Calca jeans assassina aterroriza funcionários de loja de roupas na comédia de terror 'Slaxx', da diretora Elza Kephart
A atriz Erica Anderson em imagem do filme 'Slaxx', de Elza Kephart | Reprodução |
A canadense Elza Kephart estreou na direção de longas-metragens em 2003 com a comédia de terror Graveyard Alive, sobre uma enfermeira tímida que se transforma em devoradora de homens após ser mordida por um zumbi. Em 2013 ela entregou o drama fantástico Go in the Wilderness, que mostra a jornada de Lilith, a primeira companheira de Adão, depois que ela deixa o Jardim do Éden. Agora Kephart está de volta com Slaxx, comédia de terror com pitadas de críticas sociais sobre funcionários de uma loja de roupa que são aterrorizados por uma calça jeans assassina.
Romane Denis (Charlotte Quer se Divertir) lidera o elenco do longa que, assim Vestido Maldito (2018), Sofá Assassino (2019) e Bad Hair (2020), se encaixa em uma longa tradição de filmes de terror sobre objetos inanimados que adquirem vontade própria e se tornam uma ameaça para seus usuários. A própria Kephart escreveu o roteiro em parceria com Patricia Gomez, que também foi sua colaboradora em Graveyard Alive.
$ads={1}
Denis interpreta Libby McClean, uma jovem doce e idealista que realiza seu sonho de trabalhar na Canadian Cotton Clothiers, uma empresa conhecida por seu compromisso com a ética, a diversidade cultural e a proteção do meio ambiente. Seu primeiro dia de trabalho coincide com o lançamento de um novo produto: a Super Shaper, calças jeans revolucionária que inclui o gênero e se ajusta a qualquer formato ou tamanho de corpo. O que ninguém sabe é que a calça está viva. E ela quer matar todo mundo.
A atriz Sehar Bhojani em imagem do filme 'Slaxx', de Elza Kephart | Reprodução |
O filme tem alguns momentos memoráveis, como a cena em que Hanneke Talbot (Rabid) é atacada no banheiro. Outros se destacam pela bizarrice, como quando o jeans se arrasta pelo chão para limpar o cenário de seus crimes. A calça também gosta de dançar música indiana. E ela segue as regras de filmes slashers para eliminar quem encontra pela frente de maneiras criativas, cruéis e sangrentas. O roteiro é consciente de sua tolice e incentiva o espectador a abraçar a extravagância.
$ads={2}
O elenco entrega performances caricatas que combinam perfeitamente com a proposta. Além da protagonista de olhos arregalados, merecem destaque o ambicioso gerente Craig (Brett Donahue, de A Arma de Lizzie Borden), que sonha em se tornar um gerente regional; a indiana estressada Shruti (Sehar Bhojani, da série The Handmaid's Tale), que se une à heroína para tentar colocar um fim nas malvadezas do jeans assassino; e a celebridade da internet, Peyton Jules (Erica Anderson, da série Clarice), que faz uma live simplesmente matadora.
A atriz Romane Denis em imagem do filme 'Slaxx', de Elza Kephart | Reprodução |
Na metade final a diretora revela a origem e as motivações da calça enquanto engatilha críticas a empresas que usam o ativismo como ferramenta de marketing. Ela joga suas lentes sobre um terror muito real, o que dá um certo peso a Slaxx. Infelizmente a mudança também faz com que o filme fique sisudo e arrastado. Isso sem contar que ele perde seu ingrediente mais saboroso: as mortes ridículas e sangrentas, que passam a acontecer fora da tela. Slaxx começa ferozmente divertido. Mas sua metade final, ainda que bem intencionada, deixa a desejar.
Nota: 4.8/10
Título original: Slaxx.
Gênero: Terror, comédia.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Canadá.
Duração: 77 minutos.
Roteiro: Patricia Gomez, Elza Kephart.
Direção: Elza Kephart.
Elenco: Romane Denis, Brett Donahue, Sehar Bhojani, Kenny Wong, Tianna Nori, Erica Anderson, Stephen Bogaert, Jonathan Emond, Amanda Chiu, Jessica B. Hill, Pritha Mazumdar, Elizabeth Neale, Hanneke Talbot, Aris Tyros.