Emma Roberts e John Gallagher Jr. interpretam casal que se muda para casa com passado sinistro em 'Abandonada', do diretor Spencer Squire
Imagem do filme 'Abandonada', de Spencer Squire |
Uma mulher que pode ou não estar sofrendo de alucinações se muda para uma casa remota que pode ou não ser assombrada neste filme de terror psicológico, atmosférico mas sonolento, dirigido por Spencer Squire. Abandonada é o primeiro longa-metragem do diretor, mais conhecido por seu trabalho como ator em filmes como Heart of Champions e Um Diário Para Jordan.
Erik Patterson (Do Fundo do Mar 2) e Jessica Scott (série A Hora do Arrepio) assinam o roteiro do filme, rodado durante o lockdown e ambientado em praticamente um único cenário. O elenco também é reduzido, mas inclui nomes conhecidos como Emma Roberts (Pânico 4), John Gallagher Jr. (Ameaça Profunda), Kate Arrington (O Irlandês) e Michael Shannon (O Homem de Aço).
PUBLICIDADE
Roberts e Gallagher Jr. interpretam Sara e Alex, um casal que se muda com o filho recém-nascido para uma casa de campo oferecida por um preço muito baixo na seção imobiliária do The New York Times. A elegante mas um pouco assustadora agente imobiliária Cindy (Arrington) confessa que a casa tem um passado sinistro, mas Alex literalmente não quer saber. Sara também não, e até brinca que um pouco de assombração não faz mal a ninguém.
Imagem do filme 'Abandonada', de Spencer Squire |
Cindy deixa um envelope que conta parte da história trágica dos antigos moradores do imóvel. O vizinho assustador Renner (Shannon) aparece sem ser convidado para revelar detalhes extras. Ok, na verdade ele não revela nada, apenas faz cover de Mestre dos Magos e deixa nossa heroína com a tarefa de montar o quebra-cabeça. Sara começa a ser atormentada por sons e visões que a fazem acreditar que a casa é realmente assombrada, enquanto seu marido veterinário passa o dia fora cuidando dos porcos doentes de outro vizinho assustador.
PUBLICIDADE
"Todos nessa cidade são assustadores", pensei. Menos as assombrações, que não conseguem sequer emplacar um jump scare decente. Abandonada tem uma atmosfera adequada e a trilha sonora se esforça para criar suspense. Mas à exceção de duas cenas envolvendo o bebê, a sensação de ameaça é quase nula, pois o diretor precisa cultivar no espectador a dúvida se as assombrações são reais, ou apenas alucinações da protagonista, que está sofrendo de depressão pós-parto.
Roberts faz o seu melhor, mas encontra dificuldades para vender tanto a depressão de sua personagem quanto seu desconforto com a criança. É menos culpa dela e mais do roteiro, que nem sempre consegue conciliar suas ideias, e a mensagem acaba se perdendo. Para piorar, todos os personagens tomam decisões que passariam provavelmente despercebidas se partissem de um adolescente de filme slasher, mas que não combinam com um drama de terror que quer a todo custo ser levado a sério.
Emma Roberts como Sara filme 'Abandonada', de Spencer Squire |
O roteiro não questiona se é uma boa ideia deixar uma mãe deprimida cuidando de um recém-nascido no meio do nada enquanto seu marido passa o dia fora. Como ele também não questiona se é uma boa ideia comprar uma casa sem nunca ter entrado nela, mesmo sabendo que o lugar foi palco de um suicídio e duplo homicídio, fingi que aceitei e torci para que as coisas melhorassem no último ato. Não melhoram, e o final também não faz muito sentido.
Após 104 minutos ouvindo diálogos enfadonhos e acompanhando Sara andando de um lado para o outro enquanto seu bebê chora e nada interessante acontece, cheguei a sentir saudades de O Grito da Morte, terror sobrenatural que também apresenta uma jovem atormentada por visões fantasmagóricas em uma fazenda com um passado sinistro. O Grito da Morte é tão ruim que chega a ser divertido. Abandonada é apenas ruim.
Nota: 3/10
Título Original: Abandoned.
Gênero: Terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 42 min.
Roteiro: Erik Patterson, Jessica Scott.
Direção: Spencer Squire.
Elenco: Emma Roberts, John Gallagher Jr., Kate Arrington, Marie May, Michael Shannon, Addy Miller, Paul Dillon, Justin Matthew Smith, Paul Schneider, Christian Michael Pates, Paxton Pope, Graham Dean, Carter Matthews.
Eu gostei do filme e acho que a Emma Roberts está muito bem. Talvez o filme tenha sido vendido errado, não é um terror sobrenatural, sobre a casa ser assombrada e sim o terror da depressão pós parto.
ResponderExcluirNinguém, realmente entende o que ela está passando e, a falta de uma rede de apoio só piora as coisas.
E, no fim acabou encontrando apoio de quem menos esperava, mas a entendia.
A melhor parte do filme, pra mim, é não explicitar, mas deixar o expectador confuso, assim como a personagem, sentido o que Sarah sente. O trabalho de cores e luzes ajudam muito nessa imersão de sentimentos.