Mackenzie Davis interpreta governanta que cuida de crianças estranhas em uma mansão mais estranha ainda em 'Os Órfãos', de Floria Sigismondi
![]() |
Mackenzie Davis e Brooklyn Prince como Kate e Flora no filme 'Os Órfãos', de Floria Sigismondi | ©Universal Pictures |
Floria Sigismondi já trabalhou como fotógrafa de editoriais de moda, comandou videoclips para Marilyn Manson e David Bowie e dirigiu episódios de séries como The Handmaid's Tale e American Gods. Ela estreou na direção de longas-metragens em 2010 com The Runaways: Garotas do Rock, e agora retorna com os Órfãos, terror psicológico baseado no conto clássico A Volta do Parafuso (1898), de Henry James.
Originalmente publicado de forma serial na revista Collier's Weekly, o conto já foi adaptado em filmes que vão do cultuado Os Inocentes (1961) de Jack Clayton, ao sexy Lugares Escuros (2006), de Donato Rotunno. Ele também serviu de inspiração para o elogiado drama de terror Os Outros (2001), de Alejandro Amenábar. E, é claro, para a série A Maldição da Mansão Bly, da Netflix.
PUBLICIDADE
A versão atualizada de Sigismondi passa longe de ser sexy. Dificilmente atingirá o status de cult. Também duvido que será tão elogiado quanto o filme de Amenábar. Mas confesso que minha primeira impressão foi bastante positiva, provavelmente porque o visual da atriz Mackenzie Davis (Paixão Inocente) me lembrou de Barbara Crampton no delicioso Re-Animator.
![]() |
Finn Wolfhard e Brooklyn Prince como Miles e Flora no filme 'Os Órfãos', de Floria Sigismondi | ©Universal Pictures |
Semelhanças à parte, Davis manda bem como Kate Mandell, uma jovem professora recém-contratada como governanta na imponente mansão Bly, onde cuidará de Flora Fairchild (Brooklyn Prince, de Projeto Flórida), uma menina tagarela que sofre de trauma associado à morte de seus pais. A chegada do irmão teimoso e um pouco assustador de Flora, Miles (Finn Wolfhard, de It: A Coisa) esquenta os ânimos na mansão. Ah, e parece que o lugar é assombrado.
PUBLICIDADE
A pálida e enigmática sra. Grose, interpretada pela ótima Barbara Marten (Hamlet), faz a ligação entre os personagens. Conhecer os cenários grandiosos da mansão, ter o primeiro contato com o mistério que cerca o lugar e acompanhar as interações do quarteto garante que a primeira metade de Os Órfãos seja uma experiência agradável. A ótima fotografia de David Ungaro ajuda ainda mais na imersão.
![]() |
A atriz Mackenzie Davis como Kate no filme 'Os Órfãos', de Floria Sigismondi | ©Universal Pictures |
Quanto mais tempo Kate passa na casa, mais coisas estranhas acontecem. Contudo, depois que as apresentações terminam e (quase) todos os mistérios são colocados na mesa, o filme perde bastante sua força. Aparições sobrenaturais surgem aqui e ali, mas a maioria delas se manifesta por sonhos, o que não é muito empolgante. Restam situações repetitivas, a maioria delas relacionadas ao dilema de Kate entre abandonar a casa ou ceder à sua afeição por Flora.
Dei algumas risadas daquela cena bizarra que mostra Kate sendo aterrorizada por mãos fantasmagóricas. Até torci para que a diretora abraçasse de vez a tosqueira ao invés de ficar enchendo linguiça com fantasmas inofensivos. Infelizmente isso não acontece, e Os Órfãos caminha lentamente para um final confuso e frustrante que mina a jornada.
![]() |
Barbara Marten e Mackenzie Davis como Mrs. Grose e Kate no filme 'Os Órfãos', de Floria Sigismondi | ©Universal Pictures |
Dependendo de seu nível de paciência, dá para (tentar) formular algumas teorias sobre o que realmente aconteceu (ou não) na mansão Bly. Mas da mesma forma que o fato do filme ser ambientado na década de 1990 não faz a menor diferença para a trama, acredito que a tentativa apressada de flertar com o cinema de arte dificilmente vai contar pontos em favor de Os Órfãos.
Nota: 4/10
Título original: The Turning.
Gênero: Drama, terror, mistério.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Reino Unido, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, Índia.
Duração: 94 minutos.
Roteiro: Carey W. Hayes, Chad Hayes.
Direção: Floria Sigismondi.
Elenco: Mackenzie Davis, Finn Wolfhard, Brooklynn Prince, Barbara Marten, Joely Richardson, Niall Greig Fulton, Denna Thomsen, Kim Adis, Darlene Garr, Karen Egan, Mark Huberman.