Crítica | Pesadelo (Rassvet, 2019)

Alexandra Drozdova interpreta jovem atormentada por pesadelos no filme de estreia do diretor Pavel Sidorov

Alexandra Drozdova em imagem do filme de terror 'Pesadelo', de Pavel Sidorov
Alexandra Drozdova em imagem do filme de terror 'Pesadelo', de Pavel Sidorov

O terror sobrenatural Pesadelo é o filme de estreia do diretor russo Pavel Sidorov. O roteiro é assinado por Evgeny Kolyadintsev, que escreveu Vamps: A Morte Não Existe Para o Amor. E a bela Alexandra Drozdova faz seu debut como atriz no papel de Svetlana (Sveta para os íntimos), uma jovem que começa a ser atormentada por pesadelos depois da morte misteriosa do irmão.

A família de Sveta já tem um histórico com eventos esquisitos: a morte de sua mãe também está relacionada com pesadelos, algo que é mostrado na cena de abertura. A busca por respostas leva Sveta até um instituto que está desenvolvendo uma terapia experimental que consiste em "sonhos lúcidos coletivos". E ela nem imagina que está prestes a mergulhar em um mundo mais assustador do que qualquer pesadelo que já teve.

$ads={2}

Embora seja seu primeiro trabalho, Sidorov entrega um filme visualmente fascinante, com claras homenagens ao cinema de terror dos anos 1970. O passeio pelo mundo dos sonhos inclui visitas a asilos abandonados, fábricas, florestas e hospitais. E o próprio apartamento de Sveta se torna cenário para alguns dos melhores sonhos lúcidos do filme. Gostei do jogo de câmera na cena que mostra o acidente envolvendo o irmão da protagonista. E gostei mais ainda da cena onde o apartamento se transforma, acompanhando os sentimentos da protagonista diante da tragédia.

Alexandra Drozdova em imagem do filme de terror 'Pesadelo', de Pavel Sidorov
Alexandra Drozdova em imagem do filme de terror 'Pesadelo', de Pavel Sidorov

O bom trabalho do diretor, sustos, mistérios e as carinhas engraçadas que a protagonista faz quando está com medo garantem um primeiro ato divertido. Mas assim que nossa heroína se junta a outros três personagens para iniciar o tal sonho lúcido coletivo, o filme dá uma esfriada. É como se a trama voltasse à estaca zero, nos obrigando a acompanhar cada um lidando com seus próprios traumas, que não são exatamente interessantes. E a história de Sveta, que é o que realmente importa, é deixada em segundo plano.

Como o roteiro se esquece de estabelecer se os personagens estão ou não correndo perigo real, a jornada não demora para ficar cansativa. Quando a ameaça finalmente se revela, no ato final, ela acaba não sendo tão perigosa assim. E tirando duas cenas de confronto bem filmadas, e mais carinhas engraçadas de Sveta, o que sobra é um filme bem morno.

Alexandra Drozdova em imagem do filme de terror 'Pesadelo', de Pavel Sidorov
Alexandra Drozdova em imagem do filme de terror 'Pesadelo', de Pavel Sidorov

Acho que o resultado seria bem melhor se o roteiro desse mais destaque para o vilão que, no fim das contas, serve apenas para engatilhar um plot twist confuso. Ou se focasse mais nas investigações da protagonista, ao invés de apresentar novos personagens que não têm tempo para serem desenvolvidos, e com os quais o espectador dificilmente vai se importar.

Com um roteiro mais focado, é provável que o diretor nos surpreenda no futuro. Mas não foi desta vez.

_______________

O melhor: Visual fascinante, cenários variados e as carinhas de medinho de Sveta.
O pior: Fica arrastado com a chegada dos novos personagem. E o vilão é bem chinfrim.

Título original: Rassvet / Quiet Comes the Dawn.
Gênero: Terror.
Produção: 2019.
Lançamento: 2019.
País: Rússia.
Duração: 98 minutos.
Roteiro: Evgeny Kolyadintsev.
Diretor: Pavel Sidorov.
Elenco: Alexandra Drozdova, Aleksandr Molochnikov, Anna Slyu, Oksana Akinshina, Kuzma Kotrelev, Miroslav Pentsov, Anastasiya Kuimova, Oleg Vasilkov, Valeriy Kukhareshin, Mariya Unzhakova.
 

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem