Uma mulher tenta escapar de um sequestrador incompetente neste thriller de abdução pouco envolvente, estrelado por Kelsey Asbille e Finn Wittrock.
![]() |
Kelsey Asbille interpreta Iris no filme 'Não Se Mexa'. Foto: ©Netflix |
Não Se Mexa, o novo filme da Netflix, é um thriller sobre uma mulher sequestrada por um aspirante a vilão em uma floresta. Ok, ele não é exatamente aspirante, pois o filme sugere que já estava aprontando das suas há algum tempo. Só que o cara é muito ruim em quase tudo o que faz. Até mesmo seu “plano infalível” de injetar uma droga em sua vítima para paralisá-la, dando-lhe tempo para levá-la até sua cabana isolada, não sai conforme o esperado.
A vítima, no caso, é Iris, interpretada por Kelsey Asbille, da série Yellowstone. O primeiro ato de Não Se Mexa apresenta um pouco de seu conflito interno, enquanto ela busca razões para viver após uma tragédia. O resto do filme é sobre sua tentativa de escapar do sequestrador trapalhão, enquanto a substância injetada começa a paralisá-la lentamente.
PUBLICIDADE
Não vou revelar mais sobre a trama. Não porque seja um primor de originalidade ou esteja repleta de reviravoltas, mas porque os melhores momentos do filme estão condensados nos primeiros quarenta minutos. Depois disso, Não Se Mexa perde o ritmo, se apoia em conveniências, torna-se repetitivo e caminha para um final anticlimático.
![]() |
Finn Wittrock como Richard no filme 'Não Se Mexa'. Foto: ©Netflix |
A favor, o filme conta com um bom trabalho de câmera e mixagem de som, especialmente nas tentativas de simular a visão e audição distorcidas da protagonista à medida que a droga faz efeito. Os diretores Brian Netto (Delivery) e Adam Schindler (Invasores) também conseguem criar alguns momentos de tensão, como na cena em que Iris cai paralisada em campo aberto.
Asbille faz um trabalho convincente como a mulher psicologicamente fragilizada. O filme, aliás, pode ser interpretado como uma metáfora sobre o luto, o que, no fim das contas, não o torna melhor. Finn Wittrock (Respire Fundo) também não está mal, mas, como já mencionei, o roteiro faz com que seu vilão seja tão pouco ameaçador que dificilmente alguém irá levá-lo a sério.
PUBLICIDADE
Vale uma espiada se você não tiver nada melhor para assistir em uma noite chuvosa. Mas minha sugestão é que, em vez disso, você assista Sozinha ou Hunted: Quem tem medo do lobo mau?. Ambos apresentam premissas semelhantes, com mulheres tentando escapar de sequestradores em áreas florestais, mas conseguem criar uma tensão absurda a partir de situações mais simples, e seus vilões são muito mais ameaçadores.
Nota: 4/10
Título Original: Don't Move.
Gênero: Suspense, drama, terror.
Produção: 2024.
Lançamento: 2024.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 32 min.
Roteiro: T.J. Cimfel, David White.
Direção: Brian Netto, Adam Schindler.
Elenco: Kelsey Asbille, Finn Wittrock, Moray Treadwell, Daniel Francis, Denis Kostadinov, Kate Nichols, Skye Little Wing Dimov Saw, Sarah Sarandos, Zainab Azizi, Dylan Beam.
O surreal nesse filme é a protagonista escapando por duas vezes da morte graças à conveniência do roteiro... Na primeira consegue boiar em águas repletas de corredeiras estando completamente paralisada e na segunda, seus movimentos voltam ao normal no exato momento em que afunda junto com o barco.
ResponderExcluir