Kevin Bacon interpreta um cientista que testa o soro da invisibilidade, com resultados catastróficos, neste impressionante filme de terror sci-fi dirigido por Paul Verhoeven.
![]() |
Linda (Elisabeth Shue) e seu ex, Sebastian (Kevin Bacon), se encaram no filme 'O Homem Sem Sombra'. Foto: © 2000 - Columbia Pictures Inc. |
Após entregar clássicos como RoboCop: O Policial do Futuro (1987) e Instinto Selvagem (1992), o diretor holandês Paul Verhoeven trouxe O Homem Sem Sombra, uma ficção científica assumidamente B estrelada por Kevin Bacon (Linha Mortal) e Elisabeth Shue (Desejo de Matar). O filme é inspirado no livro de H.G. Wells, O Homem Invisível (1897), embora o título original (Hollow Man) remeta ao livro de 1992 de Dan Simmons, que nada tem a ver com a obra de Wells.
O Homem Sem Sombra acompanha o Dr. Sebastian Caine (Bacon), um brilhante cientista que trabalha para o governo americano em um projeto ultra-secreto voltado ao desenvolvimento de um soro da invisibilidade. A inteligência de Caine só é superada por seu ego, e não surpreende quando ele decide entrar para a história como o primeiro humano a passar pela transformação. Porém, quando uma falha o condena a uma invisibilidade possivelmente eterna, Sebastian se torna uma ameaça para todos ao seu redor.
PUBLICIDADE
A trajetória de Sebastian Caine tem semelhanças com a de Seth Brundle, o cientista interpretado por Jeff Goldblum no clássico do body horror A Mosca. Ambos os personagens sofrem com os efeitos colaterais de um experimento, tornam-se obcecados por sexo, perdem a sanidade e espalham o caos. A diferença é que, enquanto Seth é consumido pela natureza da criatura em que se transforma, Sebastian já demonstrava que não era flor que se cheire antes mesmo de ficar invisível.
![]() |
Sebastian (Kevin Bacon) está prestes de descobrir as vantagens e desvantagens de ser invisível no filme 'O Homem Sem Sombra'. Foto: © 2000 - Columbia Pictures Inc. |
"É inacreditável o que somos capazes de fazer quando não precisamos mais nos encarar no espelho", ele diz em uma das cenas. A veterinária Sarah (Kim Dickens, de Garota Exemplar) e a moça da casa ao lado (Rhona Mitra, de Prazeres Mortais) são as primeiras a entender o peso dessa afirmação. Porém, a ex-mulher de Caine, Linda (Shue), e seu novo namorado, Matthew (Josh Brolin, o Thanos de Vingadores: Ultimato), também estão em perigo, assim como os demais cientistas envolvidos no projeto.
Quem conhece os trabalhos anteriores de Verhoeven sabe que ele não poupa nas cenas de violência. E isso se mantém aqui. O humor negro também é recorrente, com espaço até para piadas infames sobre super-heróis invisíveis. Por outro lado, o roteiro levanta debates mais sérios sobre impunidade, ética e os limites da pesquisa científica.
PUBLICIDADE
Os efeitos especiais, indicados ao Oscar, são espetaculares, especialmente na cena em que Caine começa a desaparecer. A equipe criou um modelo 3D anatomicamente correto e funcional do corpo de Kevin Bacon, permitindo que o público visse músculos, veias, órgãos e ossos antes de sua completa invisibilidade. O processo inverso, realizado em uma das cobaias dos cientistas, é igualmente impressionante.
![]() |
'O Homem Sem Sombra': a moça da casa ao lado (Rhona Mitra) não pode vê-lo, mas isso não significa que ele não está lá. Foto: © 2000 - Columbia Pictures Inc. |
As atrocidades do cientista invisível culminam em um último ato que adota as regras do slasher, com os sobreviventes sendo eliminados de formas imprevisíveis. O final também se agarra a alguns clichês do gênero dos assassinos mascarados, como personagens tomando decisões questionáveis e o vilão desafiando a lógica ao se recusar a morrer.
Esses problemas são pequenos e não comprometem a experiência. Até porque, a essa altura, é impossível não se divertir com as tentativas desesperadas dos personagens para deter um assassino que pode estar em qualquer lugar — e de certa forma estava, já que a voz de Kevin Bacon era transmitida por alto-falantes em diferentes locais do set, criando uma sensação de onipresença.
De ligar sistemas de sprinklers a borrifar produtos químicos no ar e até espalhar o conteúdo de bolsas de sangue pelo chão, vale tudo para tentar tornar o invisível visível. O resultado é entretenimento de primeira, com um confronto insano em um corredor e uma perseguição ardente no poço de um elevador como as cerejas do bolo.
![]() |
Linda (Elisabeth Shue) e seu amigos percebem que há um homem invisível psicótico à solta no filme 'O Homem Sem Sombra'. Foto: © 2000 - Columbia Pictures Inc. |
O Homem Sem Sombra é divertido, visualmente impressionante e, ocasionalmente, chocante. Seu vilão transmite uma sensação de ameaça mesmo quando ninguém consegue vê-lo. É o melhor filme sobre cientistas invisíveis malvados já feito. E não, aquele filme engessadinho da Blumhouse, sobre um marido abusivo invisível, não chega nem perto dessa maravilha.
Nota: 9/10
Título original: Hollow Man.
Gênero: Ficção científica, terror.
Produção: 2000.
Lançamento: 2000.
País: Estados Unidos, Alemanha.
Duração: 112 minutos / 119 minutos (director's cut).
Roteiro: Gary Scott Thompson, Andrew W. Marlowe.
Direção: Paul Verhoeven.
Elenco: Elisabeth Shue, Kevin Bacon, Josh Brolin, Kim Dickens, Greg Grunberg, Joey Slotnick, Mary Randle, William Devane, Rhona Mitra, Pablo Espinosa, Margot Rose, Jimmie F. Skaggs, Jeffrey Scaperrotta, Sarah Bowles, Kelli Scott, Steve Altes, J. Patrick McCormack, Darius A. Sultan, Tom Woodruff Jr., David Vogt, Gary A. Hecker, Robert Shepherd, Stephen Szibler.