Patrick Wilson e Vera Farmiga interpretam os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren nesse terror assustador dirigido por James Wan
![]() |
Patrick Wilson e Vera Farmiga em imagem do filme 'Invocação do Mal', de James Wan | ©Warner Bros. |
Invocação do Mal é o primeiro filme de uma franquia de terror sobrenatural que se tornou um sucesso de público e crítica e gerou uma série de spin-offs que também caíram no gosto popular. É baseado na vida de Ed e Lorraine Warren, um casal de investigadores de fenômenos paranormais que ganhou projeção após investigar casos de enorme repercussão na mídia. Entre eles estão o horror em Amityville, a possessão de Enfield e o caso da boneca assombrada Annabelle.
Annabelle inclusive ganha um certo destaque na cena de abertura, que apresenta os protagonistas e estabelece seu nível de conhecimento sobre as forças do além. O foco do roteiro, no entanto, são os eventos supostamente sobrenaturais que aconteceram com a família Perron no ano de 1971, no que ficou conhecido como "A assombração de Harrisville".
PUBLICIDADE
No filme, o simpático casal Carolyn e Roger Perron se muda com as cinco filhas para sua nova casa em uma região isolada de Harrisville, Rhode Island. O roteiro não revela os problemas pelos quais a família passou, mas fica claro que eles se amam e estão em busca de um recomeço. Carolyn e Roger não entendem porque seu cão se recusa a entrar na casa. Mas quando pés são puxados por mãos invisíveis e quadros começam a voar das paredes, eles percebem que seu novo lar pode estar assombrado.
![]() |
A atriz Vera Farmiga em imagem do filme 'Invocação do Mal', de James Wan | ©Warner Bros. |
Felizmente, Ed e Lorraine Warren estão dando uma palestra na cidade e, assim que são informados sobre o comportamento suspeito do imóvel, dão uma passadinha por lá para... colocar ordem na casa. A estadia do casal na residência dos Perron é marcada por drama familiar, explicações sobre o mundo sobrenatural e um humor bem discreto. E, é claro, temos muitas cenas de terror genuinamente arrepiantes, o que coloca Invocação do Mal em um nível bem acima de outras produções sobre casas assombradas.
PUBLICIDADE
O longa é dirigido por James Wan, o mesmo realizador de Jogos Mortais e Sobrenatural. Ele dedica parte de seu filme para brincar com clichês, que vão da personagem impulsiva que desce no porão escuro para investigar um barulho, à menininha assustadora que vê coisas que ninguém mais vê. Wan também brinca com a fórmula chata do fantasma inofensivo que só quer assustar. Só que ele sabe a hora certa para virar o jogo, e a sensação de que todos os personagens estão em perigo não demora para aparecer.
![]() |
Imagem do filme 'Invocação do Mal', de James Wan | ©Warner Bros. |
O diretor trabalha bastante com a sugestão. Ocasionalmente, subverte as expectativas e cria jump scares altamente eficazes. O trabalho de câmera é criativo, com direito a planos-sequência que destacam os detalhes do cenário e movimentos que plantam constantemente a dúvida sobre de onde virá (ou não) o próximo susto. A fotografia de John R. Leonetti simula bem o clima dos anos 70. E a música de Joseph Bishara ajuda bastante na criação da atmosfera sufocante.
PUBLICIDADE
Vera Farmiga (A Órfã) entrega uma personagem muito carismática. Lorraine é sensitiva, vê fantasmas mesmo quando não quer, e é atormentada por uma visão sobrenatural horrível que a deixou em estado de choque por vários dias. Patrick Wilson (Fome de Poder) está bem como o demonologista Ed, que teme que o trabalho da esposa a esteja consumindo. Também merece destaque Lili Taylor (Massacre no Texas), que faz a dona da casa assombrada. E, é claro, temos Joey King (7 Desejos), que interpreta a filha assustada Christine.
![]() |
A atriz Joey King em imagem do filme 'Invocação do Mal', de James Wan | ©Warner Bros. |
Invocação do Mal deu o ponta-pé inicial para a criação de um universo compartilhado de assombrações do qual também fazem parte Annabelle (2014), Invocação do Mal 2 (2016), Annabelle 2: A Criação do Mal (2017), A Freira (2018), A Maldição da Chorona (2019) Annabelle 3: De Volta Para Casa (2019) e Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021). À exceção de Invocação do Mal 2, nenhum conseguiu superar o impacto do original, o que o torna uma preciosidade que os fãs do gênero precisam conhecer.
Nota: 9/10
Título original: The Conjuring.
Gênero: Terror, suspense, mistério.
Produção: 2013.
Lançamento: 2013.
País: Estados Unidos.
Duração: 112 minutos.
Roteiro: Chad Hayes, Carey W. Hayes.
Direção: James Wan.
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Lili Taylor, Ron Livingston, Shanley Caswell, Hayley McFarland, Joey King, Mackenzie Foy, Kyla Deaver, Shannon Kook, John Brotherton, Sterling Jerins, Marion Guyot, Morganna Bridgers, Amy Tipton.