$type=ticker$count=12$cols=3$cate=0

$type=grid$count=3$meta=0$sn=0$rm=0$show=home$source=random$cat=0

$show=post

Crítica | Gaia (2021)

Monique Rockman interpreta guarda florestal que desvenda os segredos de uma floresta sombria em 'Gaia', o novo filme de Jaco Bouwer.

Monique Rockman interpreta guarda florestal que desvenda os segredos de uma floresta sombria em 'Gaia', o novo filme de Jaco Bouwer


Monique Rockman em imagem do filme 'Gaia', de Jaco Bouwer
Monique Rockman em imagem do filme 'Gaia', de Jaco Bouwer | ©Film Initiative Africa


Gaia é uma produção sul-africana que reúne elementos de terror, drama e fantasia, temperados com doses de filosofia, religião e teorias pós-apocalípticas. É o novo trabalho do diretor Jaco Bouwer, mesmo realizador do telefilme Rage (2020). Tertius Kapp, seu parceiro em Rage, assina o roteiro do longa estrelado por Monique Rockman (Nommer 37).

O filme começa com imagens belíssimas feitas por um drone, que destacam a imensidão verde que servirá de palco para a jornada de terror e descobertas da protagonista, a guarda florestal Gabi. O cenário é uma floresta na África do Sul, e é justamente o desaparecimento do drone que faz com que Gabi deixe a segurança de seu barco para se aventurar através do terreno desconhecido.

PUBLICIDADE

A jornada faz referências a Hart of Darkness, A Costa do Mosquito e ao game The Last of Us. No caminho da heroína corajosa surgem personagens interessantes, rituais estranhos e muita poeira de cogumelo. Gabi inclusive tem alucinações frequentes, o que dá ao diretor a oportunidade de nos brindar com mais imagens deslumbrantes.

Carel Nel em imagem do filme 'Gaia', de Jaco Bouwer
Carel Nel em imagem do filme 'Gaia', de Jaco Bouwer | ©Film Initiative Africa


A floresta, porém, esconde muitos perigos. E eu não me refiro apenas a armadilhas que espetam pés, mas também a figuras misteriosas que me movem no meio das árvores enquanto emitem sons de gelar a espinha. A boa notícia é que Bouwer não tem vergonha de mostrar a ameaça, o que faz com que se destaque da maioria dos diretores da atualidade, menos interessados em monstros e mais em metáforas e mensagens profundas.

PUBLICIDADE

Não que Gaia não tenha sua cota de mensagens. O roteiro de Kapp tem muito a dizer sobre a relação do ser humano com seus semelhantes, com o divino e com o meio-ambiente. Às vezes até exagera um pouco no discurso. Mas a boa quantidade de mistérios, o elenco competente, o visual fascinante, as cenas de body horror e os efeitos práticos insanos foram mais que suficientes para me manter interessado na jornada.

A atriz Monique Rockman em imagem do filme 'Gaia', de Jaco Bouwer
A atriz Monique Rockman em imagem do filme 'Gaia', de Jaco Bouwer | ©Film Initiative Africa


Algo que não gostei em Gaia foram as frequentes mudanças no formato de tela. Esse recurso pode até servir para capturar a magnitude das árvores, criar uma sensação de claustrofobia e guiar subliminarmente o espectador pelo arco do filme. Mas assim como acontece em Os Intrusos, ver a tela ficar minúscula justamente no meio da batalha final passa longe de ser divertido.

Nota: 6/10

Título original: Gaia.
Gênero: Terror, fantasia, drama.
Produção: 2021.
Lançamento: 2021.
País: África do Sul.
Duração: 96 minutos.
Roteiro: Tertius Kapp.
Direção: Jaco Bouwer.
Elenco: Monique Rockman, Carel Nel, Alex van Dyk, Anthony Oseyemi.

COMENTÁRIOS

BLOGGER
Carregar Todos Nenhum post encontrado VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADOS LABEL ARQUIVO BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content