Crítica | O Albergue 2 (Hostel: Part II, 2007)

Eli Roth retorna para dirigir 'O Albergue 2', sequência do sucesso de 2005 estrelada por Lauren German, Bijou Phillips e Heather Matarazzo


A atriz Bijou Phillips como Whitney no filme 'O Albergue 2', de Eli Roth
A atriz Bijou Phillips como Whitney no filme 'O Albergue 2', de Eli Roth | Foto: © Lionsgate


Três amigas são atraídas para uma armadilha mortal durante uma viagem à Eslováquia neste filme de terror sangrento e divertido, dirigido e roteirizado por Eli Roth. O longa-metragem é a sequência de O Albergue, filme de 2005 responsável pelo surgimento do termo "torture porn", criado por críticos enojados com o nível de violência gráfica apresentado nas telas. Mais tarde, esse termo acabou sendo aplicado a filmes que vieram antes dele, como a franquia Jogos Mortais.

O Albergue 2 marca uma nova parceria entre Roth e o produtor Quentin Tarantino. O longa produzido com um orçamento estimado de US$ 10 milhões, é estrelado por Lauren German (Um Amor para Recordar), Bijou Phillips (Garotas sem Rumo) e Heather Matarazzo (Pânico 3). A exemplo do primeiro filme, ele também tem algumas participações muito especiais. A mais memorável é a de Ruggero Deodato, o diretor do polêmico Holocausto Canibal (1980), que aparece interpretando justamente um canibal.

As atrizes Vera Jordanova e Lauren German como Axelle e Beth no filme 'O Albergue 2', de Eli Roth
As atrizes Vera Jordanova e Lauren German como Axelle e Beth no filme 'O Albergue 2', de Eli Roth | Foto: © Lionsgate


O filme de terror de Roth começa com nosso querido final boy Paxton (Jay Hernandez) revivendo em ritmo de pesadelo os apuros que passou nas mãos dos vilões do Clube de Caça, a organização misteriosa que captura turistas e os vende a homens ricos dispostos a pagar para torturar e matar pessoas. No decorrer do filme, revemos outros personagens do original. Inclusive aquelas crianças assustadores, que agora aterrorizam pessoas com armadilhas na floresta.

PUBLICIDADE

Por motivos que quem assistiu ao filme original já deve imaginar, as maravilhosas Natalya e Svetlana, interpretadas por Barbara Nedeljakova e Jana Kaderabkova, não retornam na sequência. Em compensação, temos outra beldade: a modelo Axelle, interpretada por Vera Jordanova. Essa atriz finlandesa tem poucos trabalhos no cinema, mas retornou às telas recentemente interpretando a personagem Vera Dermendjieva na série de TV búlgara Belezi.

Imagem do filme 'O Albergue 2', de Eli Roth
Imagem do filme 'O Albergue 2', de Eli Roth | Foto: © Lionsgate


Conhecemos Axelle após a cena de abertura, durante uma aula de pintura com direito a nudez frontal masculina — uma resposta ou talvez uma piada com as críticas que Roth recebeu sobre o excesso de nudez feminina do primeiro filme. A aula de pintura também serve para nos apresentar à protagonista, a estudante universitária Beth (German) e suas amigas, a extrovertida Whitney (Phillips) e a adorável Lorna (Matarazzo).

PUBLICIDADE

Axelle reencontra as três durante uma viagem de trem que mais parece um passeio de trem fantasma. Ela não tem dificuldade para convencer as amigas a fazer um desvio de suas festas e dar uma paradinha em um certo albergue na Eslováquia, que promete reclusão, segurança e talvez até romance. Quem assistiu ao primeiro filme sabe que essa história não vai terminar bem.

O ator Richard Burgi como Todd no filme 'O Albergue 2', de Eli Roth
O ator Richard Burgi como Todd no filme 'O Albergue 2', de Eli Roth | Foto: © Lionsgate


Embora à primeira vista pareça seguir um rumo idêntico ao do primeiro filme, O Albergue 2 apresenta surpresas suficientes para garantir uma jornada interessante. Há várias cenas que revelam detalhes sobre o funcionamento do Clube de Caça. Nós inclusive passamos um bom tempo na companhia de dois empresários repugnantes, enquanto viajam para o armazém da morte para assumir o papel de carrascos em sua primeira sessão de torturas.

Falando no armazém da morte, parece que os vilões aprenderam bastante com os erros que cometeram no filme original. A segurança do lugar está reforçada, com direito a câmeras vigiando os corredores para impedir que vítimas escorregadias escapem. A criatividade com os cenários também melhorou, e agora existem até salas de tortura temáticas.

As atrizes Vera Jordanova e Lauren German como Axelle e Beth no filme 'O Albergue 2', de Eli Roth
As atrizes Vera Jordanova e Lauren German como Axelle e Beth no filme 'O Albergue 2', de Eli Roth | Foto: © Lionsgate


A personagem da atriz tcheca Monika Malácová (série Labyrint), por exemplo, ganha uma sala em estilo medieval com banheira gigante decorada com velas, onde pode, literalmente, tomar um banho de sangue. O cenário e a construção dessa cena é inspirada na história de Elizabeth Bathory, a "Condessa de Sangue" da Hungria que, diz a lenda, se banhou no sangue de virgens para manter sua beleza no final dos anos 1500 e início de 1600.

Mesmo com tanta coisa acontecendo, Beth, Whitney e Lorna ganham tempo suficiente de tela, tanto nos momentos de calmaria quanto na metade final, quando o sangue falso começa a jorrar para todos os lados. Os efeitos práticos e a maquiagem são tão impressionantes quanto os do primeiro filme. E você ainda pode esperar por um plot twist surpreendente. Na verdade, o filme tem três reviravoltas. Mas talvez por ser mais simples, a última, envolvendo Beth e o líder dos vilões, consegue ser mais terrivelmente divertida do que as outras.

Nota: 8/10

Título Original: Hostel: Part II.
Gênero: Terror.
Produção: 2007.
Lançamento: 2007.
País: Estados Unidos da América, República Tcheca.
Duração: 1 h 34 min.
Roteiro: Eli Roth.
Direção: Eli Roth.
Elenco: Lauren German, Roger Bart, Heather Matarazzo, Bijou Phillips, Richard Burgi, Vera Jordanova, Jay Hernandez, Jordan Ladd, Milan Knazko, Edwige Fenech, Stanislav Yanevski, Patrik Zigo, Zuzana Geislerová, Ivan Furak, Monika Malácová, Davide Dominici, Petr Vancura, Roman Janecka, Milda Jedi Havlas.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem