Annie Hardy transmite ao vivo a pior noite de sua vida em 'Dashcam', o novo filme do diretor de 'Cuidado Com Quem Chama', Rob Savage
Annie Hardy como Annie no filme 'Dashcam', de Rob Savage | © Blumhouse Productions |
Em 2020, o diretor Rob Savage nos presentou com Cuidado Com Quem Chama, sobre uma sessão espírita realizada por uma chamada de Zoom que se transforma em um pesadelo. Concebido, produzido e lançado durante o lockdown, o terror sobrenatural se revelou uma das surpresas mais arrepiantes dos últimos anos, e foi escolhido pela Sangue Tipo B como o melhor filme de terror lançado em 2020.
Agora Savage retorna com Dashcam, sobre uma moça insuportável da internet (e fora da internet também) que transmite ao vivo os eventos da pior noite de sua vida. Dashcam vem acompanhado do carimbo da Blumhouse, a produtora por trás de Corra!, O Mistério da Ilha e o reboot de Halloween. O próprio Savage assina o roteiro, em parceria com Gemma Hurley e Jed Shepherd.
PUBLICIDADE
Pode-se dizer que a estrutura de Dashcam é semelhante à de Cuidado Com Quem Chama. Só que ao invés de uma videoconferência no Zoom, acompanhamos uma live do BandCar, programa real transmitido através do aplicativo Periscope onde a compositora, vocalista, guitarrista e vlogger Annie Hardy improvisa raps enquanto dirige pela cidade.
Annie Hardy como Annie no filme 'Dashcam', de Rob Savage | © Blumhouse Productions |
Crítica ferrenha do lockdown, a própria Annie é a estrela do filme, interpretando ela mesma. Ou melhor, uma caricatura desagradável dela, como o próprio diretor e a atriz disseram. Como nunca vi suas transmissões, não posso dizer o quanto a personagem real e a fictícia são diferentes. Mas posso dizer que os roteiristas parecem se esforçar para que o espectador não goste dela. Apresentar sua protagonista como o pior ser humano da internet é uma escolha ousada. Mas, definitivamente, não é uma boa escolha.
PUBLICIDADE
Entediada com o estilo de vida durante a pandemia de Covid-19, Annie decide quebrar o lockdown e viajar de Los Angeles para o Reino Unido para encontrar um amigo e, se possível, irritar algumas pessoas desconhecidas no processo. Após concordar em transportar uma idosa chamada Angela (a estreante Angela Enahoro), a viagem transforma-se literalmente em uma live de terror.
Amar Chadha-Patel como Stretch no filme 'Dashcam', de Rob Savage | © Blumhouse Productions |
A metade inicial de Dashcam acompanha a protagonista desbocada sendo desagradável com todo mundo que encontra pela frente. Incluindo o amigo Stretch (Amar Chadha-Patel, de Doom: Aniquilação) e sua companheira compreensivelmente irritada, Gemma (Jemma Moore, de O Reino do Dragão). A segunda metade acompanha Annie sendo desagradável apenas com Stretch, enquanto é perseguida por uma entidade sobrenatural que gosta de jogar coisas para o alto e não consegue controlar o intestino.
Sobreviva à chatice da protagonista e você terá que lidar com novos desafios, sendo o principal deles a câmera que começa a tremer sem parar durante as cenas de terror. Mesmo quem está acostumado com os clichês ruins do subgênero found footage vai perceber que as imagens de Dashcam, filmadas inteiramente no iPhone, são mais caóticas que de costume. E isso é uma pena, pois nos raros momentos em que a câmera se estabiliza, os efeitos especiais pegajosos são divertidos.
Annie Hardy e Angela Enahoro como Annie e Angela no filme 'Dashcam', de Rob Savage | © Blumhouse Productions |
A boa notícia é que sempre que a câmera se torna sua inimiga, você pode desviar o olhar e ler os comentários do bate-papo que o diretor espertamente insere no canto inferior esquerdo da tela, enquanto emojis flutuam no canto inferior direito, para reforçar a ideia de uma live real. Essa dica também serve para quando Annie exagera na chatice. Como ela faz isso com frequência, não se surpreenda se você passar boa parte do filme apenas lendo comentários.
O melhor de Dashcam acaba sendo seu final, quando Annie tem oportunidade de se dedicar a uma arte que domina muito bem: fazer rimas sobre uma série de situações e personalidades, sem poupar sequer o chefão da Blumhouse, Jason Blum.
Nota: 3/10
Título Original: Dashcam.
Gênero: Terror.
Produção: 2021.
Lançamento: 2022.
País: Reino Unido, Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 17 min.
Roteiro: Gemma Hurley, Rob Savage, Jed Shepherd.
Direção: Rob Savage.
Elenco: Annie Hardy, Amar Chadha-Patel, Angela Enahoro, Seylan Baxter, James Swanton, Caroline Ward, Jemma Moore, Mogali Masuku, Edward Linard, Joshua Higgott, George Keeler, Faith Kiggundu, Emma Louise Webb.