Crítica | No Limite da Proteção (Borderline, 2025)

Samara Weaving interpreta uma estrela pop dos anos 90 perseguida por um fã delirante nesta comédia de terror caótica e ocasionalmente divertida, coestrelada por Ray Nicholson


Paul Duerson (Ray Nicholson) quer se casar com a estrela pop Sofia (Samara Weaving) na comédia de terror 'No Limite da Proteção'
Paul Duerson (Ray Nicholson) quer se casar com a estrela pop Sofia (Samara Weaving) na comédia de terror 'No Limite da Proteção'


No Limite da Proteção é uma comédia com elementos de terror sobre uma celebridade dos anos 1990 que se torna alvo de um fã obsessivo. O longa marca o retorno de Samara Weaving ao cinema de gênero, consolidando seu status como uma das scream queens mais queridas do terror moderno. A atriz canadense chamou atenção dos fãs do gênero ao surgir na tela no oitavo episódio da primeira temporada da série Ash vs Evil Dead. Depois disso, construiu uma filmografia invejável de filmes de terror divertidos, incluindo A Babá e Casamento Sangrento.

Desta vez, Weaving interpreta Sofia, uma superestrela da música pop que estampa as capas das principais revistas dos anos 90, e passa o tempo livre montando quebra-cabeças gigantes em sua luxuosa mansão em Los Angeles. Exceto por namorados ocasionais — que ela gosta de vestir com roupas extravagantes —, essa diva mimada leva uma vida relativamente solitária. Ou melhor, quase, já que um fã enlouquecido chamado Paul Duerson aparece constantemente à sua porta para visitas não autorizadas.

PUBLICIDADE

Duerson é interpretado por Ray Nicholson (Noite Sangrenta), filho do lendário Jack Nicholson. Assim como o pai, ele parece ter um talento nato para dar vida a personagens psicóticos. Você terá um gostinho disso logo na cena de abertura, que toma um rumo inesperado. Seis meses depois, um Paul Duerson ainda mais delirante foge do hospital psiquiátrico decidido a concretizar seu sonho de se casar com Sofia — quer ela queira, quer não.

O dueto de Sofia (Samara Weaving) e a descontrolada Penny (Alba Baptista) é um dos momentos mais divertidos de 'No Limite da Proteção'
O dueto de Sofia (Samara Weaving) e a descontrolada Penny (Alba Baptista) é um dos momentos mais divertidos de 'No Limite da Proteção'


A premissa sugere um thriller de perseguição eletrizante. Só que o diretor e roteirista estreante Jimmy Warden, responsável pelo roteiro de O Urso do Pó Branco e marido de Samara Weaving na vida real, opta por adiar o confronto para explorar a história do guarda-costas de Sofia, um sujeito corpulento chamado Sino (Eric Dane, de Pânico Americano). Ele também dá destaque ao namorado de Sofia, um atleta chamado Rhodes (Jimmie Fails, de Pedaços de uma Mulher). Ainda ganham espaço os amigos de Duerson, a família de Sino e até um policial aspirante a dançarino.

Com tantos personagens surgindo do nada e sem muita coisa para fazer, não surpreende que o ritmo do filme acabe prejudicado. A montagem caótica não ajuda, interrompendo momentos importantes para mostrar cenas desnecessárias e saltando no tempo para explicar detalhes que talvez nem precisassem ser esclarecidos. O tom de No Limite da Proteção oscila bastante, alternando entre a boa e velha comédia pateta, o humor inteligente, uma certa tensão e o terror sangrento. Esses elementos nem sempre se alinham com naturalidade, mas ao menos deixam a história imprevisível o suficiente para manter o espectador curioso sobre o que acontecerá a seguir.

PUBLICIDADE

O filme conta com cenas de mortes bem filmadas e uma trilha sonora contagiante, que inclui hits de Annie Lennox e The Cardigans, além do The Flaming Lips cantando 'Borderline', da Madonna. O elenco esforçado também joga a favor do filme, tornando a experiência agradável na maior parte do tempo. Weaving e Nicholson dispensam comentários, pois tornam suas cenas especiais sem muito esforço. E há outras surpresas, como a performance deliciosamente insana de Alba Baptista (A Semente do Mal) como a psicótica Penny.

A diva Sofia (Samara Weaving) desconfia que tem alguém em sua mansão luxuosa no filme 'No Limite da Proteção'
A diva Sofia (Samara Weaving) desconfia que tem alguém em sua mansão luxuosa no filme 'No Limite da Proteção'


Falando em Penny, seus diálogos com Sofia são hilários. O mesmo vale para a cena em que a dupla protagoniza um dueto forçado de 'It’s All Coming Back to Me Now', de Celine Dion, com direito a uma batalha frenética pelas escadas e pelo estúdio da mansão. O confronto final entre Sofia e Duerson poderia muito bem seguir essa linha, mas, infelizmente, o diretor perde novamente o foco, encerrando o filme com um gostinho amargo de potencial desperdiçado.

Acredito que a história teria funcionado muito melhor com menos subtramas e um roteiro mais focado na estrela pop e em seu perseguidor delirante. Mas No Limite da Proteção não é um filme ruim. Se você gosta de terror ou comédia, há bons momentos para aproveitar aqui. Não posso dizer que entrará na minha lista de melhores filmes de 2025, mas também não me arrependo de tê-lo assistido.

Nota: 5/10

Título Original: Borderline.
Gênero: Comédia, suspense, terror.
Produção: 2025.
Lançamento: 2025.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 34 min.
Roteiro: Jimmy Warden.
Direção: Jimmy Warden.
Elenco: Samara Weaving, Eric Dane, Ray Nicholson, Jimmie Fails, Alba Baptista, Catherine Lough Haggquist, Patrick Cox, Terence Kelly, Matthew Del Bel Belluz, Yasmeen Kelders, Billy Magnussen.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem