Crítica | Rastros do Além (I Still See You, 2018)

Bella Thorne interpreta adolescente que vê gente morta no novo filme do diretor Scott Speer


Arte do filme 'Rastros do Além', de Scott Speer

O novo filme do diretor Scott Speer (Ela Dança, Eu Danço 4), é ambientado em um mundo onde fantasmas passeiam tranquilamente entre os vivos. Na verdade, esse é o nosso mundo. Só que 10 anos depois que um acidente envolvendo um projeto obscuro do governo matou milhares de pessoas e gerou energia suficiente para garantir que seus vestígios espectrais ficassem para trás, transformando o planeta em uma gigantesca casa assombrada.

Os remanescentes, como são chamados, estão presos em uma espécie de loop temporal, fazendo as mesmas coisas repetidamente, e sempre no mesmo lugar. Essas projeções do passado não são seres sencientes, não têm substância física e, teoricamente, não podem interagir com os vivos. E provavelmente é por isso que a adolescente Veronica (Bella Thorne, de Desvio de Rota) se desespera quando um remanescente aparece de cueca em seu banheiro e deixa uma mensagem no espelho. Será que Veronica imaginou tudo? Ou há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a sua vã filosofia?

$ads={2}

Visualmente, Rastros do Além é um filme atraente. O diretor captura bem a beleza do cenário de inverno para conferir à obra uma aura de conto de fadas sombrio. Algumas sequências se destacam, como aquela ambientada no fundo do lago congelado. Os efeitos especiais não são complexos, mas são eficientes. E a trilha sonora, embora não seja memorável, é agradável o suficiente para ajudar na imersão.

Bella Thorne e Richard Harmon em imagem do filme 'Rastros do Além', de Scott Speer

Rastros do Além também é marcado por um clima de melancolia. Assim como os mortos estão condenados a repetir as mesmas ações eternamente, os vivos estão condenados a rever seus entes queridos, sem poder se comunicar com eles. O roteiro de Jason Fuchs reserva um tempinho para mostrar como cada personagem reage a essa nova realidade. E também entrega uma boa quantidade de mistérios, o que garante uma metade inicial divertida.

Thorne está bem como a heroína de visual gótico e peruca preta no estilo Bettie Page. Alguns mistérios, ela resolve sozinha. Quando não encontra respostas, recorre à ajuda de Kirk (Richard Harmon, da série Os 100), um garoto desajustado, obcecado pelas aparições fantasmagóricas. O professor bonzinho sr. Bittner (Dermot Mulroney, da série Shameless) aparece de vez em quando para dar uma forcinha e engatilhar algumas piadas no processo.

Richard Harmon e Bella Thorne em imagem do filme 'Rastros do Além', de Scott Speer

Não é segredo que passar algum tempo assistindo Bella Thorne fazendo o que quer que seja é um de meus passatempos favoritos. Só que a jornada da heroína fica desinteressante na metade final. O roteiro tenta entregar demais (até conspirações governamentais começam a ganhar espaço), e acaba criando uma confusão de tons que prejudica o filme. Ao invés de ganhar ritmo, Rastros do Além desacelera. E a diversão acaba se perdendo no meio da ambição excessiva.

Rastros do Além adapta o livro Cidade dos Fantasmas (2016) de Daniel Waters. Como não li, não sei se esses elementos funcionaram bem no material original. Mas não funcionam no filme. E o final morno não ajuda a afastar a sensação de que ele poderia ter sido muito melhor.

Nota: 5

Título original: I Still See You.
Gênero: Fantasia, terror, ficção científica.
Produção: 2018.
Lançamento: 2018.
País: Estados Unidos.
Duração: 98 minutos.
Roteiro: Jason Fuchs.
Direção: Scott Speer.
Elenco: Bella Thorne, Richard Harmon, Dermot Mulroney, Amy Price-Francis, Shaun Benson, Louis Herthum, Thomas Elms, Sara Thompson, David Lawrence Brown, Hugh Dillon, Stephanie Moroz, Micah Kennedy, Marina Stephenson Kerr, Cassandra Potenza, Danika Frederick.


Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem