Naomi Ackie e Channing Tatum estrelam este thriller fascinante e surpreendente, ambientado em uma ilha onde a festa nunca acaba; o filme marca a estreia na direção da atriz Zoë Kravitz.
Frida (Naomi Ackie) desconfia que há algo muito errado no paraíso no filme 'Pisque Duas Vezes'. Foto: © MGM. |
Após atuar em filmes como Batman, A Noite é Delas e X-Men: Primeira Classe, Zoë Kravitz faz sua estreia como diretora com Pisque Duas Vezes. Este híbrido de terror psicológico, thriller de sobrevivência, comédia de humor negro e romance distorcido leva o espectador a uma ilha tropical onde um pesadelo alucinante o aguarda.
Pisque Duas Vezes revelou-se uma grata surpresa ao ser lançado nos cinemas, em agosto deste ano. Pouco depois, a semelhança entre os temas abordados no filme e um escândalo que veio à tona nos Estados Unidos chamou ainda mais atenção. A obra de Zoë Kravitz tornou-se quase profética e, sem dúvida, ainda mais impactante.
PUBLICIDADE
Não entrarei em detalhes sobre o caso real, pois seria impossível evitar spoilers, e parte da graça de Pisque Duas Vezes é juntar as pistas deixadas pelo roteiro para entender o que está acontecendo. Ainda assim, acredito que todos farão a conexão enquanto acompanham a história de Frida (Naomi Ackie, de Lady Macbeth), uma garçonete especialista em pintar unhas impecáveis, mas que ainda está aprendendo a se equilibrar em um salto alto sem derrubar a si mesma — ou quem estiver por perto.
As amigas Camilla e Heather, interpretadas por Liz Caribel e Trew Mullen, no filme 'Pisque Duas Vezes'. Foto: © MGM. |
Frida está trabalhando ao lado de sua melhor amiga, Jess (Alia Shawkat, de Apresentando os Ricardos), em uma festa de gala patrocinada por Slater King (Channing Tatum, de Deadpool & Wolverine), um bilionário da tecnologia aparentemente empenhado em se redimir de uma ofensa que o filme opta por não revelar. Contrariando as orientações de seu gerente sobre as vantagens de ser invisível, Frida troca o uniforme de garçonete por um vestido de coquetel e se mistura facilmente aos convidados abastados de King.
Mesmo sem uma fada madrinha, nossa heroína tem seu momento de Cinderela quando ela e Jess são convidadas pelo bilionário para um retiro em sua ilha tropical particular. Talvez porque serpentes não sejam raras no paraíso, a informação de que a ilha é povoada por cobras venenosas amarelas não desanima os visitantes. Já uma série de eventos estranhos — e por vezes hilariantes — que se acumulam durante o passeio deixa claro que há algo muito errado naquele lugar.
PUBLICIDADE
Pisque Duas Vezes ecoa obras recentes como O Menu, Convite Maldito e Não Se Preocupe, Querida. Contudo, o tom bem-humorado e o foco inabalável no entretenimento garantem que a estreia estilosa de Kravitz como diretora se destaque de seus concorrentes. Os mistérios do filme são apresentados sem pressa, mas não é correto dizer que a narrativa é lenta. Parte disso se deve à edição frenética, que passa a sensação de que as situações estão acontecendo em ritmo acelerado. Parte se deve à direção de fotografia, que proporciona a experiência desorientadora necessária.
Frida (Naomi Ackie) e Slater King (Channing Tatum) passeiam pela ilha onde a festa nunca acaba no filme 'Pisque Duas Vezes'. Foto: © MGM. |
Enquanto isso, entre festas à beira da piscina e diálogos intrigantes, o roteiro mantém a sensação de que a história está sempre avançando. Tanto que a reviravolta que acontece pouco depois da metade do filme parece ter chegado cedo demais. Felizmente, o roteiro ainda tem muitas cartas na manga, e a montanha-russa de emoções dura até o final.
O elenco talentoso brilha, mesmo que alguns personagens não tenham o desenvolvimento que mereciam. Entre eles, temos Christian Slater (Amor à Queima Roupa) no papel de um executivo, e Levon Hawke (minissérie Entre Estranhos) como um garoto prodígio da tecnologia. Até Haley Joel Osment, o menino que via gente morta em O Sexto Sentido, faz uma participação especial como o geek fofinho Tom.
Liz Caribel (God's Time) e Trew Mullen (série Sunny Family Cult) garantem uma dose extra de alívio cômico como as amigas festeiras Camilla e Heather. Geena Davis (A Mosca) faz uma participação como a neurótica assistente pessoal e irmã de Slater, enquanto Kyle MacLachlan (Veludo Azul) interpreta um psicólogo que contribui para aumentar a quantidade de mistérios na ilha e cuida para que o título do filme faça sentido.
Frida (Naomi Ackie) e Sarah (Adria Arjona) preparam um último brinde antes da festa virar pesadelo no filme 'Pisque Duas Vezes'. Foto: © MGM. |
Naomi Ackie arrasa como a garçonete atrapalhada que vê seu conto de fadas se transformar em um pesadelo. Fazia tempo que eu não via uma protagonista tão carismática e divertida. E a química da atriz com o resto do elenco também é impressionante, principalmente quando contracena com a amiga Jess, com o bilionário Slater e com a diva do reality show fictício "Sobreviventes Gostosas", Sarah, interpretada por Adria Arjona, de Dia de Trabalho Mortal. Também fazia tempo que eu não via um momento girl power, quando as moças se reúnem para desfilar em câmera lenta, fluir de maneira tão natural.
Visualmente, Pisque Duas Vezes é belíssimo, com uma cinematografia repleta de cores vibrantes que contribui para tornar o passeio pela ilha infernal ainda mais atraente. Kravitz demonstra bastante competência ao trabalhar os momentos de suspense, sabe o momento certo de recorrer ao humor para aliviar a tensão acumulada, e nunca permite que a mensagem ofusque a diversão.
Eu só recomendo que você não vá com muita sede ao pote, pois mesmo não sendo o típico filme sisudo que geralmente se vê no chamado "terror social", Pisque Duas Vezes lida com temas pesados, que podem facilmente chocar boa parte do público. Obviamente as cenas mais controversas não chegam nem perto de serem tão gráficas quanto em outros filmes que abordam temas semelhantes, mas fica o alerta para o público mais sensível.
Quem estiver preparado encontrará uma obra estilosa, capaz de provocar tanto risos nervosos quanto desconforto crescente. E, claro, será brindado com um ato final frenético, gloriosamente selvagem e sangrento, digno de arrancar um sorriso da lendária Jennifer Hills. Por padrão, coloquei o trailer abaixo. Mas eu aconselho que você não o assista, pois quanto menos você souber sobre o filme, melhor será sua experiência.
Nota: 8.3/10
Título Original: Blink Twice.
Gênero: Suspense, mistério, terror.
Produção: 2024.
Lançamento: 2024.
País: Estados Unidos da América, México.
Duração: 1 h 42 min.
Roteiro: Zoë Kravitz, E.T. Feigenbaum.
Direção: Zoë Kravitz.
Elenco: Naomi Ackie, Channing Tatum, Alia Shawkat, Christian Slater, Simon Rex, Adria Arjona, Haley Joel Osment, Liz Caribel, Levon Hawke, Trew Mullen, Geena Davis, Kyle MacLachlan, Cris Costa, María Elena Olivares, Saul Williams.