$type=ticker$count=12$cols=3$cate=0

$type=grid$count=3$meta=0$sn=0$rm=0$show=home$source=random$cat=0

$show=post

Crítica | Toc Toc Toc: Ecos do Além (Cobweb, 2023)

Um menino suspeita que sua casa guarda segredos sombrios em 'Toc Toc Toc: Ecos do Além', uma teia de oportunidades perdidas pelo diretor Samuel Bodin.

Um menino suspeita que sua casa guarda segredos sombrios em 'Toc Toc Toc: Ecos do Além', uma teia de oportunidades perdidas pelo diretor Samuel Bodin


Woody Norman como Peter no filme de terror 'Toc Toc Toc: Ecos do Além', de Samuel Bodin. Foto: Vlad Cioplea
Woody Norman como Peter no filme de terror 'Toc Toc Toc: Ecos do Além', de Samuel Bodin. Foto: Vlad Cioplea


Mais conhecido como o criador da série Marianne, o diretor e roteirista francês Samuel Bodin está fazendo sua estreia na direção de longa-metragem com Cobweb ('Teia de Aranha', em tradução livre), um filme de terror que promete uma exploração inquietante de um mundo estranho e incomum. No entanto, embora apresente algumas ideias intrigantes e chegue a flertar com o terror pós-Maligno, o enredo mal construído, a falta de tensão e a narrativa confusa resultam em uma experiência decepcionante.

Lançado no Brasil como Toc Toc Toc: Ecos do Além — um título quase tão engraçado quanto Tic Tac: A Maternidade do Mal —, o filme segue Peter, um menino solitário de oito anos que está passando por uma fase difícil. Na escola, ele precisa lidar com o bullying de uma turma de crianças encrenqueiras. Em casa, precisa lidar com pais superprotetores e um pouco assustadores. Sua vida fica ainda mais complicada quando ele começa a ouvir batidas e vozes que parecem se originar de dentro das paredes de sua casa.

PUBLICIDADE

Se você não assiste a filmes de terror com frequência, provavelmente se divertirá tentando adivinhar o que está acontecendo nessa casa estranha com gente esquisita. Mas se tem alguma familiaridade com filmes do gênero, é provável que não apenas torça o nariz para a enxurrada de clichês ruins que o diretor abraça sem muita cerimônia, mas também considere as revelações um tanto previsíveis, mesmo com o esforço do roteiro para tentar dar complexidade a uma história que não é tão complexa assim.

Lizzy Caplan como Carol no filme de terror 'Toc Toc Toc: Ecos do Além', de Samuel Bodin. Foto: © Lionsgate
Lizzy Caplan como Carol no filme de terror 'Toc Toc Toc: Ecos do Além', de Samuel Bodin. Foto: © Lionsgate


Muitas pontas ficam soltas. Algumas cenas são deixadas sem explicação. O espectador fica cada vez mais desorientado à medida que os fios narrativos se dissipam e a trama se perde em direções confusas. Aparentemente, a intenção era guardar alguns mistérios para serem explorados em uma possível sequência. No entanto, o que Bodin e seu roteirista Chris Thomas Devlin (O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface) conseguiram foi entregar uma obra que parece incompleta.

PUBLICIDADE

No estilo de John R. Leonetti, o realizar de Annabelle, O Perigo Bate à Porta e Canção de Ninar, a direção de Bodin frequentemente passa a sensação de estar em piloto automático. Ele falha em capturar a atmosfera sufocante que o gênero do horror exige. A falta de tensão e a incapacidade de envolver o público se revelam falhas cruciais que prejudicam a experiência cinematográfica e contribuem para tornar o ritmo arrastado.

Antony Starr como Mark no filme de terror 'Toc Toc Toc: Ecos do Além', de Samuel Bodin. Foto: © Lionsgate
Antony Starr como Mark no filme de terror 'Toc Toc Toc: Ecos do Além', de Samuel Bodin. Foto: © Lionsgate


Bodin até consegue uma certa redenção no último ato, quando Toc Toc Toc: Ecos do Além finalmente acena para Maligno, Noites Brutais, Uma Obsessão Desconhecida e outros filmes que abandonam sua seriedade na reta final para se revelar delícias B surpreendentemente divertidas. É uma pena que o diretor não abrace o terror ou a diversão com a mesma intensidade de suas possíveis fontes de inspiração, e que os efeitos visuais computadorizados não contribuam para tornar a ameaça assustadora ou sequer crível.

PUBLICIDADE

A cinematografia e o design de produção de Toc Toc Toc: Ecos do Além são satisfatórios. O bom uso de luz e sombras frequentemente nos lembra da ameaça que paira sobre o menino confuso. Alguns cenários chamam a atenção, com destaque para a sinistra plantação de abóboras que decora o quintal da casa onde a história se desenrola. Os efeitos práticos também funcionam bem, mas como a maioria das cenas de morte ocorre fora da tela, meus elogios nessa parte não vão muito longe.

Woody Norman como Peter no filme de terror 'Toc Toc Toc: Ecos do Além', de Samuel Bodin. Foto: Vlad Cioplea - © Lionsgate
Woody Norman como Peter no filme de terror 'Toc Toc Toc: Ecos do Além', de Samuel Bodin. Foto: Vlad Cioplea - © Lionsgate


Muito peso é colocado sobre os ombros do ator mirim Woody Norman (Drácula: A Última Viagem do Demeter), que carrega praticamente sozinho boa parte do filme. O restante do peso é dividido entre Lizzy Caplan (da série Atração Fatal) e Antony Starr (da série The Boys), que interpretam os pais desequilibrados Carol e Mark, e Cleopatra Coleman (Piscina Infinita), que interpreta a professora Devine. Embora as atuações dos atores sejam decentes, isso não é suficiente para evitar que Toc Toc Toc: Ecos do Além se torne uma teia de oportunidades perdidas.

Nota: 4/10

Título Original: Cobweb.
Gênero: Terror, suspense.
Produção: 2023.
Lançamento: 2023.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 28 min.
Roteiro: Chris Thomas Devlin.
Direção: Samuel Bodin.
Elenco: Lizzy Caplan, Antony Starr, Cleopatra Coleman, Woody Norman, Luke Busey, Aleksandra Dragova, Jay Rincon, Anton Kottas, Steffanie Sampson, Jivko Mihaylov, Iliyan Nikolov, Aleksander Asparuhov, Victoria Velikova, Kate Nichols, Leah-Felicity Bay, James Robinson, Olivia Sussman, Debra Wilson, Ellen Dubin, Jesse Vilinsky, Debora Zhecheva.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
  1. Me surpreendi positivamente com esse filme, curti demais! Só a solução final achei muito fácil...mas no geral gostei muito

    ResponderExcluir
Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Carregar Todos Nenhum post encontrado VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADOS LABEL ARQUIVO BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhum post encontrado Home Domingo Segunda-Feira Terça-Feira Quarta-Feira Quinta-Feira Sexta-Feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content