Timothy Olyphant e Radha Mitchell interpretam casal tentando sobreviver a um vírus mortal em 'A Epidemia', remake de 'O Exército do Extermínio' dirigido por Breck Eisner
Timothy Olyphant e Radha Mitchell como David e Judy no filme 'A Epidemia', de Breck Eisner | Foto: Saeed Adyani - © 2010 Overture Films, LLC and Participant Media, LLC. All Rights Reserved |
Quando o xerife David Dutton (Timothy Olyphant, de Era Uma Vez Em... Hollywood) e seu assistente, Russell Clank (Joe Anderson, de The Reckoning) foram assistir a um jogo de beisebol da escola, a última coisa que esperavam é que um homem invadisse o campo segundo uma espingarda. Isso acontece, e é o primeiro sinal de que algo está muito errado em Ogden Marsh, a pequena e até então tranquila cidade que serve como cenário para o filme A Epidemia.
O competente filme de gênero do diretor de O Último Caçador de Bruxas, Breck Eisner, é um remake de O Exército do Extermínio, que o mestre George A. Romero dirigiu em 1973. Lynn Lowry, co-estrela de O Exército do Extermínio, inclusive faz uma ponta no remake, como uma moradora que anda de bicicleta pelo centro deserto da cidade. Scott Kosar (Horror em Amityville) e Ray Wright (Obsessão) escreveram o roteiro de A Epidemia.
PUBLICIDADE
O filme original focava nas ações das forças armadas para tentar conter a onda de loucura que começa a tomar conta dos moradores de uma cidade. O estudo sobre como uma operação militar se transforma em caos e sobre como a cura pode parecer pior que a doença, continua presente no remake. Mas o foco agora são as pessoas saudáveis, que precisam lidar com as soluções letais dos militares e com uma multidão de moradores enfurecidos.
Radha Mitchell como Judy no filme 'A Epidemia', de Breck Eisner | Foto: Saeed Adyani - © 2010 Overture Films, LLC and Participant Media, LLC. All Rights Reserved |
Não escrevi "pessoas saudáveis" e "infectados" à toa. Como você notará conforme assiste ao filme, os problemas em Ogden Marsh são causados por uma espécie de doença indutora de paranoia. O filme salta do mistério sobre a origem do vírus para as tentativas do xerife e seu assistente de tentar convencer o prefeito a decretar estado de emergência na cidade. Como estamos falando de um prefeito de filmes de terror da era pós-Tubarão, nem é preciso dizer que os apelos serão em vão.
PUBLICIDADE
A Epidemia, então, assume um ritmo frenético, com ênfase na luta dos protagonistas pela sobrevivência. Mal entramos no segundo ato, e já temos um filme de terror sólido, com altos níveis de tensão, confrontos que levam a recompensas sangrentas e uma dose discreta de humor-negro. A cena em que David enfrenta um infectado no necrotério, por exemplo, tem uma vibe de Uma Noite Alucinante e pode até render algumas risadas nervosas.
Imagem do filme 'A Epidemia', de Breck Eisner | Foto: Saeed Adyani - © 2010 Overture Films, LLC and Participant Media, LLC. All Rights Reserved |
Você deve estar imaginando que A Epidemia é um filme de zumbis. De certa forma, é mesmo, e a maquiagem das criaturas reforça esse laço. Mas há alguns detalhes que diferenciam o terror de Breck Eisner de outros filmes desse subgênero, sendo o principal deles o fato dos infectados manterem parte de seu intelecto. Basicamente, temos monstros violentos e imprevisíveis, mas capazes de elaborar seus ataques, o que aumenta bastante o grau de ameaça.
Radha Mitchell, conhecida por filmes como Morte Súbita e Terror em Silent Hill, surge como Judy, a esposa médica do xerife, que trata alguns casos estranhos na cidade. Danielle Panabaker (Piranha 2) interpreta a doce enfermeira Becca, que se une aos sobreviventes para tentar escapar. Judy e Becca estão presentes em alguns dos momentos mais tensos de A Epidemia, com destaque especial para a cena em que precisam lidar com um infectado carregando um forcado. Não por coincidência, é justamente esse infectado que serve como modelo para alguns cartazes do filme.
Radha Mitchell e Danielle Panabaker como Judy e Becca no filme 'A Epidemia', de Breck Eisner | Foto: Saeed Adyani - © 2010 Overture Films, LLC and Participant Media, LLC. All Rights Reserved |
A Epidemia tem algumas facilitações narrativas, a maioria delas envolvendo personagens que surgem do nada para salvar seus companheiros da morte certa. Mas, no geral, este é um filme de terror eficaz, que merece muito uma espiada. A origem da doença e a maneira como se propaga é eventualmente explicada. Curiosamente, no último ato, quando os protagonistas começam a navegar por áreas morais cinzentas, fica difícil dizer se estão sendo afetados pelo vírus ou pelo estresse com a situação horrível.
Nota: 6.8/10
Título original: The Crazies.
Gênero: Terror.
Produção: 2010.
Lançamento: 2010.
País: Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos.
Duração: 1h 41m.
Roteiro: Scott Kosar, Ray Wright.
Direção: Breck Eisner.
Elenco: Timothy Olyphant, Radha Mitchell, Joe Anderson, Danielle Panabaker, Christie Lynn Smith, Brett Rickaby, Preston Bailey, John Aylward, Joe Reegan, Glenn Morshower, Larry Cedar, Gregory Sporleder, Mike Hickman, Lisa K. Wyatt, Justin Welborn, Chet Grissom, Tahmus Rounds, Brett Wagner, Alex Van, Tony Winters, Frank Hoyt Taylor, Justin Miles, Marian Green, E. Roger Mitchell, Michael H. Cole, Lynn Lowry.