Terror sobrenatural estrelado por Luna Maya é sequência de 'The Doll' e prequel de 'Boneca Maldita'
Por Ed Walter
Como o próprio título deixa claro, esse filme indonésio é a continuação de The Doll, um divertido terror sobrenatural de 2016 que colocava Shandy Aulia e Denny Sumargo passando apuros para escapar de uma boneca possuída pela alma de uma criança vingativa. Mas o longa também é uma prequel de Boneca Maldita, lançado pela Netflix no ano passado. A direção é novamente de Rocky Soraya, responsável por todos os filmes da franquia e ainda por O Terceiro Olho, também disponível na Netflix.
Logo de cara, The Doll 2 amarra algumas pontas soltas do filme anterior, encerra a história da boneca Ghawiah e joga o terror no colo de outro casal: Maira e Aldo, interpretados por Luna Maya e Herjunot Ali. A encrenca começa quando Maira realiza um ritual na tentativa de se comunicar com um ente querido falecido e acaba abrindo as portas para que um espírito tome posse de um objeto presente em sua casa: uma boneca feia chamada Sabrina. Quando a situação sai do controle, Maira recorre à ajuda da médium Laras, novamente interpretada por Sara Wijayanto. Só que dessa vez Laras tem motivos para não se envolver na história.
Se em The Doll o diretor se inspira demais no universo de Invocação do Mal, na continuação ele busca um estilo próprio. Isso pode ser notado logo na sequência de abertura, brutal, corajosa e inesperada. Nos aspectos técnicos o filme apresenta melhorias com relação ao anterior. A trilha sonora é mais pesada e assustadora. Os efeitos digitais são mais discretos. E a maquiagem é bem mais realista. O elenco entrega momentos dramáticos razoáveis, embora o roteiro não ajude muito nesse ponto. A história é bem simples. E às vezes chega a ser ingênua.
Um bom exemplo disso é o fato de que mesmo tendo poderes sobrenaturais, Laras não consegue entrar em contato com um ente querido falecido. Mas Maira consegue da maneira mais simples possível: seguindo as instruções de um artigo da internet! Dei um desconto para essa e várias outras conveniências. Mas não consegui lidar com o ritmo arrastado do filme. E depois de passar cerca de 40 minutos vendo a ameaça sobrenatural se manifestar apenas para render jump scares, sem causar dano algum aos personagens, o tédio começou a pesar.
The Doll 2 apresenta uma reviravolta no último ato, mas ela é previsível. Já o que acontece depois disso é tão insano que compensa a paciência que o público teve para chegar até lá. Soraya praticamente abandona os elementos sobrenaturais da história e transforma seu filme em uma espécie de slasher desenfreado. O humor involuntário finalmente dá as caras. E é nesse momento também que o diretor ativa o trash mode, oferecendo ao público mais um de seus divertidos banhos de sangue.
The Doll 2 não é o melhor filme da franquia. Mas seu início chocante e seu final violento fazem o filme valer a pena.
_______________
O melhor: Início chocante, final sangrento.
O pior: O que acontece entre o início e o final não empolga muito.
Título original: The Doll 2.
Gênero: Terror.
Produção: 2017.
Lançamento: 2017.
Pais: Indonésia.
Duração: 117 minutos.
Roteiro: Riheam Junianti e Fajar Umbara.
Direção: Rocky Soraya.
Elenco: Luna Maya, Herjunot Ali, Sara Wijayanto, Maria Sabta, Rydhen Afexi, Ira Ilva Sari, Mega Carefansa, Shofia Shireen, Wati Sudiyono, Princess Martinez.
Tags
Criticas