Wes Craven leva Ghostface de volta a Woodsboro em 'Pânico 4'; roteiro é de Kevin Williamson, que escreveu os dois primeiros filmes da franquia
A atriz Neve Campbell em imagem do filme 'Pânico 4', de Wes Craven |
O clássico Pânico (1996) estabeleceu novas regras para o cinema slasher e influenciou boa parte das produções do gênero lançadas nos anos seguintes. Pânico 2 (1997) deu sinais de que a nova fórmula estava começando a se desgastar e Pânico 3 (2000) mostrou que as boas idéias haviam mesmo se esgotado.
Isso fez com que o diretor Wes Craven decidisse dar um tempo na franquia, afirmando que só retornaria à direção quando tivesse em mãos um roteiro tão bom quanto o do filme original. Pânico acabou ficando na geladeira por mais de uma década, até que finalmente o tal roteiro milagroso surgiu. E veio novamente das mãos de Kevin Williamson, que escreveu o filme original e sua primeira sequência.
PUBLICIDADE
Quinze anos depois dos eventos de Pânico, a final girl Sidney Prescott (Neve Campbell), agora na faixa dos 30, retorna para Woodsboro, a mesma cidade onde teve seu primeiro confronto com o assassino mascarado conhecido como Ghostface. Sidney está promovendo seu livro, 'Saindo da Escuridão', uma espécie de diário cujo tema principal é, basicamente, "aquilo que não nos mata, nos deixa mais fortes".
A atriz Lucy Hale em imagem do filme 'Pânico 4', de Wes Craven |
Sidney mal coloca os pés na cidade e já descobre que um novo assassino decidiu colocar a máscara de Ghostface e está tocando o terror nos adolescentes. Mas fique tranquilo, porque desta vez nossa heroína está realmente preparada. Seu primeiro encontro com o novo Ghostface gera um confronto empolgante, que prova que a garota insegura do filme original definitivamente não existe mais.
PUBLICIDADE
O roteiro de Williams brinca com a onda de remakes que marcaram a década de 2010. Pânico 4 tem muitos momentos divertidos como a cena de abertura, com a participação de Lucy Hale (Verdade ou Desafio) e Anna Paquin (série True Blood). Diferente de Pânico 3, o humor-negro está bem dosado, e não atrapalha as cenas de terror. Craven ainda entrega mortes sangrentas, o que vai agradar os fãs que torceram o nariz para o clima açucarado dos dois filmes anteriores.
Imagem do filme 'Pânico 4', de Wes Craven |
Novos personagens entram em cena, como a prima de Sidney, Jill (Emma Roberts, da série American Horror Story), seu ex-namorado desagradável Trevor (Nico Tortorella, de Reféns) e suas duas melhores amigas, Olivia (Marielle Jaffe, de Percy Jackson e o Ladrão de Raios) e Kirby (Hayden Panettiere, de Sob Custódia). Essa última conhece filmes de terror como ninguém, e acredito que formaria um casal perfeito com Randy, personagem interpretado por Jamie Kennedy nos dois primeiros filmes.
David Arquette retorna como o policial trapalhão Dewey Riley, que conseguiu a proeza de se tornar xerife. Courteney Cox também volta como Gale Weathers, que agora está casada com Dewey e precisa lidar com um problema inesperado: a policial novata Judy (Marley Shelton, de À Prova de Morte), que anda tentando seu marido com tortas de limão apetitosas.
Anna Paquin e Kristen Bell em imagem do filme 'Pânico 4', de Wes Craven |
As investigações de Gale tem um forte impacto no filme. Enquanto organizam uma maratona da franquia 'A Punhalada' (os filmes fictícios baseados no massacre de Woodsboro), os estudantes de cinema Charlie (Rory Culkin, de Mayhem - Senhores do Caos) e Robbie (Erik Knudsen, de Rebelde Sem Causa), ajudam Gale a solucionar o caso. Não demora para que todos se tornem suspeitos.
É claro que eu não vou revelar a identidade do vilão, que continua sendo o principal mistério do filme. Mas posso dizer que suas motivações fazem bem mais sentido do que a dos vilões dos dois filmes anteriores, e ele consegue ser mais perigoso e imprevisível do que todos os seus antecessores.
Emma Roberts em imagem do filme 'Pânico 4', de Wes Craven |
O novo Ghostface ainda ganha pontos pelo estrago que faz nos minutos finais, quando todas as máscaras caem e entramos no terreno do tudo ou nada. Não posso dizer que Pânico 4 supera o clássico de 1996. Mas o filme tem muito mais acertos do que erros, e com certeza ocupa a posição de segundo melhor da franquia.
Nota: 7.8/10
Título original: Scream 4.
Gênero: Terror, mistério.
Produção: 2011.
Lançamento: 2011.
País: Estados Unidos.
Duração: 1h 51min
Roteiro: Kevin Williamson.
Direção: Wes Craven.
Elenco: Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Emma Roberts, Lucy Hale, Roger Jackson, Shenae Grimes-Beech, Dane Farwell, Anna Paquin, Kristen Bell, Aimee Teegarden, Britt Robertson, Alison Brie, Hayden Panettiere, Marielle Jaffe, Marley Shelton, Nancy O'Dell, Erik Knudsen.
"Não vou revelar quem é o vilão"😏
ResponderExcluir