Em entrevista à Variety, Coralie Fargeat revelou que já tem ideias para um novo projeto.
Imagem do filme 'A Substância', de Coralie Fargeat. Foto: MUBI. |
O filme de terror A Substância foi uma das grandes surpresas de 2024, conquistando tanto a crítica quanto o público. A produção rendeu a Demi Moore o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro. Como frequentemente ocorre em casos assim, muitos já especulam sobre a possibilidade de uma sequência. No entanto, se depender da diretora e roteirista francesa Coralie Fargeat, isso não acontecerá.
"O objetivo deste filme é trazer algo novo ao mundo", disse ela em entrevista à Variety. "Sem sequências, sem prequelas. Ficarei muito feliz em criar algo inédito em breve."
Ela afirmou ainda que já está desenvolvendo ideias para um novo projeto. "Está começando a tomar forma lentamente, no fundo da minha mente, e quando as coisas se acalmarem, vou me dedicar a isso."
Fargeat estreou nos longas-metragens em 2018 com Vingança, um aceno divertido e sanguinário aos filmes exploitation, principalmente ao subgênero rape & revenge, que teve seu auge na década de 1970 após o sucesso de A Vingança de Jennifer.
Vingança segue uma jovem que praticamente retorna dos mortos para se vingar dos homens que a agrediram. O estilo ousado da diretora, suas mensagens inteligentes e a maneira bem-humorada como subverte a chamada "visão masculina" da mulher no cinema chamaram a atenção, até mesmo de espectadores que, como eu, têm certa resistência a filmes de terror social.
Ela repetiu a fórmula em A Substância, desta vez mirando nos fãs de body horror, subgênero do terror popularizado pelo cineasta canadense David Cronenberg em clássicos como A Mosca e Videodrome - A Síndrome do Vídeo.
A Substância conta a história de Elisabeth Sparkle (Demi Moore), uma celebridade em decadência que recorre a uma droga capaz de replicar suas células, criando uma versão mais jovem de si mesma. No entanto, quando as regras dessa substância são quebradas, as consequências se mostram catastróficas tanto para Elisabeth quanto para sua replicante perfeita, Sue, interpretada por Margaret Qualley.