Florence Pugh e Ben Lloyd-Hughes investigam os segredos de mansão assombrada em 'A Maldição dos Esquecidos', do diretor Olaf de Fleur Johannesson
A atriz Florence Pugh como Angela no filme 'A Maldição dos Esquecidos', de Olaf de Fleur Johannesson |
A Maldição dos Esquecidos é um filme de terror sobre dois irmãos que lideram um grupo de investigadores paranormais. Ou melhor, um grupo de golpistas que ganha a vida se aproveitando da fragilidade emocional de famílias que desejam entrar em contato com o espírito de entes queridos, ou acreditam estar sendo atormentadas por fenômenos sobrenaturais.
Ben Lloyd-Hughes (Divergente) e Florence Pugh (Midsommar: O Mal Não Espera a Noite) lideram o elenco do filme, que se passa em uma mansão supostamente assombrada, no ano de 1986. O longa é baseado no romance Hush, da autora Eva Konstantopoulos. Ela também é co-autora do roteiro ao lado de Ben Katai, roteirista de Floresta Maldita e Os Estranhos: Caçada Noturna.
PUBLICIDADE
Jackson (Lloyd-Hughes) é a mente por trás do grupo de vigaristas. Sua irmã Angela (Pugh) não concorda muito com a picaretagem, mas acaba indo no embalo, e inclusive usa a reputação da falecida mãe para se promover como médium. Enquanto isso, o amigo Elliot (Scott Chambers, de Blood Money) e a namorada de Jackson, Beth (Georgina Bevan, de Juliet, Nua e Crua), ajudam a dar credibilidade à farsa.
Imagem do filme 'A Maldição dos Esquecidos', de Olaf de Fleur Johannesson |
O plano dos quatro funciona muito bem, até serem contratados pela preocupada Sra. Green (Celia Imrie, de O Bebê de Bridget Jones) para investigar uma mansão antiga localizada em uma região rural da Escócia. O lugar, que no passado foi um lar adotivo, estaria sendo assombrado. Mas os protagonistas descobrirão que assombrações serão o menor de seus problemas.
PUBLICIDADE
O filme é dirigido pelo islandês Olaf de Fleur Johannesson (Act Normal), que aposta em jump scares, vozes do além e aparições fantasmagóricas para construir suas cenas de terror. Se as aparições não se revelassem inofensivas ou se a trilha e os efeitos sonoros contribuíssem para criar um clima de tensão, provavelmente essas cenas funcionariam. Como não acontece nem uma coisa e nem outra, elas são apenas monótonas.
Georgina Bevan e Ben Lloyd-Hughes no filme 'A Maldição dos Esquecidos', de Olaf de Fleur Johannesson |
O filme tem alguns elementos de slashers, e o diretor é igualmente comportado ao lidar com eles. Quando os vilões atacam, a edição corta rapidamente a cena para que o público não possa ver a violência. Um pouco de sangue falso espalhado aqui e ali até ajuda a criar a ilusão de que os personagens foram atacados. A boa maquiagem cuida do resto serviço. Mas à exceção de uma única cena, as mortes acontecem fora da tela.
No último ato, A Maldição dos Esquecidos muda novamente de tom e flerta com os filmes torture porn, na linha de O Albergue e Jogos Mortais. Como faltou ousadia para lidar com o slasher e com o terror sobrenatural, provavelmente você já deve imaginar que o diretor também não vai muito longe aqui. Mas fica o aviso que se você não estiver familiarizado com filmes de tortura, pode ficar impressionado com algumas cenas.
A atriz Florence Pugh no filme 'A Maldição dos Esquecidos', de Olaf de Fleur Johannesson |
A Maldição dos Esquecidos tem algumas performances sólidas. Gostei especialmente de Imrie como a senhora Green. Pugh também está convincente como a garota que finge que vê fantasmas e descobre que tem mesmo um dom que desconhecia. A história trágica dela e do irmão acaba sendo um ponto positivo para o filme. Pelo menos na primeira hora, pois depois que a ameaça é estabelecida e se revela desinteressante, o drama familiar só piora as coisas.
Nota: 4/10
Título original: Malevolent.
Gênero: Drama, terror.
Produção: 2018.
Lançamento: 2018.
Pais: Reino Unidos.
Duração: 1h 29m.
Roteiro: Ben Ketai, Eva Konstantopoulos.
Direção: Olaf de Fleur Johannesson.
Elenco: Florence Pugh, Ben Lloyd-Hughes, Scott Chambers, Georgina Bevan, Stephen McCole, Daisy Mathewson, Celia Imrie, Shelley Conn, Daniel Campbell, James Cosmo, William Leslie, Ian Lorimer Milne, Charles Barrett.