Retro Review | Pânico 2 (Scream 2, 1997)

Ghostface persegue os sobreviventes de Woodsboro em 'Pânico 2'; Wes Craven e Kevin Williamson retornam como diretor e roteirista da sequência


panico-2-imagem-08
Imagem do filme 'Pânico 2', de Wes Craven


Pânico 2 é um filme de terror de 1997, sobre um assassino mascarado que persegue os sobreviventes de um massacre ocorrido dois anos antes. É a segunda parte de uma franquia de sucesso, responsável por revitalizar o subgênero slasher no final dos anos 90. Wes Craven, realizador de A Hora do Pesadelo e Benção Mortal, retorna para dirigir a sequência, novamente a partir do roteiro de Kevin Williamson.

Como em time que está ganhando não se mexe, também retornam a final girl Sidney Prescott (Neve Campbell) e outras figuras queridas do filme original, como a ambiciosa repórter Gale Weathers (Courteney Cox), o policial trapalhão Dewey Riley (David Arquette) e o nerd Randy (Jamie Kennedy), que antes era especialista em regras de filmes de terror e agora mostra que também sabe muita coisa sobre regras de sequências de filmes famosos.

panico-2-imagem-02
Imagem do filme 'Pânico 2', de Wes Craven


Dois anos depois dos eventos de Pânico, Gale Weathers se tornou uma pessoa ainda mais conhecida do que já era. Ela escreveu um livro sobre os assassinatos de Woodsboro, e agora sua obra está sendo adaptada no formato de um filme de terror chamado 'Stab'. Ou 'A Punhalada', na tradução em português.




Pânico 2 começa justamente durante a pré-estreia de 'A Punhalada', que não termina muito bem. Na verdade, termina muito mal, com um casal sendo brutalmente assassinado enquanto o público que lota o cinema acompanha a atriz Heather Graham (Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer) reproduzindo na telona a clássica cena inicial do longa original.

panico-2-imagem-04
Neve Campbell e Courteney Cox em imagem do filme 'Pânico 2', de Wes Craven


O detalhe é que a pré-estreia de 'A Punhalada' aconteceu em Windsor, mesma cidade onde Sidney e seu amigo de colégio Randy estão tentando recomeçar a vida. Nossa heroína não demora para desconfiar que os assassinatos no cinema podem ter ligação com os eventos trágicos de seu passado. Quando novas mortes acontecem, ela não tem dúvidas de que alguém assumiu o manto de Ghostface e está reproduzindo os terríveis eventos de Woodsboro.




Em Pânico 2 temos um ênfase maior na consolidação de vínculos entre os personagens, especialmente entre Gale e Dewey. Cotton Weary (Liev Schreiber, de Um Ato de Liberdade), personagem que mal aparecida no filme original, ganha enorme destaque. Temos caras novas como o namorado de Sidney, Derek (Jerry O'Connell, de Piranha 3D); e a doce Cici, interpretada por Sarah Michelle Gellar, a eterna Buffy Summers da série cult Buffy - A Caça Vampiros. Como no filme original, todos são suspeitos. Se não são, correm o risco de se tornar vítimas dos ataques do novo Ghostface.

panico-2-imagem-10
Sarah Michelle Gellar em imagem do filme 'Pânico 2', de Wes Craven


Metalinguagem, metáforas visuais, autocríticas e muito humor-negro continuam fazendo parte da sequência, e a brilhante cena de abertura no cinema tem um pouco de tudo isso. Eu particularmente amo a cena em que os alunos discutem sobre sequências de filmes de sucesso. Há debates interessantes sobre como a arte imita a vida e sobre como a vida imita a arte. E é impressionante a facilidade como o filme consegue nos surpreender pela segunda vez, brincando com clichês como o do assassino que levanta para o último susto.

Apesar desses acertos, a fórmula de Williamson começa a apresentar sinais de desgaste. Os ataques do vilão estabanado já não causam tanto impacto. Os personagens parecem ter ficado burros de um filme para o outro. Decisões duvidosas como não retirar a máscara do assassino desacordado, ou não pegar aquela arma ali do lado para terminar o serviço, são frequentes.

panico-2-imagem-24
Courteney Cox e David Arquette em imagem do filme 'Pânico 2', de Wes Craven


As investigações policiais sobre os assassinatos são praticamente inexistentes. Aliás, você vai precisar de muita boa vontade para engolir a facilidade com que o assassino elimina dois deles. E mais ainda para aceitar como o vilão prevê os passos de Sidney e constrói um cenário elaborado para o confronto final.

É difícil dizer se essas decisões do diretor e seu roteirista se devem aos problemas pelos quais o filme passou antes de seu lançamento (há histórias de que o roteiro vazou na internet e precisou ser reescrito às pressas) ou se são decisões conscientes, que se alinham com o comentário de um dos personagens: faltam boas ideias em continuações. Pânico 2 ainda diverte. Mas não chega nem perto do original.

Nota: 5.5/10

Título original: Scream 2.
Gênero: Terror.
Produção: 1997.
Lançamento: 1997.
País: Estados Unidos.
Duração: 2h.
Roteiro: Kevin Williamson.
Direção: Wes Craven.
Elenco: Neve Campbell, Courteney Cox, David Arquette, Sarah Michelle Gellar, Jerry O'Connell, Liev Schreiber, Jada Pinkett Smith, Omar Epps, Heather Graham, Elise Neal, Timothy Olyphant, Jamie Kennedy, Duane Martin, Laurie Metcalf, Lewis Arquette, Rebecca Gayheart, Portia de Rossi, Marisol Nichols, Philip Pavel, Tim Hillman, Tori Spelling, Luke Wilson, Christopher Doyle.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem