Crítica | Perigo em Alto Mar (The Reef, 2010)

Tubarão-branco aterroriza sobreviventes de naufrágio em 'Perigo em Alto Mar', o assustador thriller de sobrevivência do diretor Andrew Traucki


Imagem do filme 'Perigo em Alto Mar', de Andrew Traucki
Imagem do filme 'Perigo em Alto Mar', de Andrew Traucki


Aparentemente baseado em acontecimentos reais, Perigo em Alto Mar é um thriller de sobrevivência sobre cinco amigos caçados por um tubarão após um acidente de barco em águas da Austrália. É o segundo longa-metragem de Andrew Traucki, diretor que parece ter se especializado em filmes sobre animais assassinos. Traucki é o mesmo realizador de Medo Profundo (2007), sobre uma família aterrorizada por crocodilos nos manguezais do norte da Austrália. Ele também dirigiu sua sequência, lançada no Brasil com o título de Crocodilos: A Morte te Espera (2020).

Damian Walshe-Howling (série Terra Nova), Gyton Grantley (A Vingança Está na Moda), Adrienne Pickering (Imagens do Além) e Zoe Naylor (O Livro Das Revelações) estrelam Perigo em Alto Mar. O próprio Traucki assina o roteiro do filme, rodado nos arredores de Port Lincoln, na Península Eyre, no sul da Austrália. A título de curiosidade, durante a produção, uma equipe de streaming foi montada para fazer uma transmissão ao vivo na internet, oferecendo aos cinéfilos a oportunidade de acompanhar um dia de filmagem e interagir com a equipe e elenco através de bate-papo online.

PUBLICIDADE

No filme, o experiente marinheiro Luke (Walshe-Howling) recebe o amigo Matt (Grantley) para um passeio de veleiro na Grande Barreira de Corais de Austrália. Matt está acompanhado da namorada Suzie (Pickering) e da irmã Kate (Naylor), ex-namorada de Luke. O pescador Warren (Kieran Darcy-Smith, de A Caverna) se junta ao quarteto. Após um acidente, eles precisam decidir se aguardarão por ajuda na embarcação prestes a afundar, ou se tentarão retornar nadando até a ilha de onde saíram. O problema é que a ilha está a 16 km de distância, e as águas são conhecidas por histórias de ataques de tubarões.

Imagem do filme 'Perigo em Alto Mar', de Andrew Traucki
Imagem do filme 'Perigo em Alto Mar', de Andrew Traucki


Perigo em alto Mar tem um ritmo agradável. O diretor reserva alguns minutos para apresentar seus personagens e desenvolver seus relacionamentos, mas parece entender que o filme não é sobre dramas pessoais. Assim que o acidente de barco acontece, Perigo em Alto Mar ganha um tom de urgência, e o foco passa a ser apenas os esforços do quinteto para sobreviver. Seguindo a cartilha de Spielberg, Traucki mantém seu monstro escondido por um bom tempo, mas a tensão e a sensação de perigo real está sempre presente.

PUBLICIDADE

O fato do diretor utilizar imagens de tubarões reais durante as filmagens garante uma dose extra de emoções e calafrios. O elenco entrega performances sólidas, retratando o medo e o desamparo de seus personagens. O destaque fica para Damian Walshe-Howling como o líder natural que tenta tranquilizar os amigos mesmo quando a situação se torna apavorante. Bem, na verdade a situação é apavorante em tempo integral, mas em alguns momentos ela consegue piorar.

Imagem do filme 'Perigo em Alto Mar', de Andrew Traucki
Imagem do filme 'Perigo em Alto Mar', de Andrew Traucki


O fato do diretor priorizar o suspense e manter um pé na realidade, entregando cenas de mortes menos explícitas do que estamos acostumados a ver em filmes desse gênero, pode desagradar parte do público. Mas o bom elenco, a cinematografia e os momentos de tensão tangível garantem que este seja um passatempo assustador. Perigo em Alto Mar ganhou uma sequência: The Reef: Stalked, lançado no Brasil com o título de Perigo no Recife.

Nota: 6.7/10

Título Original: The Reef.
Gênero: Aventura, drama, terror.
Produção: 2010.
Lançamento: 2010.
País: Austrália.
Duração: 1 h 34 min.
Roteiro: Andrew Traucki.
Direção: Andrew Traucki.
Elenco: Damian Walshe-Howling, Gyton Grantley, Adrienne Pickering, Zoe Naylor, Kieran Darcy-Smith, Mark Simpson.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem