7 predadoras de filmes de terror que usam a beleza como armadilha fatal

Não se deixe enganar pelas aparências; essas lindas damas são letais


Arte da matéria '7 predadoras de filmes de terror que usam a beleza como armadilha fatal


Desde os primórdios do cinema de horror, a figura feminina tem sido associada não apenas ao desejo, mas também ao perigo. Entre sereias, demônios e entidades alienígenas, inúmeras criaturas assumem a forma de mulheres deslumbrantes para atrair, seduzir e destruir suas vítimas. São personagens que transitam entre o erótico e o monstruoso, encarnando medos profundos sobre sexualidade, poder e instinto.

Em julho, fizemos um ranking com As 20 vampiras mais sensuais da história do cinema de terror. E agora vamos falar sobre monstros. Neste artigo, revisitamos algumas das mais marcantes representantes desse arquétipo no cinema de terror, de diferentes décadas e estilos, mas todas unidas por um mesmo traço: a beleza que se converte em armadilha fatal.


A Fêmea (Scarlett Johansson), de 'Sob a Pele' (Under the Skin, 2013)

Scarlett Johansson como "A Fêmea" no filme 'Sob a Pele'
A alienígena de 'Sob a Pele' fica cada vez mais curiosa sobre o comportamento humano. Foto: © 2014 - StudioCanal


Esse terror sci-fi surrealista apresenta uma entidade alienígena sem nome que assume a forma de uma mulher — ninguém menos que Scarlett Johansson, também conhecida como a Viúva Negra de Os Vingadores — que vagueia pelas ruas da Escócia em busca de homens solitários. Com sua beleza fria e olhar enigmático, ela os atrai para uma espécie de abatedouro extra dimensional onde são drenados até desaparecerem. Sua falta de emoção inicial, seguida de curiosidade e da observação silenciosa da humanidade, criam um terror existencial: ela não mata por ódio, apenas por função. Uma predadora perfeita em um corpo irresistível.


A Garota do Espaço (Mathilda May), de 'Força Sinistra' (Lifeforce, 1985)

Matilda May como "A Garota do Espaço" em 'Força Sinistra'
'Força Sinistra': um simples beijo da Garota do Espaço é uma sentença de morte. Foto: © 1985 Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. All Rights Reserved.


Descoberta em uma nave alienígena escondida na cauda do cometa Halley, essa criatura, cuja forma original lembra um morcego humanoide gigante, adota a aparência de uma mulher de beleza literalmente hipnótica. Ao despertar, ela vaga completamente nua por laboratórios e pelas ruas de Londres, drenando a força vital de suas vítimas através de beijos passionais, deixando apenas cascas ressecadas. Sua beleza sobrenatural serve de armadilha fatal, e sua presença desencadeia o colapso na Inglaterra em meio ao caos e à fome de almas. Uma Vênus letal do espaço.


PUBLICIDADE


A Mulher-Cervo (Cinthia Moura), de 'Lenda Assassina' (Deer Woman, 2005)

Cinthia Moura como a Mulher-Cervo em 'Lenda Assassina'
A brasileira Cinthia Moura interpreta a Mulher-Cervo em 'Lenda Assassina'


Inspirada em lendas indígenas norte-americanas, essa criatura com corpo de mulher e espírito animal aparece em um episódio da série Masters of Horror, que mais tarde foi lançado como um filme de média-metragem. Sensual e silenciosa, ela aparece em bares, motéis e beiras de estrada, tenta imitar o comportamento humano em cenas ocasionalmente hilárias, e seduz caminhoneiros e homens solitários antes de os despedaçar com força brutal. É uma presença mitológica que mistura beleza, violência e o mistério da floresta — um aviso vivo contra o desejo desgovernado.


Golden (Michalina Olszańska), de 'A Atração' (The Lure, 2015)

Michalina Olszanska como Golden em 'A Atração'
'A Atração': a sereia Golden quer conhecer o mundo dos homens e, se possível, devorar alguns no processo. Foto: © Janus Films


Golden é uma sereia, mas não da Disney. Ela e sua irmã Silver são criaturas aquáticas que emergem das águas, chamam a atenção de um grupo de cantores, e não demoram para se tornar a sensação musical de uma boate de Varsóvia. Enquanto Silver faz a irmã boazinha, bem na linha da Pequena Sereia, Golden encarna o fascínio trágico da criatura dividida entre dois mundos: o desejo de se fundir à humanidade e o instinto de devorá-la. Combinando o grotesco ao encantamento do musical pop, Golden é uma sereia punk de dentes afiados e coração partido.


PUBLICIDADE


Irena Gallier (Nastassja Kinski), de 'A Marca da Pantera' (Cat People, 1982)

Nastassja Kinski como Irena em 'A Marca da Pantera'
'A Marca da Pantera': quando Irena se entrega à paixão, coisas muito ruins acontecem. Foto: © Universal Pictures


Remake de Sangue de Pantera, esse drama de terror coloca Nastassja Kinski no papel de Irena Gallier, uma jovem que retorna à antiga casa de sua família, bem a tempo de descobrir que carrega uma inconveniente maldição ancestral: sexo a transforma em uma pantera, e ela precisa beber sangue humano se quiser ter de volta suas formas femininas. Ao se apaixonar por um homem, ela tenta reprimir sua natureza bestial, mas a tensão erótica é inevitável. Kinski encarna a tragédia da mulher dividida entre paixão e instinto predatório, num filme que é um estudo sensual sobre repressão, culpa e metamorfose — um erotismo felino à beira do abismo.


Jennifer (Megan Fox), de 'Garota Infernal' (Jennifer's Body, 2009)

Megan Fox como Jennifer em 'Garota Infernal'
'Garota Infernal': Jennifer morreu, mas voltou para devorar alguns garotos


Jennifer, interpretada por Megan Fox, é a garota mais popular da pequena cidade de Devils Kettle. Chama a atenção de todo mundo, inclusive de um grupo de satanistas amadores que resolvem sacrificá-la em um ritual. Infelizmente para eles e para todos os rapazes desavisados da cidade, o ritual dá muito errado, e Jennifer retorna à vida possuída por um demônio faminto. Agora, ela se alimenta de garotos do colégio, atraindo-os com sua beleza mordaz. O filme brinca com os códigos da comédia teen e do slasher, invertendo o papel tradicional da “garota gostosa” no terror. Jennifer é, ao mesmo tempo, vítima e monstro, um símbolo de fúria, trauma e poder sexual incontrolável.


Sil (Natasha Henstridge), de 'A Experiência' (Species, 1995)

Natasha Henstridge como Sil em 'A Experiência'
Sil quer povoar a Terra com bebês alienígenas em 'A Experiência'. © Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. All Rights Reserved.


Em A Experiência, Natasha Henstridge interpreta Sil, um híbrido criado em laboratório a partir de DNA humano e alienígena. Sil escapa ainda jovem e se desenvolve rapidamente em uma mulher deslumbrante. Seu instinto é encontrar um parceiro e reproduzir-se, matando qualquer homem que não atenda aos seus critérios genéticos. Sil combina instinto de sobrevivência, sensualidade e um corpo capaz de se transformar em um pesadelo biomecânico. Um elo perdido entre Giger e o apetite reprodutivo alienígena.


RELACIONADOS: #Sob a Pele   #Força Sinistra   #Lenda Assassina   #A Atração   #A Marca da Pantera   #Garota Infernal   #A Experiência

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem