Assassino mascarado ataca em escola de elite em 'Depois da Aula', o slasher adolescente da diretora e roteirista Lee Ann Kurr
Imagem do filme 'Depois da Aula', de Lee Ann Kurr | ©Lighthouse |
Longa-metragem de estreia da diretora e roteirista Lee Ann Kurr, Depois da Aula é um slasher, subgênero do cinema de terror sobre jovens que se reúnem em um cenário qualquer para serem massacrados por um assassino, mascarado ou não. O vilão de Depois da Aula usa máscara, e seus alvos são os estudantes de uma escola de elite. Ou pelo menos cinco deles, que também parecem ser as únicas almas vivas por lá.
A personagem principal é Jane Shipley (Montse Hernandez, da animação Ben 10), a melhor aluna da escola Allendale. Ela procura consertar sua relação com a amiga de infância, Merritt Sinclair (Cheyenne Haynes, de O Mistério de Silver Lake), uma jovem rebelde de língua afiada cujo visual inclui jaqueta luminescente e brincos roxos em formato de raios.
PUBLICIDADE
Também somos apresentados ao fotógrafo anti-establishment Ellis (Anthony Keyvan, de série Alexa & Katie), à estrela do futebol de pavio curto, Nadia (Harley Quinn Smith, de Todas as Pequenas Coisas), e ao engraçadinho do grupo, Eric (Austin Zajur, de A Hora da Sua Morte). E, é claro, temos o professor de matemática Sr. Aunspach (Christian Camargo, de Gritos da Morte), que acredita que Jane está desperdiçando seu intelecto ao se envolver com a turma sem rumo de Merritt.
Imagem do filme 'Depois da Aula', de Lee Ann Kurr | ©Lighthouse |
Jane e seus amigos resolvem fazer uma festa secreta na escola. Um assassino carregando uma marreta aparece por lá para aterrorizar todo mundo. Antes da matança começar, acompanharemos muitas conversas, pois este é um slasher pós-Pânico e as regras divertidas de Sexta-Feira 13 não valem aqui. A diretora quer que o espectador invista em seus personagens, em especial em Jane e Merritt. O problema é que a história delas é tão confusa e desinteressante que eu parei de me importar bem rápido.
PUBLICIDADE
A primeira morte só acontece na marca dos 45 minutos. Acontece fora da tela, o que me fez sentir uma enorme vontade de desistir do filme e ir assistir um slasher qualquer dos anos 80. A diretora corrige o deslize depois, entregando algumas mortes mais cascudas. Ela também providencia uma perseguição divertida embalada por música clássica e banhada com luz neon, além de um confronto final que não é de todo ruim.
Imagem do filme 'Depois da Aula', de Lee Ann Kurr | ©Lighthouse |
Esses momentos também são ocasionalmente pausados para que o drama de Jane e Merritt ganhe mais destaque. Como sempre faço quando personagens atrapalham a matança obrigatória do último ato para ficar de mimimi, comecei a torcer pelo vilão. A identidade dele é revelada no final, mas provavelmente a revelação não vai surpreender ninguém.
Para não dizer que não gostei de nenhum personagem, vi potencial em Nadia, de Harley Quinn Smith. Além de não nos entediar por muito tempo com diálogos chatos, ela tem motivações mais simples e convicentes que as das protagonistas, e gera uma certa empolgação ao decidir bater de frente com o assassino. Acredito que Depois da Aula ganharia se não a tirasse de cena tão rápido.
Nota: 3.8/10
Título Original: Student Body.
Gênero: Terror, suspense.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 29 min.
Roteiro: Lee Ann Kurr.
Direção: Lee Ann Kurr.
Elenco: Christian Camargo, Montse Hernandez, Cheyenne Haynes, Anthony Keyvan, Harley Quinn Smith, Austin Zajur, Ty Trumbo, Suehyla El-Attar Young, Maurice Hall.