Com os lançamentos no cinema sendo adiados devido à pandemia de Covid-19, muitos filmes de terror encontraram seu lar em serviços de streaming e de Video on Demand. A qualidade dos lançamentos variou bastante, mas é seguro dizer que não faltaram filmes tensos e assustadores para os fãs do gênero. Como acontece todos os anos, fizemos uma lista com aqueles que consideramos os melhores. Nossa lista cobre os filmes de terror lançados internacionalmente em 2020, mas a maioria deles já está disponível no Brasil. Vale lembrar que os filmes não estão listados por ordem de preferência, mas por ordem alfabética.
A Caçada
Título original: The Hunt.
Direção: Craig Zobel.
Reimaginação do conto The Most Dangerous Game, de Richard Connell, esse thriller de humor-negro acompanha um grupo de desconhecidos que acorda em uma floresta e descobre que foi escolhido para participar de uma caçada humana. E não, eles não são os caçadores. Enquanto o público tenta adivinhar quem vai sobreviver no final e vê seus personagens favoritos sendo eliminados de maneiras que deixariam R.R. Martin morrendo de inveja, o roteiro engatilha críticas sociais e alfineta o cenário político atual de todas as formas possíveis. Um dos filmes mais polêmicos de 2020. E também um dos mais violentos.
A Ligação
Título original: Call.
Direção: Chung-Hyun Lee.
Produção sul-coreana distribuída pela Netflix, A Ligação conta a história de uma jovem que se muda para a casa antiga onde morou na infância e começa a receber chamadas misteriosas. Não dá para revelar mais sobre a trama sem correr o risco de entrar no terreno dos spoilers. Mas posso dizer que essa é uma obra surpreendente, repleta de reviravoltas criativas, que vão agradar os fãs de suspense, de ficção científica e de filmes sobre serial killers.
Becky
Título original: Becky.
Direção: Jonathan Milott e Cary Murnion.
Mistura de O Homem nas Trevas e Esqueceram de Mim com pitadas de Rambo e Sexta-Feira 13, essa delícia estrelada por Lulu Wilson acompanha uma garota revoltada de 13 anos, Becky Hooper, que vai passar o final de semana em uma casa remota na companhia do pai e da candidata a madrasta. Criminosos que acabaram de fugir da prisão invadem a casa e começam a tocar o terror na família, mas logo descobrem que mexeram com a garota revoltada errada. Becky é tenso e divertido. E um dos filmes mais sangrentos de 2020.
Cuidado Com Quem Chama
Título original: Host.
Direção: Rob Savage.
Cuidado Com Quem Chama conta a história de seis amigos entediados com o lockdown que contratam uma médium para realizar uma sessão espírita durante uma video-conferência feita através do aplicativo Zoom. Quando coisas horripilantes começam a acontecer, eles percebem que brincar com o sobrenatural não é uma boa ideia. O filme foi rodado, editado e lançado durante a pandemia. É despretensioso e tem apenas 57 minutos. Mas isso não impediu que ele se tornasse uma das surpresas mais divertidas e arrepiantes de 2020.
Freaky - No Corpo de um Assassino
Título original: Freaky.
Direção: Christopher Landon.
Essa produção da Blumhouse conta a história de Millie (Kathryn Newton), uma adolescente introvertida que acaba virando alvo do "Açougueiro" (Vince Vaughn), um assassino mascarado que está aterrorizando a cidade de Blissfield. Eventos sobrenaturais fazem com que ela troque de corpo com o vilão, e Millie terá que correr contra o tempo para reverter a situação antes que a troca se torne permanente. Assim como fez em A Morte Te Dá Parabéns, o diretor Christopher Landon recorre à fórmula slasher+humor=diversão. Só que dessa vez o sangue jorra com gosto, e os fãs de filmes slashers não terão do que reclamar.
O Homem Invisível
Título original: The Invisible Man.
Direção: Leigh Whannell.
A nova versão de O Homem Invisível conta a história de Cecília Kass (a ótima Elisabeth Moss), uma mulher que deixa para trás um relacionamento abusivo, mas começa a acreditar que está sendo perseguida por uma figura invisível. Será fruto de sua imaginação? Ou seu ex-marido, o brilhante cientista Adrian, que se suicidou após ser abandonado, está de volta para atormentá-la? O filme demora um bocado para ficar divertido, mas quando pega embalo recompensa o espectador por sua paciência. Destaque para a perseguição alucinada no hospital psiquiátrico. E para a reviravolta final que, se não chega a surpreender, pelo menos é ousada.
Operação Obscura
Título original: Body Cam.
Direção: Malik Vitthal.
Híbrido de drama policial e terror sobrenatural, Operação Obscura acompanha Renee e Danny (Mary J. Blige e Nat Wolff), dois policiais que encontram uma viatura abandonada durante uma ronda e descobrem que um de seus companheiros foi assassinado. Quando assiste à gravação feita pela câmera do policial, Renee começa a acreditar que o assassino não é deste mundo. O filme dirigido por Malik Vitthal discute temas polêmicos, tem uma história envolvente e suas cenas de terror são de gelar a espinha. Isso sem contar os efeitos práticos, que provavelmente vão fazer revirar os estômagos mais sensíveis.
Deterioração
Título original: Natalie Erika James.
Direção: Natalie Erika James.
O filme de estreia da diretora australiana Natalie Erika James é centrado em Kay (Emily Mortimer), uma mulher que viaja com a filha (Bella Heathcote) para a antiga casa de campo da família para auxiliar nas buscas por sua mãe, a octogenária Edna (Robyn Nevin), que desapareceu sem deixar rastros. Tão rapidamente quanto sumiu, Edna retorna. Só que vem acompanhada de uma presença insidiosa, que ameaça consumir a família. Deterioração conta uma história sensível sobre sentimentos existenciais complexos de adultos lidando com pais idosos. Mas os fãs de filmes de terror podem ficar tranquilos porque há muitas cenas arrepiantes, principalmente na metade final.
The Mortuary Collection
Título original: The Mortuary Collection.
Direção: Ryan Spindell.
The Mortuary Collection reúne cinco contos de terror cujo elo são o enrugado e cadavérico Montgomery Dark (Clancy Brown), dono da única funerária da cidade de Raven's End, e a jovem curiosa Sam (Caitlin Custer), que bate na porta à procura de um emprego. Os segmentos variam do sobrenatural ao terror lovecraftiano, passando pelo body horror até chegar em uma reimaginação do conto clássico da babá em apuros. Todos são impressionantemente horríveis e, em simultâneo, insanamente divertidos. A trama ambientada na funerária ainda rende um conto extra, que fecha a antologia com chave de ouro.
Yummy
Título original: Yummy.
Direção: Lars Damoiseaux.
Saudades daqueles filmes de terror feitos para divertir o público ao invés de entediá-lo com tramas complexas e sonolentas? Então você precisa conhecer Yummy, o filme de zumbis mais insano, sangrento e politicamente incorreto dos últimos anos. Na trama, a jovem Alison (Maaike Neuville) viaja para um hospital na Europa Ocidental para se submeter a uma cirurgia de redução de mama. O lugar é atacado por zumbis, e não demora para que sangue e gordura recém aspirada comecem a voar para tudo quanto é lado. Pense no que aconteceria se a equipe de South Park dirigisse um filme de George Romero e você terá uma ideia das deliciosas bizarrices que o aguardam.
Concorda com a lista? Discorda? Faltou algum filme? Deixe seu comentário aqui ou em nossas redes sociais.
Tags
Listas
O Homem Invisível foi interessante! Assisti uma vez e deu vontade de rever. É um filme que realmente segura a atenção do telespectador e possui uma trama sedutora, apesar de complexa, e que funciona muito bem mesmo sendo uma refilmagem e um final que conseguiu me surpreender. A atriz se saiu muito bem em sua personagem e merece o respeito da crítica.
ResponderExcluirAchei Body Cam (Operação Obscura) extremamente sem graça :c
ResponderExcluirFaltava assistir 6 filmes dessa lista e hoje acabei minha saga.
ResponderExcluirOs meus 3 preferidos foram: A Ligação, Relic e Yummy.
Assisti 4 filmes da lista, O Homem Invisível é o melhor.
ResponderExcluir