Crítica | Amityville - A Estrada Assombrada (Amityville: Mt. Misery Rd, 2018)

Casal quer viajar para a estrada mais assombrada da América em 'Amityville - A Estrada Assombrada', de Chuck e Karolina Morrongiello


Karolina Morrongiello como Buzi no filme 'Amityville - A Estrada Assombrada'
Karolina Morrongiello como Buzi no filme 'Amityville - A Estrada Assombrada'


Amityville - A Estrada Assombrada é um filme de terror sobre um casal que vai visitar uma estrada assombrada na esperança de ver alguns fantasmas. A tosqueira é dirigida por Chuck Morrongiello e sua esposa de origem polonesa Karolina, que também são roteiristas, produtores e... bem, eles fazem praticamente tudo no filme. Incluindo interpretar os personagens principais.

A ideia para Amityville - A Estrada Assombrada surgiu em 2015, quando Morrongiello levou Karolina em um passeio turístico por alguns lugares supostamente assombrados nos Estados Unidos. Ao visitarem a Mt. Misery Road, considerada a estrada mais antiga e mais assombrada da América, Chuck teve a ideia de transformar as filmagens que haviam feito em um filme de terror. Um roteiro escrito em um ou dois dias e algumas filmagens extras depois, surgia um found footage que provavelmente não vai assustar ninguém, mas pode provocar alguns risos, mesmo que pelos motivos errados.

PUBLICIDADE

Chuck e Karolina interpretam Charlie e Buzi, um casal de entusiastas de eventos sobrenaturais que decide visitar a Mt. Misery Road após receber de um amigo uma série de fotos que provam que o lugar é assombrado. Ok, na verdade, não provam nada. São apenas fotos da neve caindo. Mas o casal acha que são entidades sobrenaturais, e nós fingimos que acreditamos. Os avisos de que a Mt. Misery Road é um lugar perigoso não são suficientes para fazer Charlie e Buzi desistirem de seu plano de tomar uns sustos e se divertir. Até que o casal percebe que entrou em uma tormenta de fenômenos paranormais e agora são prisioneiros das forças do mal.

Karolina Morrongiello e Chuck Morrongiello como Buzi e Charlie no filme 'Amityville - A Estrada Assombrada'
Karolina Morrongiello e Chuck Morrongiello como Buzi e Charlie no filme 'Amityville - A Estrada Assombrada'


Antes de mais nada, é preciso dizer que embora o nome Amityville esteja em destaque tanto no título original quanto na versão em português, o filme não tem ligação com a casa assombrada mais famosa do mundo. O único ponto em comum é que tanto a estrada quanto a casa estão localizadas em Long Island, Nova York. Não que isso faça muita diferença, porque o casal só chega a seu destino no último ato. E os eventos sobrenaturais que presenciam por lá não são exatamente empolgantes.

PUBLICIDADE

A verdade é que o último ato de Amityville - A Estrada Assombrada basicamente se resume a Buzi perdida na floresta à noite, andando de um lado para o outro durante cerca de 20 minutos, fingindo que está sendo atormentada por uma presença sobrenatural que ninguém consegue ver. Pensando melhor, "perdida" não é exatamente a palavra para a situação, pois dá para ver luzes entre as árvores, provavelmente vindas de uma casa ou da cidade mais próxima.

Curtis Wyka como Curt no filme 'Amityville - A Estrada Assombrada'
Curtis Wyka como Curt no filme 'Amityville - A Estrada Assombrada'


Luzes misteriosas à parte, as situações que acontecem nos primeiros 40 minutos também não são muito interessantes. A não ser, é claro, que você considere interessante acompanhar o casal pegando correspondência na caixa de correios, atendendo o telefone, passeando de carro, fazendo buscas no Google, jantando, indo ao banheiro, dormindo e conversando sobre como estão empolgados em visitar a estrada assombrada.

PUBLICIDADE

Charlie e Buzi estão tão animados com a ideia de ver os fantasmas, o monstro de olhos vermelhos brilhantes, o cão infernal e o Homem-Mariposa, que Buzi até sonha com uma criatura sobrenatural. Ok, não é exatamente uma criatura sobrenatural, apenas uma imagem estática que eles devem ter baixado da internet. E não, eu não faço idéia de quem foi o cinegrafista paranormal que colocou uma câmera no sonho, já que o filme se vende como um found footage.

Chuck Morrongiello e Karolina Morrongiello como Charlie e Buzi no filme 'Amityville - A Estrada Assombrada'


Confesso que rolei de rir da atuação de Karolina. Aliás, ela própria está o tempo todo se segurando para não rir. Em algumas cenas, nem segura e vai logo rindo. Também gostei daquela cena da dança, que deveria ser sexy, mas acaba se tornando hilária. E ri mais ainda da atuação tenebrosa daquele senhor do bar, que parece estar lendo um texto retirado da Wikipedia. Se excluirmos os momentos involuntariamente cômicos? Bem, aí fica difícil defender o filme.

Nota: 2.8/10

Título original: Amityville: Mt. Misery Rd.
Gênero: Mistério, suspense, terror.
Produção: 2018.
Lançamento: 2018.
Pais: Estados Unidos.
Duração: 75 minutos.
Roteiro: Chuck Morrongiello, Karolina Morrongiello.
Direção: Chuck Morrongiello, Karolina Morrongiello.
Elenco: Chuck Morrongiello, Karolina Morrongiello, Curtis Wyka, Lloyd Goldstein, Joey Laspina.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

2 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

  1. Comecei a ver e percebi que era muito ruim já de cara. Pra quÊ ficar fazendo várias tomadas diferentes do carro?! Quando a Karolina aparece o cara tem 2 reações: Uau, que gostosa! E depois, mano, que atriz terrível. hahahahha

    ResponderExcluir
  2. Nem o prêmio "Framboesa" merece. Fraco,deplorável. Perda de tempo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem