Uma universitária desconfia que uma entidade sobrenatural está puxando as cordas de seu destino em 'The Puppetman', filme de terror do diretor Brandon Christensen
Alyson Gorske como Michal no filme 'The Puppetman', de Brandon Christensen. Foto: © NTFH 2023 |
O filme de terror The Puppetman segue os tortuosos passos de Michal (Alyson Gorske, da série Falando a Real), uma estudante universitária atormentada pela avalanche de manchetes anunciando a iminente injeção letal de seu pai no corredor da morte. Quando Michal era criança, seu pai cometeu um crime terrível. Ele alegou que estava possuído por uma força sobrenatural, mas o juiz claramente não acreditou nessa história quando apareceu no tribunal.
Michal vive atormentada pelas memórias fragmentadas dessa tragédia. Os amigos Danny (Kio Cyr, de Give Me an A), Glenn (Cameron Wong, da série NCIS) e Jo (Anna Telfer, de Aquarium of the Dead) tentam mantê-la com os pés no chão. A mais preocupada é a colega de quarto Charlie (Angel Prater, da série Animal Kingdom). Provavelmente porque ela anda testemunhando estranhos episódios de sonambulismo da amiga estressada, que além de vagar sem rumo pelos corredores da casa, deixa marcas muito estranhas nas paredes.
PUBLICIDADE
O diretor Brandon Christensen, mesmo realizador de O Enviado do Mal e Amizade Maldita, reserva o primeiro ato para apresentar e explorar a amizade do quinteto, que funciona relativamente bem. Algumas decisões que tomam não fazem muito sentido e, à exceção de Kio Cyr, dificilmente o elenco convencerá alguém que são menores que precisam recorrer a identidades falsas para comprar bebida na loja da esquina. Mas o elenco é esforçado e não é difícil comprar a amizade dos quatro.
Angel Prater como Charlie no filme 'The Puppetman', de Brandon Christensen. Foto: © NTFH 2023 |
Após uma morte em circunstâncias misteriosas, os amigos começam a cogitar a possibilidade de que uma força sobrenatural esteja aprontando das suas, controlando suas vítimas e forçando-as a fazer coisas indizíveis. Talvez seja até a mesma entidade que puxou as cordas do destino do pai de Michal! Esta reviravolta narrativa injeta vitalidade na trama, mas o ritmo lento que se segue após o acontecimento crucial não ajuda muito o filme.
PUBLICIDADE
A narrativa transita por momentos de introspecção psicológica de Michal, onde sua dor e traumas se tornam o epicentro da história. Entretanto, o roteiro carece de inspiração, tornando as passagens que exploram o estado mental da protagonista, por vezes, monótonas e desprovidas de impacto emocional. A tentativa de explorar a infância de Michal e a complexa dinâmica com seus pais carece de contexto, assim como a conexão da família com o manipulador demoníaco de cordas.
Anna Telfer, Kio Cyr e Cameron Wong como Jo, Danny e Glenn no filme 'The Puppetman', de Brandon Christensen. Foto: © NTFH 2023 |
O filme, no entanto, não é completamente destituído de interesse, graças a algumas cenas de mortes adequadamente horríveis espalhadas pelo caminho. Uma delas envolve um altere. Outra, um livro queimado. Essas cenas remetem levemente aos arrepios de A Hora do Pesadelo, franquia de terror iniciada por Wes Craven, sobre um assassino sobrenatural capaz de invadir os sonhos de suas vítimas. São momentos memoráveis e genuinamente enervantes, e contribuem para que o público permaneça ligado ao filme, mesmo quando este ameaça perder sua chama.
Coincidência ou não, embora o roteirista Matt Manjourides tenha afirmado que a ideia original para o filme tenha surgido após ele ouvir uma versão da música "Puppet Man", o conceito de uma entidade sobrenatural que controla as ações dos seres humanos também já foi explorado em A Hora do Pesadelo. Aconteceu em A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos, na cena onde Freddy Krueger transforma um dos personagens em uma marionete viva, forçando-o a cometer um ato macabro.
A atriz Alyson Gorske como Michal no filme 'The Puppetman', de Brandon Christensen. Foto: © NTFH 2023 |
A tentativa do diretor Brandon Christensen de explorar o controle do destino e os fios invisíveis que podem manipular nossas vidas de maneiras obscuras e inexplicáveis resulta em uma experiência repleta de alto e baixos. Mas apesar de seu ritmo intermitente e lapsos narrativos do filme, sua capacidade de criar ocasionais momentos medonhos merece elogios.
Nota: 5/10
Título Original: The Puppetman.
Gênero: Terror.
Produção: 2023.
Lançamento: 2023.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 36 min.
História: Brandon Christensen, Ryan Christensen, Matt Manjourides.
Roteiro: Ryan Christensen.
Direção: Brandon Christensen.
Elenco: Alyson Gorske, Angel Prater, Kio Cyr, Cameron Wong, Anna Telfer, Michael Paré, Caryn Richman, Natalie Meetze, Zachary Le Vey, Kathryn Schneider, Curtis Arney, Luke Brewer, Joshua Cole, Donovan Gale, Morrin Jermyn, John Lizzi, Gabrielle Nunzio, Sean C. Sanders, Jayson Therrien.