Crítica | Não Olhe (Look Away, 2018)

India Eisley interpreta jovem que liberta reflexo maligno no drama de terror 'Não Olhe', do diretor e roteirista Assaf Bernstein


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India Eisley em imagem do filme 'Não Olhe', de Assaf Bernstein | ©Splendid Film


Não Olhe é o novo trabalho do diretor israelense Assaf Bernstein, mesmo realizador de Ani Purim (2001) e The Debt (2007). Trata-se de um drama de terror que mistura elementos que vão do clássico Carrie, a Estranha (1978) até o recente body horror Deixe Ela Sair (2016), temperados com pitadas de teorias freudianas para passar a sensação de filme-cabeça.

Maria (a bela India Eisley, filha de Olivia Hussey e estrela de A Maldição Da Bela Adormecida) é uma adolescente de classe média alta prestes a completar 18 anos. Ela sofre bullying na escola. Em casa também. À beira da depressão, Maria passa muito tempo conversando com o espelho. Um dia o reflexo responde, dizendo todas as coisas legais que ela gostaria de ouvir.




É só questão de tempo até que a menina tímida aceite trocar de lugar com seu reflexo afrontoso, que se identifica como Airam e promete resolver todos os problemas de sua vida. Se a troca de personalidades tem origem psicológica ou nossa protagonista está sendo influenciada por uma entidade sobrenatural, cabe ao público decidir. Mas uma coisa é certa: quem maltratou Maria corre perigo.

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Imagem do filme 'Não Olhe', de Assaf Bernstein | ©Splendid Film


Boa parte de Não Olhe se concentra no relacionamento entre a protagonista e seus colegas de escola. Só que os diálogos e as situações deixam as coisas meio artificiais. A relação de amor e ódio entre Maria e sua melhor amiga Lily (Penelope Mitchell, de Apartamento 212 - A Infestação) é forçada. E o mesmo pode ser dito sobre a tentativa de explicar as motivações por trás das constantes sessões de bullying às quais nossa heroína é submetida.




O núcleo familiar gera mais interesse. Eu realmente gostei dos conflitos constantes entre a protagonista e seu pai (o talentoso Jason Isaacs, de A Cura), um cirurgião plástico que exige da filha um padrão de beleza inalcançável. A cena do "presente de aniversário" é extremamente desconfortável. O último confronto entre pai e filha ultrapassa a linha do desconforto para se situar em um terreno bem próximo do perturbador.

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India Eisley em imagem do filme 'Não Olhe', de Assaf Bernstein | ©Splendid Film


India Eisley manda bem como menina tímida que não consegue olhar nos olhos de ninguém, e melhor ainda como femme fatale que faz caras e bocas novelescas enquanto seduz quem encontra pela frente. Eisley só não se sai tão bem quando precisa espalhar corpos pelo chão. A culpa é menos da atriz e mais do diretor, que prioriza o drama e entrega mortes genéricas e sem consequências para o filme. Há inclusive um personagem que desaparece e ninguém sente falta dele.

O suspense também não é dos melhores. Mas eu confesso que gostei da cena em que Maria persegue uma vítima em um cenário congelado, e o que parecia ser um ballet no gelo se transforma em algo mais sombrio. Também amei a cena final, onde a belíssima fotografia atinge seu ponto alto. E acredito que teria gostado da participação de Mira Sorvino, se ela tivesse um pouquinho mais de destaque ao invés de passar metade do filme dormindo.

Nota: 5/10

Título original: Look Away.
Gênero: Drama, suspense, terror.
Produção: 2018.
Lançamento: 2019.
País: Canadá.
Duração: 103 minutos.
Roteiro: Assaf Bernstein
Direção: Assaf Bernstein.
Elenco: India Eisley, Jason Isaacs, Mira Sorvino, Penelope Mitchell, John C. MacDonald, Harrison Gilbertson, Kristen Harris, Kiera Johnson, Michal Bernstein, Glenn Odero, Burt Lancon, Ernie Pitts, Adam Hurtig.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

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