Assassino mascarado aterroriza adolescentes em 'Pânico', slasher dirigido por Wes Craven e roteirizado por Kevin Williamson
A atriz Neve Campbell em imagem do filme 'Pânico', de Wes Craven |
O slasher é um subgênero do cinema de terror sobre assassinos, mascarados ou não, que perseguem personagens aleatórios, geralmente adolescentes, até serem confrontados pela última sobrevivente, chamada de final girl. O subgênero surgiu na década de 1970 e teve seu auge na década seguinte, graças ao sucesso da franquia Sexta-Feira 13.
Nos anos 1990, depois de uma avalanche de filmes reciclando a mesma fórmula, o subgênero entrou em declínio e o público pediu por mudanças. Ou melhor, parte dele, pois muitos não viam com bons olhos a idéia de mexer na estrutura clássica. Foi então que um jovem chamado Kevin Williamson surgiu com um roteiro cheio de metalinguagem, que atualizava as regras do jogo de maneira criativa, enquanto homenageava os elementos clássicos que os fãs do subgênero tanto amavam.
Courteney Cox e David Arquette em imagem do filme 'Pânico', de Wes Craven |
Os irmãos Weinstein se apressaram em adquirir o roteiro e, para assegurar que o projeto não encontraria resistência entre os fãs de slashers à moda antiga, tratou de contratar um diretor que era unanimidade entre eles: o icônico Wes Craven, mesmo realizador de A Última Casa à Esquerda, Benção Mortal e A Hora do Pesadelo. Da união de Williamson e Craven surgiu Pânico, que deu novo fôlego ao slasher e ao cinema de terror, influenciando inúmeros filmes lançados nos anos seguintes.
Neve Campbell (Jovens Bruxas) interpreta Sidney Prescott, uma jovem estudante que desconfia que o recente assassinato de dois adolescentes em sua cidade, Woodsboro, pode ter ligação com a morte de sua mãe, ocorrida no ano anterior. Logo Sidney percebe que também está na mira do assassino, uma figura misteriosa conhecida como Ghostface, que antes de matar suas vítimas as atormenta com telefonemas e perguntas sobre filmes de terror.
Drew Barrymore em imagem do filme 'Pânico', de Wes Craven |
A jovem Casey (Drew Barrimore, de Santa Clarita Diet) é a primeira que recebe as ligações do assassino, o que rende uma das melhores cenas de abertura do cinema de terror dos anos 90. Essa cena homenageia vários clássicos do gênero, em especial Mensageiro da Morte, de 1979. Ela ainda estabelece o vilão de maneira criativa, brinca com o clichê da moça loira que morre no início, e já começa a promover desconstruções: em Pânico, ao invés de se tornar a final girl, a personagem interpretada pela atriz mais famosa do elenco também é a primeira a se despedir do filme.
A tensão cresce a cada nova ligação ou aparição de Ghostface, que vêm quase sempre acompanhadas de diálogos repletos de humor-negro e novas referências ao cinema de terror. É difícil não rir da cena em que Sidney critica um clichê de filmes slashers para, no minuto seguinte, recorrer a ele sem pensar duas vezes. Ou da festa onde os participantes assistem Halloween e os eventos mostrados na tela da televisão praticamente se repetem na realidade. Essa cena também é curiosa pelo fato de que Craven aproveita sons e a própria trilha sonora de Halloween para aumentar o suspense em Pânico.
Rose McGowan e Neve Campbell em imagem do filme 'Pânico', de Wes Craven |
É claro que a brincadeira com Halloween é rápida, pois a trilha sonora espetacular de Marco Beltrami entrega o que Pânico precisa. Ela se alinha perfeitamente com a montagem ágil, ampliando a sensação de urgência que se estabelece em Woodsboro conforme a contagem de corpos aumenta. Logo fica claro que Sidney está mais ligada a esses eventos do que ela própria imaginava, e a atriz Neve Campbell transmite muito bem as transformações pelas quais sua personagem passa.
Courteney Cox (Mestres do Universo) surge como Gale Weathers, uma repórter ambiciosa que está cobrindo os assassinatos de Woodsboro. Gale começa como uma representação da imprensa sensacionalista, mas acaba se revelando uma aliada valiosa, principalmente depois que conhece o inexperiente policial Dewey (David Arquette, de Malditas Aranhas!), que tenta manter os adolescentes de Woodsboro o mais longe possível da lâmina afiada do assassino.
Imagem do filme 'Pânico', de Wes Craven |
O elenco também conta com Rose McGowan (Planeta Terror) como a divertida Tatum, irmã de Dewey e melhor amiga de Sydney; Matthew Lillard (Mensagens Deletadas) como Stuart, que parece uma versão ainda mais afetada de Evil Ed, de A Hora do Espanto; e Skeet Ulrich (Escape Room) como Billy Loomis, o namorado de Sydney. Todos são suspeitos. Inclusive aquele cara da videolocadora, Randy, interpretado por Jamie Kennedy (Sequestro em Malibu).
Cabe ao público tentar descobrir quem é o assassino. Mas mesmo se você acertar, ainda vai se surpreender com o confronto final divertido, sangrento e imprevisível que fecha com chave de ouro esse clássico do cinema de terror.
Nota: 9/10
Título original: Scream.
Gênero: Terror, mistério.
Produção: 1996.
Lançamento: 1996.
País: Estados Unidos.
Duração: 1h 51min.
Roteiro: Kevin Williamson.
Direção: Wes Craven.
Elenco: Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Drew Barrymore, Rose McGowan, Roger Jackson, Kevin Patrick Walls, David Booth, Carla Hatley, Skeet Ulrich, Lawrence Hecht, W. Earl Brown, Lois Saunders, Joseph Whipp, Matthew Lillard, Jamie Kennedy.