Tubarão-branco aterroriza sobreviventes de naufrágio em 'Perigo em Alto Mar', o assustador thriller de sobrevivência do diretor Andrew Traucki
Imagem do filme 'Perigo em Alto Mar', de Andrew Traucki |
Aparentemente baseado em acontecimentos reais, Perigo em Alto Mar é um thriller de sobrevivência sobre cinco amigos caçados por um tubarão após um acidente de barco em águas da Austrália. É o segundo longa-metragem de Andrew Traucki, diretor que parece ter se especializado em filmes sobre animais assassinos. Traucki é o mesmo realizador de Medo Profundo (2007), sobre uma família aterrorizada por crocodilos nos manguezais do norte da Austrália. Ele também dirigiu sua sequência, lançada no Brasil com o título de Crocodilos: A Morte te Espera (2020).
Damian Walshe-Howling (série Terra Nova), Gyton Grantley (A Vingança Está na Moda), Adrienne Pickering (Imagens do Além) e Zoe Naylor (O Livro Das Revelações) estrelam Perigo em Alto Mar. O próprio Traucki assina o roteiro do filme, rodado nos arredores de Port Lincoln, na Península Eyre, no sul da Austrália. A título de curiosidade, durante a produção, uma equipe de streaming foi montada para fazer uma transmissão ao vivo na internet, oferecendo aos cinéfilos a oportunidade de acompanhar um dia de filmagem e interagir com a equipe e elenco através de bate-papo online.
PUBLICIDADE
No filme, o experiente marinheiro Luke (Walshe-Howling) recebe o amigo Matt (Grantley) para um passeio de veleiro na Grande Barreira de Corais de Austrália. Matt está acompanhado da namorada Suzie (Pickering) e da irmã Kate (Naylor), ex-namorada de Luke. O pescador Warren (Kieran Darcy-Smith, de A Caverna) se junta ao quarteto. Após um acidente, eles precisam decidir se aguardarão por ajuda na embarcação prestes a afundar, ou se tentarão retornar nadando até a ilha de onde saíram. O problema é que a ilha está a 16 km de distância, e as águas são conhecidas por histórias de ataques de tubarões.
Imagem do filme 'Perigo em Alto Mar', de Andrew Traucki |
Perigo em alto Mar tem um ritmo agradável. O diretor reserva alguns minutos para apresentar seus personagens e desenvolver seus relacionamentos, mas parece entender que o filme não é sobre dramas pessoais. Assim que o acidente de barco acontece, Perigo em Alto Mar ganha um tom de urgência, e o foco passa a ser apenas os esforços do quinteto para sobreviver. Seguindo a cartilha de Spielberg, Traucki mantém seu monstro escondido por um bom tempo, mas a tensão e a sensação de perigo real está sempre presente.
PUBLICIDADE
O fato do diretor utilizar imagens de tubarões reais durante as filmagens garante uma dose extra de emoções e calafrios. O elenco entrega performances sólidas, retratando o medo e o desamparo de seus personagens. O destaque fica para Damian Walshe-Howling como o líder natural que tenta tranquilizar os amigos mesmo quando a situação se torna apavorante. Bem, na verdade a situação é apavorante em tempo integral, mas em alguns momentos ela consegue piorar.
Imagem do filme 'Perigo em Alto Mar', de Andrew Traucki |
O fato do diretor priorizar o suspense e manter um pé na realidade, entregando cenas de mortes menos explícitas do que estamos acostumados a ver em filmes desse gênero, pode desagradar parte do público. Mas o bom elenco, a cinematografia e os momentos de tensão tangível garantem que este seja um passatempo assustador. Perigo em Alto Mar ganhou uma sequência: The Reef: Stalked, lançado no Brasil com o título de Perigo no Recife.
Nota: 6.7/10
Título Original: The Reef.
Gênero: Aventura, drama, terror.
Produção: 2010.
Lançamento: 2010.
País: Austrália.
Duração: 1 h 34 min.
Roteiro: Andrew Traucki.
Direção: Andrew Traucki.
Elenco: Damian Walshe-Howling, Gyton Grantley, Adrienne Pickering, Zoe Naylor, Kieran Darcy-Smith, Mark Simpson.
Tenso, simplesmente tenso...
ResponderExcluir