Duas irmãs viram alvo de Ghostface em 'Panico', quinto filme da franquia de terror slasher, dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett
A atriz Jenna Ortega como Tara no filme 'Pânico', de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett. Foto: Paramount Pictures |
O quinto filme da franquia de terror slasher Pânico começa como nos capítulos anteriores. Alguém sozinho recebe um telefonema. A conversa rapidamente chega ao tema dos filmes de terror. Antes que o espectador possa dizer "Qual é o seu filme de terror favorito?", a gritaria já está alta e as facadas já estão rolando soltas. Ou seja, é mais um dia comum na cidadezinha de Woodsboro, que se aproxima do aniversário de 25 anos do massacre mostrado no primeiro filme.
A cena nem de longe é a melhor abertura da franquia, mas tem alguns diferenciais que a tornam especial. Para começar, a vítima da vez diz que seu filme de terror favorito não é um clássico do gênero, mas o divisor de opiniões O Babadook, um dos representantes da corrente de filmes sonolentos que ficou conhecida como "pós-terror", ou "terror elevado". Essa informação pode parecer irrelevante, mas boa parte das brincadeiras metalinguísticas presentes no filme são baseadas nela.
PUBLICIDADE
Outra novidade é que, pela primeira vez, a vítima da cena de abertura sobrevive ao ataque do assassino que vestiu a máscara de Ghostface. O nome da sobrevivente é Tara Carpenter (Jenna Ortega, de X: A Marca da Morte), e o filme é centrado nela e em sua irmã distante, Sam (Melissa Barrera, de O Nascimento do Mal), que retorna a Woodsboro após o ataque, na companhia do namorado Richie (Jack Quaid, da série The Boys).
Mason Gooding e Sonia Ammar como Chad e Liv no filme 'Pânico', de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett. Foto: Paramount Pictures |
Como Sidney Prescott no filme original, Sam tem um passado sombrio, e foi justamente isso que a fez se afastar da irmã. Será que o novo Ghostface atacou Tara para forçá-la a retornar a sua cidade natal? Será que uma das duas está envolvida com o ataque do vilão mascarado? Ou será que o assassino da vez é um dos amigos de Tara, que também têm conexões com a história sangrenta da cidade?
PUBLICIDADE
Como sempre, a identidade do assassino (ou dos assassinos, pois quem acompanha a franquia Pânico sabe que Ghostface raramente ataca sozinho) só será revelada no final. Dificilmente a revelação surpreenderá alguém. As motivações do vilão, menos ainda. Já o confronto final, como nos capítulos anteriores, é muito divertido. Na verdade, quase todos os confrontos do novo filme são. Eles também são empolgantes e, na maioria das vezes, terminam de maneira brutal.
Imagem do filme 'Pânico', de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett. Foto: Paramount Pictures |
Depois do regular Pânico 2 e do sofrível Pânico 3, Wes Craven, criador da franquia ao lado do roteirista Kevin Williamson, finalmente deixou o terror higienizado de lado e recheou o delicioso Pânico 4 com cenas de violência gráfica. Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett (Casamento Sangrento), os diretores do quinto capítulo, dão um passo à frente, entregando momentos ainda mais viscerais, para a alegria dos fãs de slashers à moda antiga que não viam a franquia com bons olhos.
PUBLICIDADE
Os diretores também fazem um ótimo trabalho na criação de momentos de suspense e tensão. Uma de minhas cenas favoritas é uma brincadeira com portas que desafia nossas expectativas sobre os clichês do gênero. Outro grande momento do filme é a sequência ambientada em um hospital mal iluminado, que evoca a energia violenta do mestre John Carpenter e termina de uma maneira que certamente chocará os fãs.
A atriz Melissa Barrera como Sam no filme 'Pânico', de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett. Foto: Paramount Pictures |
Além de Sam e Tara, os novos personagens incluem os irmãos Mindy e Chad (Jasmin Savoy Brown, da série The Leftovers, e Mason Gooding, de A Queda), e os amigos Wes (Dylan Minnette, da série 13 Reasons Why), Liv (Sonia Ammar, de Jappeloup) e Amber (Mikey Madison, de Monstro). Os fãs também podem esperar pelo retorno da final girl Sidney (Neve Campbell), da repórter Gale (Courteney Cox), do agora ex-policial Dewey (David Arquette) e da nova xerife, Judy (Marley Shelton).
Como o filme serve como uma tentativa de estabelecer novos personagens, a participação dos quatro desta vez é bem limitada. Mas, acredite, após presenciar o que o roteiro reservou para eles, você será tomado pela sensação de que ninguém, nem mesmo personagens clássicos, estão seguros diante dos ataques do novo Ghostface. Mesmo não sendo tão divertido quanto Pânico 4, o filme se junta a ele na lista das melhores sequências da franquia.
Nota: 6.8/10
Título Original: Scream.
Gênero: Terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 54 min.
Roteiro: James Vanderbilt, Guy Busick.
Direção: Matt Bettinelli-Olpin, Tyler Gillett
Elenco: Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Melissa Barrera, Jack Quaid, Mikey Madison, Jenna Ortega, Dylan Minnette, Jasmin Savoy, Mason Gooding, Sonia Ammar, Marley Shelton, Skeet Ulrich, Kyle Gallner, Chester Tam, Reggie Conquest, Heather Matarazzo.