Crítica | Cuidado Com Quem Chama (Host, 2020)

Amigos tentam realizar sessão espírita online durante a quarentena no arrepiante terror do diretor e co-roteirista Rob Savage


Imagem do filme 'Cuidado Com Quem Chama'
Imagem do filme 'Cuidado Com Quem Chama', de Rob Savage


No início do ano, o diretor britânico Rob Savage fez uma brincadeira com seus amigos durante um chat de Zoom. Ele fingiu ser atacado por algo no sótão, não informou a galera sobre a armação, e conseguiu captar reações genuínas de medo. O vídeo foi lançado online e se tornou viral. E Rob entrou em contato com o Shudder, serviço de streaming especializado em filmes de terror, para estudar a possibilidade de transformar a ideia em um longa-metragem.

O resultado da brincadeira é Host, terror sobrenatural escrito, rodado, editado e lançado durante a quarentena de Covid-19. Ele não é o primeiro. Corona Zombies e Antologia da Pandemia saíram na frente. Mas Cuidado Com Quem Chama é, disparado, o melhor de todos. E, muito provavelmente, também é um dos filmes mais divertidos e arrepiantes que você verá em 2020.

$ads={1}

Presas em casa durante o lockdown, as amigas Haley, Jemma, Emma, Radina e Caroline convidam o amigo Alan para participar de uma videoconferência no Zoom, aplicativo cuja popularidade aumentou durante a pandemia. Elas querem fazer uma sessão espírita online. E até contrataram uma médium para conduzir a sessão. Como esse é um filme de terror, as coisas não demoram para fugir do controle. E o que vem a seguir é assustador.

Imagem do filme 'Cuidado Com Quem Chama'
Imagem do filme 'Cuidado Com Quem Chama', de Rob Savage


O diretor reaproveita ideias de uma enxurrada de filmes, que incluem Amizade Desfeita, Atividade Paranormal e O Homem Invisível. E mesmo trabalhando com elementos tão familiares, ele consegue criar momentos genuinamente medonhos. Costumo torcer o nariz para filmes no estilo screenlife, ramificação do found footage onde a ação se passa inteiramente na tela de um computador ou smartphone. Mas Savage conseguiu provar que, com um pouco de criatividade, esse estilo pode render coisa boa.

$ads={2}

O roteiro que Savage escreveu com Gemma Hurley e Jed Shepherd não perde tempo desenvolvendo os personagens. Mas isso não impede que o elenco se destaque. Na verdade, as interações entre os atores são tão naturais que é fácil acreditar que estamos realmente assistindo a um grupo de amigos enfrentando uma ameaça sobrenatural, o que aumenta a tensão. E a galera ainda ganha pontos por atuar como operadores de câmera e como técnicos de efeitos especiais já que o diretor, alegadamente, transmitiu as instruções sem colocar os pés em nenhuma das locações.

Imagem do filme 'Cuidado Com Quem Chama'
Imagem do filme 'Cuidado Com Quem Chama', de Rob Savage


Um momento de "deixe-me investigar aquele barulho" e dois jump scares desnecessários no último ato tiram um pouco do brilho de Cuidado Com Quem Chama. Mas o diretor sabiamente encerra seu filme com cerca de uma hora, fazendo com que os pequenos problemas desapareçam rapidamente e sejam substituídos por um delicioso gostinho de quero mais. Se em um período tão difícil, Savage conseguiu entregar um filme acima da média, mal posso esperar para ver o que ele fará quando a pandemia passar e as filmagens normais forem retomadas.

Nota: 9

Título original: Host.
Gênero: Terror.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Reino Unido.
Duração: 57 minutos.
Roteiro: Gemma Hurley, Rob Savage, Jed Shepherd.
Direção: Rob Savage.
Elenco: Haley Bishop, Jemma Moore, Emma Louise Webb, Radina Drandova, Caroline Ward, Alan Emrys, Patrick Ward, Edward Linard, Jinny Lofthouse, Seylan Baxter, Jack Brydon, James Swanton.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem