Crítica | Along Came the Devil (2018)

Sydney Sweeney interpreta adolescente atormentada por força sobrenatural em 'Along Came the Devil', o filme de estreia do diretor Jason DeVan.


Ashley (Sydney Sweeney) é observada de perto por uma entidade sobrenatural no filme 'Along Came the Devil'
Ashley (Sydney Sweeney) é observada de perto por uma entidade sobrenatural no filme 'Along Came the Devil'



Em 2017, a encantadora Sydney Sweeney roubou a cena em Dead Ant, uma deliciosa homenagem aos filmes B dos anos 50 sobre uma banda de glam metal que enfrenta formigas gigantes durante uma excursão no deserto. Agora, ela retorna em Along Came the Devil, onde interpreta uma estudante que precisa lidar com demônios, reais e metafóricos.

Também conhecido como Tell Me Your Name, o filme é o primeiro trabalho do diretor Jason DeVan. O roteiro é coescrito por sua esposa, Heather DeVan. Along Came the Devil começa com uma citação bíblica, texto explicativo sobre a situação da protagonista e um flashback infantil. A trilha sonora tenta evocar O Exorcista, enquanto uma mensagem assegura que a história que acompanharemos é baseada em fatos.




O diretor disse em entrevista que ele e a esposa foram inspirados a criar Along Came The Devil após ouvir sobre a experiência de um amigo próximo de uma família atormentada por um suposto caso de possessão demoníaca. Nomes e locais foram alterados, mas na mesma entrevista, DeVan disse que o caso aconteceu no Brasil.

Sydney Sweeney e Madison Lintz como Ashley e Hannah no filme 'Along Came the Devil'
Sydney Sweeney e Madison Lintz como Ashley e Hannah no filme 'Along Came the Devil'



Sweeney interpreta Ashley, uma adolescente cuja mãe ocultista, Sarah (Heather DeVan, de The Girl), desapareceu misteriosamente. Sua irmã mais velha, Jordan (Kyla Deaver, de Invocação do Mal), sempre tentou protegê-la de lembranças traumáticas da infância. Agora que seu pai está morto e sua irmã entrou para a faculdade, Ashley foi acolhida pela tia, uma mulher atenciosa chamada Tanya (Jessica Barth, de Ted).

Como é comum em filmes de terror, Ashley também começa a ser assombrada por estranhas visões — geralmente sombras que chamam pelo seu nome e rondam sua cama, e uma aparição que se parece muito com sua mãe. Ao tentar entrar em contato com o espírito, Ashley acaba involuntariamente convidando um demônio para entrar na casa da tia Tanya, repetindo um ciclo de horrores do passado.




Along Came the Devil conta com algumas cenas bem compostas. A maquiagem é eficiente, e o elenco, mesmo tendo pouco material para trabalhar, faz o possível para conferir credibilidade a seus personagens. Sweeney consegue transmitir as emoções da protagonista com uma certa autenticidade, e está particularmente bem nas cenas de possessão.

Ashley (Sydney Sweeney) passeia em sua cidade natal no filme 'Along Came the Devil'
Ashley (Sydney Sweeney) passeia em sua cidade natal no filme 'Along Came the Devil'



O problema é que o diretor demora uma eternidade para estabelecer uma ameaça, prejudicando o senso de perigo e deixando o filme frequentemente arrastado. Metade de Along Came the Devil é sobre Ashley tentando se ressocializar. Ela reencontra sua melhor amiga de infância, a fanática por fenômenos paranormais Hannah (Madison Lintz, da série The Walking Dead). Também participa de festas adolescentes à beira do lago, e até inicia um anteprojeto de romance com um rapaz bonzinho chamado Shane (Austin Filson, de Somos Todos Iguais).

O fato de algumas situações e personagens serem apresentados e solenemente ignorados nas cenas seguintes não ajuda muito na imersão. Isso sem contar eventos que são mencionados, mas nunca explicados. Along Came the Devil só pega realmente embalo na marca dos 50 minutos, quando a entidade sobrenatural começa a influenciar o comportamento de Ashley.

Há algumas ideias interessantes aqui, principalmente relacionadas com uma adolescente "possuída" sendo indistinguível de uma adolescente rebelde. Essa ideia, muito melhor explorada no hilário e chocante Menéndez. Parte 1: El día del Señor, tinha potencial para render boas situações. Infelizmente, Ashley não tem muito tempo para infernizar a vida dos rapazes ao seu redor, pois sua tia logo começa a fazer cosplay de Chris MacNeil, e se você assistiu a O Exorcista, sabe onde essa história vai parar.

Michael (Bruce Davison) e John (Matt Dallas) iniciam um exorcismo no filme 'Along Came the Devil'
Michael (Bruce Davison) e John (Matt Dallas) iniciam um exorcismo no filme 'Along Came the Devil'



Bruce Davison (Suitable Flesh) e Matt Dallas (Procura-se uma Babá) entram em cena como o reverendo Michael e o pastor John Douglas, que já têm experiência com forças demoníacas e sabem como agir para deter a ameaça. Pelo menos na teoria, porque, na prática, as coisas não são bem assim. O exorcismo que se segue é involuntariamente cômico, com direito a muita correria e algumas fraturas expostas. Acho que se o diretor tivesse abraçado a tosqueira e deixado Sweeney se soltar mais cedo, Along Came the Devil teria uma boa chance de se destacar.

Nota: 4/10

Título original: Along Came the Devil / Tell Me Your Name.
Gênero: Terror.
Produção: 2018.
Lançamento: 2018.
País: Estados Unidos.
Duração: 89 minutos.
Roteiro: Jason DeVan, Heather DeVan.
Direção: Jason DeVan.
Elenco: Sydney Sweeney, Jessica Barth, Matt Dallas, Bruce Davison, Madison Lintz, Heather DeVan, Austin Filson, Ahmed Lucan, P.K. DeVan, Kyla Deaver, Lia McHugh, Mark Ashworth, Liz Godwin, Patrick Walker, Donna Biscoe, Brennon Simmons, Betsy Hume, Ben Kurland, Hallie Jordan, Ashlyn Stallings, Tara Patterson, Kenneth C. Dunn, Tristan DeVan, Katelyn Layne, Cassius DeVan, Josh Gould, Barbara Goodson.


Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem