Crítica | Os 3 Infernais (Three from Hell, 2019)

O diretor e roteirista Rob Zombie ressuscita a família Firefly na continuação de 'Rejeitados Pelo Diabo'

Bill Moseley, Sheri Moon Zombie e Richard Brake em imagem do filme 'Os 3 Infernais', de Rob Zombie

Por Ed Walter

A família Firefly foi apresentada ao público em 2003, no gore-fest A Casa dos 1000 Corpos. O filme dividiu opiniões, mas o estilo brutal do então diretor estreante Rob Zombie chamou a atenção de muita gente. Em 2005, surgia uma sequência: Rejeitados Pelo Diabo, obra-prima que transformou os irmãos psicóticos Baby e Otis e o palhaço assassino Capitão Spaulding em ícones do cinema de terror.

Agora os Firefly estão voltando às telas em Os 3 Infernais, sequência ambientada em 1988, 10 anos depois dos eventos narrados em Rejeitados Pelo Diabo. Zombie novamente acumula as funções de roteirista e diretor. E ele trás de volta os atores Bill Moseley, Sheri Moon Zombie e Sid Haig, que interpretaram os vilões nos dois filmes anteriores.

Quem assistiu Rejeitados Pelo Diabo sabe que a sequência final não foi muito gentil com o trio, e uma das dúvidas dos fãs era como o diretor os traria de volta à vida. Zombie faz isso da maneira mais simples: os vilões sobreviveram, foram levados para o hospital e tiveram o que a imprensa sensacionalista chamou de "recuperação satânica". Os três foram então enviados para o presídio, onde passaram a última década. E agora é hora de fugir e espalhar o caos pelo mundo.


Sid Haig em imagem do filme 'Os 3 Infernais', de Rob Zombie

Em sua jornada, os fugitivos ganham o reforço de Winslow Foxworth Coltrane, personagem interpretado pelo ótimo Richard Brake, de 31. Vários atores fazem participações rápidas, como Danny Trejo (Machete), que reprisa seu papel de Rondo; e Dee Wallace (Grito de Horror), que faz a agente prisional Greta, cujo objetivo de vida parece ser tornar a estadia de Baby na cadeia o mais desagradável possível. Dei algumas risadas com a participação de Jeff Daniel Phillips (Satanic Panic), que faz o diretor bigodudo do presídio. E ri mais ainda de Richard Edson (As Loucuras de Charlie), que interpreta o bizarro Carlos Perro, dono da pousada que serve de esconderijo para os vilões na reta final.

O ator Sid Haig, que faleceu recentemente, estava hospitalizado quando o filme foi rodado. Seu personagem, Capitão Spaulding, faz uma participação de poucos minutos, mas é tempo suficiente para que ele entregue um bom monólogo. Otis continua tão psicótico e imprevisível quanto era antes. Mas a temporada na prisão causou algumas mudanças curiosas em Baby. A personagem passa boa parte do filme flertando com a loucura total. Mas em alguns momentos ela demonstra sentimentos que não foram explorados nos filmes anteriores.

Mas não se engane com esses raros momentos de reflexão. Os anos passam, uma onda de filmes de terror fofinhos e politicamente corretos ganha destaque, mas, felizmente, Rob Zombie se recusa a ser domesticado. Os 3 Infernais é um espetáculo insano de violência, com potencial para chocar quem não está acostumado com o estilo do diretor. O sangue jorra com gosto durante quase todo o filme. Mas em um dos ataques do trio, o diretor consegue se superar, tanto pela brutalidade quanto pela maneira bizarra com que a cena é filmada.


Sheri Moon Zombie em imagem do filme 'Os 3 Infernais', de Rob Zombie

Zombie utiliza vários estilos de filmagem para contar sua história caótica. Há transmissões televisivas, imagens no estilo found footage, slow-motion, freeze-frame. Enquanto isso, ele passeia por diversos subgêneros do cinema de terror. Seu filme é um exploitation, um grindhouse, um Women in Prison, um slasher no melhor estilo dos anos 70. O humor-negro tem presença garantida. E sobra até um tempinho para homenagear os westerns, com direito a duelos no meio da rua e algumas flechadas certeiras.

Os 3 Infernais está longe de superar Rejeitados Pelo Diabo, até porque essa seria uma tarefa extremamente difícil. Mas acho que ele está entre os melhores trabalhos de Zombie. Ainda assim, vale lembrar novamente que a maioria dos filmes do diretor costuma dividir radicalmente as opiniões, chegando até aquele extremo do ame ou odeie. E não há motivos para pensar que será diferente desta vez.

_______________

O melhor: Rever a família Firefly.
Melhor ainda: Constatar que Rob Zombie não foi domesticado.
O pior: Como quase todos os filmes de Zombie, é para amar ou odiar.

Título original: Three from Hell.
Gênero: Terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2019.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 111 Minutos.
Roteiro: Rob Zombie.
Direção: Rob Zombie.
Elenco: Sheri Moon Zombie, Bill Moseley, Richard Brake, Sid Haig, Jeff Daniel Phillips, Kevin Jackson, Tracey Leigh, Sylvia Jefferies, Emilio Rivera, Richard Edson, Pancho Moler, Dee Wallace, Stacie Greenwell, Anny Rosario, Matthew Willig, David Ury, Clint Howard, Daniel Roebuck, Wade Williams, Sean Whalen, Steven Michael Quezada, Lucinda Jenney, Bill Oberst Jr., Jan Hoag, Dot-Marie Jones, Nancy Linehan Charles, Austin Stoker, Emiliano Díez, Richard Riehle, Tomas Boykin, Alexandra Ella, Rob Welsh, Jackie S. Garcia, Flor de Maria Chahua, Alicia Adams, Billy Blair, Mariano 'Big Dawg' Mendoza, Greg Serano, Christine Weatherup, Christopher B. Duncan, Tom Papa, Danny Trejo.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

  1. Para quem gosta de dar um beijo na testa do diabo....tá ai uma trilogia bastante interessante! O bacana é ver como os atores se entregam em seus personagens que apesar de tantas bizarrices e violencia chegam a se tornarem apaixonantes. É algo bastante raro de ver em se tratando de direção e roteiro,e o mais legal é ver como os personagens crescem e amadurecem em cada sequencia de filmes. Esta família de desajustados socialmente vai acima de tudo encantar e apaixonar....acreditem voceis ou não...sim ...são também inesquecíveis e prontos para mais uma sequencia que parece que não vai acabar!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem