Aisling Knight passa o final de semana em uma mansão assombrada no terror do diretor e roteirista Simon Richardson
Aisling Knight em imagem do filme 'Darkness Wakes', de Simon Richardson |
Por Ed Walter
Também conhecido como Charlotte Wakes e The Sitter, o terror sobrenatural Darkness Wakes me lembrou bastante de um outro filme de terror britânico que assisti recentemente: Crucible of the Vampire, de Iain Ross-McNamee. Em ambos há uma jovem arrastada para o centro de eventos estranhos. Há uma mansão do tipo que a gente bate o olho e já sabe que é assombrada. Há uma família estranha que pode ou não guardar segredos sombrios. E há um ritmo lento, que acaba comprometendo a diversão.
A mocinha em perigo da vez é a bela Charlotte (Aisling Knight, de Night Call), uma estudante quebrada que aceita o trabalho de cuidar de um gato (!) em uma mansão remota, enquanto os donos da casa se ausentam no final de semana. O casal Farrow tem algumas regras que não admitem que sejam quebradas. Mas como eles pagam £200 por noite e ainda permitem que a garota tenha acesso à adega de vinhos, parece um bom negócio. Na primeira noite, Charlotte percebe que tem algo estranho na casa. E ela nem imagina que sua vida está correndo sério perigo.
Aisling Knight em imagem do filme 'Darkness Wakes', de Simon Richardson |
O filme tem uma fotografia levemente amarelada, que passa uma sensação de produção antiga. O diretor estreante Simon Richardson trabalha bem com elementos de luz e sombra, principalmente nas várias cenas ambientadas na mansão — uma construção real, localizada em Oxfordshire, que tem fama de ser assombrada desde a década de 1920, e onde a equipe e atores passaram duas semanas antes de começar as filmagens, apenas para sentir o "clima" do local.
O nome da protagonista, aliás, teria sido uma homenagem a uma das proprietárias da casa, que viveu nela por cerca de 60 anos. Coincidentemente, Charlotte é o mesmo nome da heroína de A Sedução do Mal, filme com o qual Darkness Wakes também compartilha algumas semelhanças. A mais notável delas são os sonhos recorrentes, onde a protagonista se vê seduzida por uma entidade sombria.
Imagem do filme 'Darkness Wakes', de Simon Richardson |
Gostei da atuação de Aisling Knight, que mesmo tendo poucos diálogos reage bem às situações estranhas à sua volta. Gostei da atuação exagerada de Richard Kilgour, cujo personagem, o excêntrico senhor Farrow, parece ter saído de um filme B da década de 70. Alguns coadjuvantes aparecem de relance de vem em quando, mas só ganham destaque no último ato. Já a amiga de Charlotte, Kate (Samantha Schnitzler) não acrescenta muita coisa para a trama principal, e parece estar ali apenas para garantir que o filme tenha alguns minutos a mais.
É justamente o fato de esticar demais uma história que poderia muito bem ter sido contada em no máximo 40 minutos, que deixa a experiência cansativa. Demorar para estabelecer a ameaça que ronda a casa também não ajuda muito. O diretor tenta quebrar a monotonia recorrendo a jump scares, geralmente ineficientes. E depois de vê-lo dar destaque e criar suspense em cima de uma situação que dura 10 minutos e não acrescenta absolutamente nada para o filme, meu interesse pela história diminuiu consideravelmente.
Aisling Knight em imagem do filme 'Darkness Wakes', de Simon Richardson |
Perto do último ato, Charlotte é tomada por um repentino desejo de ficar nua toda hora. Cheguei a pensar que fosse uma tática do diretor para garantir que pelo menos o público masculino não caísse no sono. Mas a verdade é que essas cenas não são tão gratuítas assim, e acabam fazendo sentido quando relacionadas com a mitologia da entidade sobrenatural que atormenta a heroína. O filme ganha um certo fôlego nos minutos finais. E em reconhecimento pelo esforço da atriz Aisling Knight, admito que consegui assistir tudo sem dormir.
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O melhor: A atmosfera é sombria e a atriz principal é esforçada. E muito bonita também.
O pior: Demora demais para chegar onde precisa.
Título original: Darkness Wakes / Charlotte Wakes / The Sitter.
Gênero: Terror, suspense.
Produção: 2017.
Lançamento: 2017.
Pais: Reino Unidos.
Duração: 97 minutos.
Roteiro: Simon Richardson.
Direção: Simon Richardson.
Elenco: Aisling Knight, Richard Kilgour, Nick Bridge-Butler, Samantha Schnitzler, Jill Buchanan, Bjorn Franklin, Lance Patrick, Jane Paul-Gets, Raph, Caroline Richardson, Philly Rutt, Laura Smith, Lanie Veckman, Matt Veckman.
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