cult dos anos 90 estrelado por Jennifer Love Hewitt e Sarah Michelle Gellar
![]() |
Arte do filme de terror 'Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado' (1997), de Jim Gillespie |
O sucesso de Pânico (1996) fez com que o interesse do público por filmes slasher fosse às alturas, e não foi surpresa que muitos diretores e roteiristas tentassem surfar na onda do fenômeno. Como consequência, o final dos anos 90 e o início dos anos 2000 foram marcados por slashers de qualidade duvidosa, e há dois bons motivos para isso.
O primeiro, e mais óbvio, é que nem todos os diretores e roteiristas tinham o talento de Wes Craven e Kevin Williamson. O segundo, que poucos percebem, é que a fórmula de Pânico não era tão duradoura assim. Na verdade, enquanto os clichês do slasher clássico sustentaram filmes por quase duas décadas, os de Pânico pareciam desgastados já no segundo filme. Não é à toa que a franquia precisou se reinventar, recorrendo a elementos mais tradicionais do slasher a partir de Pânico 4.
PUBLICIDADE
Ainda assim, alguns exemplares da safra pós-Pânico conseguiram seu lugar ao sol. Tivemos Lenda Urbana (1998), que, apesar de seus muitos problemas, ainda é lembrado com carinho por muitos fãs. Tivemos o sexy e divertido Pacto Secreto (2009). E, é claro, tivemos Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, que se tornou um dos slashers mais icônicos da década de 90, ajudando a consolidar o revival do subgênero.
![]() |
A encantadora Hellen (Sarah Michelle Gellar) é coroada Rainha do Peixe no filme 'Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado' (1997) |
O filme, dirigido por Jim Gillespie, é baseado no livro homônimo de Lois Duncan e tem roteiro de Kevin Williamson, o mesmo roteirista de Pânico. Curiosamente, ele foi escrito antes de Pânico, mas foi recusado por estúdios, pois filmes de terror estavam em baixa na época. Foi somente quando Pânico se tornou um fenômeno que a Miramax comprou o roteiro e o produziu ansiosamente. Tecnicamente, então, não seria errado dizer que Pânico foi inspirado em Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, e não o contrário.
Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado começa de maneira enigmática, com a câmera sobrevoando o mar até revelar uma figura solitária sentada em um penhasco. Antes de sabermos quem é esse personagem e o que está fazendo ali, fogos de artifício quebram o clima sombrio e somos transportados para uma pequena cidade na Carolina do Norte, onde acontece a coroação da nova Rainha do Peixe.
PUBLICIDADE
A nova rainha, no caso, é a maravilhosa Helen, que, poucos minutos depois, na companhia dos amigos Julie e Ray e do namorado Barry, se envolverá em um atropelamento nas estradas desertas e rochosas que cercam Dawson's Beach. Como se espera de adolescentes em filmes de terror, o quarteto decide ocultar o crime e seguir em frente. Também como se espera em um filme de terror, um ano depois eles descobrem que há um assassino misterioso na cidade — e ele sabe o que eles fizeram no verão passado.
![]() |
Imagem do filme 'Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado' (1997), de Jim Gillespie |
Embora não seja um filme inovador como Pânico, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado entrega um slasher eficiente e divertido, sustentado por um elenco atraente e cativante, além de boas sequências de suspense. A ambientação na cidade litorânea e a estética chuvosa garantem ao filme uma atmosfera densa e melancólica, e Gillespie consegue dosar bem o mistério e a sensação de perseguição, criando cenas envolventes que prendem o espectador.
Jennifer Love Hewitt (Uma Família Quase Perfeita) está ótima como a doce protagonista Julie, que, atormentada pela culpa, decide investigar a identidade do homem atropelado e descobre segredos que podem colocar o acidente sob uma nova perspectiva. O remorso também afeta seu relacionamento com o namorado Ray, interpretado por um contido, mas convincente, Freddie Prinze Jr. (Ela é Demais).
Sarah Michelle Gellar, já famosa pela icônica série Buffy, a Caça-Vampiros, brilha como Helen, roubando diversas cenas com sua performance carismática e protagonizando uma das perseguições mais memoráveis do filme. Ryan Phillippe (Segundas Intenções), como Barry, compõe bem o papel do típico jovem arrogante e impulsivo. E ainda há espaço para participações agradáveis de Bridgette Wilson-Sampras (Mortal Kombat) e Johnny Galecki (O Oposto do Sexo), que interpretam, respectivamente, a irmã de Helen, Elsa, e o pescador Max.
![]() |
Julie (Jennifer Love Hewitt) se prepara para o confronto final no filme 'Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado' (1997) |
O visual do vilão, trajado como um pescador e armado com um gancho, é simples, mas extremamente eficiente. Ele se encaixa bem na mitologia das lendas urbanas, algo que o filme utiliza a seu favor. Já as cenas de assassinatos são relativamente simples e pouco sangrentas. Em um gênero no qual as mortes costumam ser os momentos mais aguardados, acredito que o filme se beneficiaria se o diretor tivesse ousado mais.
Também acredito que alguns furos de roteiro poderiam ser contornados com soluções simples. Considerando que boa parte do filme se passa no feriado nacional de 4 de julho e que todas as atenções estão voltadas para um desfile que acontece na avenida central, dá até para relevar o fato de a cidade estar completamente vazia enquanto os protagonistas tentam fugir do vilão. Já a facilidade com que o assassino se livra de corpos e limpa os locais do crime em questão de segundos exige uma dose extra de suspensão de descrença.
A revelação da identidade do pescador assassino é bem construída, assim como o confronto final, ambientado em um barco de pesca. Os elementos do cenário, tanto do exterior quanto do interior claustrofóbico da embarcação, são usados com criatividade para criar suspense e tensão. Mesmo que a última imagem do filme seja absolutamente desnecessária, a sensação de ter assistido a um bom filme permanece.
Nota: 7/10
Título Original: I Know What You Did Last Summer.
Gênero: Terror, suspense, mistério.
Produção: 1997.
Lançamento: 1997.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 41 min.
Roteiro: Kevin Williamson.
Direção: Jim Gillespie.
Elenco: Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Freddie Prinze Jr., Anne Heche, Bridgette Wilson-Sampras, Johnny Galecki, Muse Watson.