Amigas invocam deusa sereia do pântano em 'Erzulie', a fantasia sombria da diretora Christine W Chen
Arte do filme 'Erzulie', de Christine W Chen | © Erzulie Production LLC |
Quatro amigas precisam lidar com criminosos, stalkers e uma deusa da água nesta fantasia com pitadas de terror dirigida por Christine W Chen e roteirizada por Camille Gladney. Erzulie é o longa-metragem de estreia de Chen, responsável por episódios da série Public Displays of Insanity, e pelo segmento 'A Bird's Nest' da antologia de terror The Void. O elenco inclui Courtney Oliviér (Tudo Sobre Sexo), Elizabeth Trieu (Pequenos Grandes Heróis), Zoe Graham (Força Para Viver) e Diana Rose (Hyde).
O filme começa com alguns amigos se divertindo em um rio. Um rapaz joga uma lata de bebida no rosto de uma de suas amigas e começa a rir, porquê... bem, eu não sei. Provavelmente porque a diretora e sua co-roteirista não conseguiram pensar em uma maneira mais sutil de informar o espectador que os homens de seu filme são malvados e/ou idiotas. Isso me fez lembrar dos remakes ruins de Natal Sangrento e de Slumber Party Massacre. Não é um bom sinal.
PUBLICIDADE
Somos então apresentados às protagonistas, quatro amigas que viajam para uma casa remota nos pântanos de Louisiana, onde se conheceram anos atrás. Wendy (Oliviér) está triste porque o abrigo para mulheres que administrava foi fechado. Violet (Trieu) tem problemas com a paralisia do sono e revive memórias de um agressor de infância. Fay (Graham) está assustada com a possibilidade de que seu ex-namorado abusivo a encontre. Ari (Rose) está sendo corroída por um erro do passado. Já podemos concluir que o final de semana dessas moças será tudo, menos divertido.
Imagem do filme 'Erzulie', de Christine W Chen | © Erzulie Production LLC |
O responsável pela casa, um sujeito divertidamente estranho chamado Rhett (Jason Kirkpatrick, de A Caçada), informa às amigas que elas não poderão nadar no rio próximo da casa, porque a área foi isolada pelas autoridades após um turista ser devorado por um jacaré. Mas isso não impede Wendy (Oliviér) de entrar na água para realizar um ritual e invocar Erzulie, descrita como uma deusa sereia do pântano que protege as mulheres, crianças e minorias.
PUBLICIDADE
A lenda diz que Erzulie realiza desejos, e Wendy quer pedir-lhe que se vingue dos "homens brutais e egoístas que arruínam a vida das pessoas e não encaram as consequências". A metade inicial de Erzulie não entrega muita coisa além de exposição desajeitada, diálogos monótonos e discussões sobre os prós e os contras de invocar a deusa da água. A outra metade é sobre nossas heroínas sendo perseguidas por criminosos que estão discretamente despejando resídios químicos no rio.
Os vilões também estão muito interessados em capturar a sereia do pântano, o que seria empolgante se a diretora não ficasse indecisa sobre o tom que vai abraçar. Em alguns momentos, a fantasia sombria com mensagens feministas e ambientais parece um drama pesado. Em outros, apresenta situações que parecem ter saído de um episódio de Scooby Doo. Mesmo com o esforço do elenco comprometido, essas mudanças bruscas comprometem bastante a experiência.
Imagem do filme 'Erzulie', de Christine W Chen | © Erzulie Production LLC |
Erzulie ameaça ficar ligeiramente interessante quando o ex-namorado de Fay entra em cena, mas essa subtrama não vai muito longe. O mesmo pode ser dito da subtrama das amigas que se apaixonam do nada, e a daquele cara que fica vagando pela floresta, que parecem estar no filme apenas porque as realizadoras julgaram que o filme não estava suficientemente inclusivo.
Gostaria de dizer que as coisas melhoram quando a sereia do pântano interpretada pela estreante em longas-metragens Leila Annastasia Scott aparece para tocar o terror nos homens malvados. Mas a verdade é que o orçamento apertado não permite que a diretora voe muito alto. A sereia passa a maior parte do tempo em sua forma humana, e suas aparições são tão desinteressantes quanto o resto do filme. Em alguns momentos, são mais.
Nota: 2.8/10
Título Original: Erzulie.
Gênero: Fantasia, aventura, terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 26 min.
Roteiro: Christine W Chen, Camille Gladney.
Direção: Christine W Chen.
Elenco: Zoe Graham, Elizabeth Trieu, Isaiah LaBorde, Diana Rose, Jason Kirkpatrick, Alexander Biglane, Leila Annastasia Scott, Eric Gibson, Courtney Oliviér, Timeca M. Seretti, Andrew P. Logan, Haley Raines, Connor Benedict, Adam Rani, Patrick A. Grover.