Crítica | O Mistério de Block Island (The Block Island Sound, 2020)

Família é consumida por força misteriosa em ilha de pescadores no drama de terror de Kevin e Matthew McManus


Imagem do filme 'O Mistério de Block Island'
Chris Sheffield e Michaela McManus em imagem do filme 'O Mistério de Block Island', de Kevin McManus e Matthew McManus | Reprodução


Os irmãos Kevin e Matthew McManus estrearam na direção de longas-metragens em 2012, com a comédia dramática Funeral king. Desde então, passaram a escrever episódios de séries de TV que incluem American Vandal, Da Vinci’s Demons e o spin-off de Karate Kid, Cobra Kai.

Agora os irmãos McManus estão de volta com O Mistério de Block Island, um drama com pitadas de terror e ficção científica ambientado em uma ilha de pescadores onde coisas estranhas acontecem. E eu não estou me referindo apenas às nove ou dez toneladas de peixes que foram encontrados mortos na costa. Ou aos pássaros que, dizem alguns moradores, estão caindo misteriosamente do céu.

$ads={1}

Sons assustadores são ouvidos em Block Island. Algumas pessoas estão agindo de maneira muito suspeita. O pescador idoso Tom (Neville Archambault, de 14 Câmeras), por exemplo, parece ter perdido o controle de seu próprio corpo após voltar para casa de uma pescaria. Seu filho temperamental Harry (Chris Sheffield, de O Experimento de Aprisionamento de Stanford), que mora com ele na ilha, não sabe como lidar com o problema.

Imagem do filme 'O Mistério de Block Island'
Michaela McManus em imagem do filme 'O Mistério de Block Island', de Kevin McManus e Matthew McManus | Reprodução


Felizmente a filha mais velha de Tom, a bióloga marinha Audry (Michaela McManus, de Dentro do Labirinto Cinzento), está a caminho da ilha e pode usar seus conhecimentos para solucionar o mistério. Isso na teoria, porque na prática Audry está menos interessada em coletar amostras e iniciar uma investigação, e mais em tentar apaziguar conflitos familiares desinteressantes que, no fim das contas, ocupam a maior parte do filme.

$ads={2}

Dá para traçar um paralelo entre os eventos de O Mistério de Block Island e os do recente terror sobrenatural The Dark and the Wicked de Bryan Bertino. Ambos são sobre irmãos lidando com pais idosos e os sentimentos complexos que a situação desencadeia. E embora sejam de origem diferente, em ambos há uma força misteriosa que ameaça consumir a família.

Imagem do filme 'O Mistério de Block Island'
Neville Archambault em imagem do filme 'O Mistério de Block Island', de Kevin McManus e Matthew McManus | Reprodução


A diferença é que enquanto na obra de Bertino haviam personagens complexos e o diretor não permitia que o ritmo lento atrapalhasse os momentos de tensão, criando um espetáculo arrepiante, aqui temos um drama familiar morno que, provavelmente, vai entediar boa parte do público. O drama se intensifica com a chegada da irmã chata Jen (Heidi Niedermeyer, de 13 Câmeras), que parece estar no filme apenas para que ele tenha alguns minutos a mais.

As pistas sobre o segredo da ilha vão sendo entregues a conta-gotas. Primeiro pelo teórico da conspiração Dale (Jim Cummings, de O Lobo de Snow Hollow) e depois pelo misterioso Kurt (Jeremy Holm, do slasher The Ranger), que vive recluso em uma área isolada. Mas tanto faz, porque nossa heroína ignora as respostas com a mesma naturalidade com que ignora seu trabalho como bióloga marinha.

Imagem do filme 'O Mistério de Block Island'
Michaela McManus em imagem do filme 'O Mistério de Block Island', de Kevin McManus e Matthew McManus | Reprodução


Os mistérios, o fato de podermos acompanhar a história através da perspectiva dos dois irmãos, e as visões fantasmagóricas que ocasionalmente pipocam na tela (uma aparente homenagem ao clássico Invasores de Corpos), não são suficientes para tornar o filme menos cansativo. Isso é uma pena, porque os minutos finais de O Mistério de Block Island são realmente interessantes e até um pouco assustadores. Havia uma boa idéia aqui. Mas seu impacto se diluiu durante a jornada.

Nota: 4

Título original: The Block Island Sound.
Gênero: Drama, suspense, terror, ficção científica.
Produção: 2020.
Lançamento: 2020.
País: Estados Unidos.
Duração: 99 minutos.
Roteiro: Kevin McManus, Matthew McManus.
Direção: Kevin McManus, Matthew McManus.
Elenco: Chris Sheffield, Michaela McManus, Neville Archambault, Ryan O'Flanagan, Matilda Lawler, Jim Cummings, Jeremy Holm, Heidi Niedermeyer, Willie C. Carpenter, Matthew Lawler, PJ McCabe, Robyn Payne, Rafay Rashid, Neil Santoro, David Crossley.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem