O pior pesadelo de uma mãe se concretiza em 'Trancada', suspense tenso e emocionante do diretor D.J. Caruso, estrelado por Rainey Qualley
Imagem do filme 'Trancada', de D.J. Caruso | Foto: © Daily Wire |
Trancada é um filme de suspense sobre uma jovem mãe que precisa escapar de uma prisão improvisada a tempo de proteger os filhos contra um invasor mal-intencionado. É o segundo de quatro projetos anunciados pelo The Daily Wire, empresa de mídia conservadora que experimentou um crescimento explosivo nos últimos anos e agora tenta ganhar espaço no cinema, oferecendo ao público uma alternativa à chamada agenda liberal de Hollywood.
Embora o The Daily Wire tenha comprado os direitos de seu primeiro filme lançado, Run Hide Fight (2020), Trancada é o primeiro filme que eles realmente produziram por conta própria. O longa-metragem estrelado pela atriz e cantora Rainey Qualley (Oito Mulheres e um Segredo) é dirigido por D.J. Caruso, mesmo realizador de Paranóia e O Quarto dos Esquecidos. O roteiro da estreante Melanie Toast vem da Black List, publicação anual que lista os melhores roteiros ainda não filmados.
PUBLICIDADE
Jessica (Qualley) é uma dependente química recém-saída de um período de reabilitação, que luta para se manter limpa e criar seus dois filhos pequenos. Ela vive em uma região rural, presumivelmente no Tennessee, em uma casa antiga herdada da avó, que faleceu recentemente. Sem grana para pagar os impostos, Jessica decide se mudar para o Texas e recomeçar a vida. Só que o destino tem outros planos, e nossa heroína acaba trancada na despensa da casa após uma discussão com o ex-namorado viciado, Rob (Jake Horowitz, de Herança Maldita).
Rainey Qualley como Jessica no filme 'Trancada', de D.J. Caruso | Foto: © Daily Wire |
Boa parte do filme é sobre Jessica tentando escapar do cômodo apertado para proteger os filhos, expostos ao frio, à fome e aos perigos do mundo exterior — uma metáfora para pais que lutam para escapar da prisão sem grades do vício pelo bem de seus filhos. A situação fica definitivamente desesperadora com a chegada de Sammy (Vincent Gallo, de Cidade Sombria), o amigo drogado de Rob que tem um motivo perturbador para invadir a casa, e cuja maldade pode ser sentida mesmo quando não está em cena.
PUBLICIDADE
Qualley faz um bom trabalho como a mulher que se desviou de seu caminho, mas encontra em uma situação horrível os sinais que poderão levá-la à redenção. Luciana VanDette (série Dead Ringers) e sua dublê, Penelope Martone (Isolation the Series) se revezam no papel de Lainey, a adorável filha de quatro anos de Jessica, que precisa seguir as orientações da mãe para sobreviver e cuidar do irmão recém-nascido.
Rainey Qualley como Jessica no filme 'Trancada', de D.J. Caruso | Foto: © Daily Wire |
Caruso espertamente mantém o espectador trancado com Jessica. O design de som impecável reproduz o rangido de cada tábua do piso e o baque de cada porta da casa em ruínas, oferecendo as pistas para que cada um imagine o que está acontecendo lá fora, e garantindo que a tensão esteja quase sempre presente. O terror psicológico predomina, mas você também pode esperar por cenas cruas de violência à medida que o filme avança para um clímax emocionante encharcado pela água da chuva.
PUBLICIDADE
O visual claustrofóbico da prisão improvisada contrasta com os cenários externos paradisíacos, em especial com a beleza corrompida do pomar repleto de maçãs podres, uma representação do passado decadente do qual Jessica está desesperada para se livrar. As maçãs, que curiosamente ganham um novo significado no final, são apenas parte do simbolismo religioso presente no filme, que acrescenta camadas intrigantes à jornada.
Rainey Qualley como Jessica no filme 'Trancada', de D.J. Caruso | Foto: © Daily Wire |
Como Caruso e sua roteirista precisam dedicar algum tempo para as reflexões da protagonista sobre seu passado e sobre as dificuldades de ser mãe por trás de uma porta, eventuais quedas no ritmo são inevitáveis. Mas essa história sobre valores familiares, coragem, determinação e fé, recupera o equilíbrio na metade final, pega embalo no último ato, e encerra com um confronto satisfatório e uma mensagem edificante.
Nota: 6.8/10
Título Original: Shut In.
Gênero: Suspense.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 29 min.
Roteiro: Melanie Toast.
Direção: D.J. Caruso.
Elenco: Rainey Qualley, Jake Horowitz, Luciana VanDette, Vincent Gallo, Mahboub Hosseinzadeh, Penelope Martone, Aidan Steimer.