Crítica | Um Conto Fatal (It's a Wonderful Knife, 2023)

Uma jovem vê seu pedido de Natal se transformar em pesadelo em 'Um Conto Fatal', reimaginação distorcida de 'A Felicidade Não se Compra' dirigida por Tyler MacIntyre


Imagem do filme 'Um Conto Fatal', mostrando o vilão Angel
Imagem do filme 'Um Conto Fatal', de Tyler MacIntyre. Foto: © RLJE Films / Shudder


No filme A Felicidade Não se Compra (It's a Wonderful Life, 1946), de Frank Capra, um anjo é enviado para ajudar um homem de negócios frustrado, mostrando a ele como seria a vida se nunca tivesse existido. Algo semelhante acontece com Winnie Carruthers, a personagem de Jane Widdop (Angie: Garotas Perdidas) no novo filme de terror do diretor Tyler MacIntyre, Um Conto Fatal.

Winnie vive uma vida tranquila em Angel Falls, cidade interiorana pequena e colorida descrita como a "capital mundial do Natal". Ela participa de uma festa natalina na companhia de sua melhor amiga Cara (Hana Huggins, da série Flash), mas sua noite termina de forma chocante após um encontro com um assassino mascarado misterioso — ou quase, já que sua identidade é revelada lá pela marca dos 10 minutos.


PUBLICIDADE


Um ano depois, Winnie está tão deprimida pelas lembranças do confronto mortal e por alguns problemas pessoais, que deseja nunca ter nascido — um pedido que a aurora boreal, ou seja lá o que for que paira no céu de Angel Falls, atende instantaneamente. Nossa heroína vai parar em uma versão alternativa de Angel Falls, onde seus amigos e sua família não se lembram dela. Para piorar, Winnie descobre que, sem sua intervenção, o assassino continua à solta.

O ator Justin Long como Henry no filme 'Um Conto Fatal'
Justin Long como Henry no filme 'Um Conto Fatal', de Tyler MacIntyre. Foto: © RLJE Films / Shudder


MacIntyre mostrou que sabe trabalhar bem com elementos de terror e comédia, tanto em seu filme de estreia, Patchwork, quanto em sua obra seguinte, o divertido As Garotas da Tragédia. Parte desse brilho está presente na cena de abertura de 16 minutos de Um Conto Fatal, onde não faltam facadas, e perseguições intensas. Quando o filme realmente começa, porém, não há combustível suficiente para manter as engrenagens girando.

O roteiro assinado por Michael Kennedy, co-roteirista de Freaky - No Corpo de um Assassino, não oferece ao elenco material suficiente para trabalhar. A amizade entre a protagonista e uma jovem desajustada chamada Bernie, interpretada por Jess McLeod (Imperdoável), simplesmente não convence. Apesar dos esforços da carismática Jane Widdop, também há pouco a se aproveitar do relacionamento entre Winnie e sua família alternativa.


PUBLICIDADE


Uma vez que mortes são o principal atrativo de qualquer filme slasher, os personagens desinteressantes não incomodam tanto a princípio. O problema é que os ataques do assassino não apenas se tornam menos frequentes, mas também começam a acontecer fora da tela. A cena do confronto no cinema, por exemplo, é um desperdício de potencial tão grande que chega a lembrar do massacre no banheiro que Nia DaCosta se recusou a mostrar em A Lenda de Candyman.

Jess McLeod e Jane Widdop como Bernie e Winnie no filme 'Um Conto Fatal'
Jess McLeod e Jane Widdop como Bernie e Winnie no filme 'Um Conto Fatal', de Tyler MacIntyre. Foto: © RLJE Films / Shudder


Um Conto Fatal encontra uma pequena redenção graças a algumas participações especiais. Justin Long, astro de House of Darkness e Noites Brutais, parece estar se divertindo como Henry, um agente imobiliário inescrupuloso com um bronzeado engraçado. Katharine Isabelle, estrela de Possuída e American Mary, faz aparições rápidas como a tia Gale. E ainda dá para matar saudades de William B. Davis, o Canceroso da série Arquivo X, que interpreta o proprietário de uma casa histórica em Angel Falls.

Também gostei do visual do assassino, com suas vestes brancas e máscara de plástico. Mas como 2023 foi um ano marcado por vilões com máscaras toscas (o fraco Conferência Mortal e o divertido Dezesseis Facadas estão aí para provar isso), acho que não foi tão difícil se destacar nesse aspecto.

Nota: 3.8/10

Título Original: It's a Wonderful Knife.
Gênero: Terror, comédia, mistério.
Produção: 2023.
Lançamento: 2023.
País: Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá.
Duração: 1 h 27 min.
Roteiro: Michael Kennedy.
Direção: Tyler MacIntyre.
Elenco: Jane Widdop, Joel McHale, Justin Long, Jess McLeod, Katharine Isabelle, Aiden Howard, Erin Boyes, Sean Depner, Zenia Marshall, Jason Fernandes, Hana Huggins, Kiki Faye, William B. Davis, Dimitri 'Vegas' Thivaios, Cassandra Naud, Sydney Scotia, Thomas Nicholson, Oscar Chark, Grace Vukovic, Brandon Ironside, Jamal Ali, Jude Wilson, Mark Wilmot.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem