Crítica | The Bayou (2025)

Os sobreviventes de um acidente aéreo são caçados por jacarés mutantes neste filme de terror que provavelmente parecia mais interessante no papel do que é na tela


Kyle (Athena Strates) está irritada porque os jacarés mutantes insistem em perseguí-la no filme 'The Bayou'
Kyle (Athena Strates) está irritada porque os jacarés mutantes insistem em perseguí-la no filme 'The Bayou'


Embora não receba tanto holofote quanto os filmes sobre ataques de tubarão, o croxploitation, subgênero do cinema de terror focado em jacarés e crocodilos, já rendeu ótimos exemplares. Meus favoritos ainda são Morte Súbita (2007), que narra os apuros dos sobreviventes de um pequeno cruzeiro pelas águas do norte da Austrália, e Predadores Assassinos (2019), onde Kaya Scodelario precisa enfrentar jacarés famintos trazidos por uma enchente diretamente para o porão da casa de seu pai. Mas também dá para encontrar diversão em outras produções, como Pânico no Lago (1999), Medo Profundo (2007) e até em sua sequência inferior, Crocodilos - A Morte Te Espera (2020).

The Bayou, produção do Reino Unido que chega agora aos serviços de streaming, até que se esforça para conseguir seu lugar ao sol, mas alguns problemas impedem que entre nessa lista de gratas surpresas. O filme, dirigido por Taneli Mustonen (Gêmeo Maligno) e Brad Watson (I'll Play Mother) começa apresentando uma operação policial que põe fim às atividades de um chefão do tráfico nos pântanos da Louisiana. Quando uma substância azul escorre de um barril para o lago mais próximo, já podemos supor que O Urso do Pó Branco está fazendo história, que os jacarés serão afetados, e que qualquer desavisado que se aventurar pela região terá um dia muito ruim.

Os desavisados, no caso, são os passageiros de um avião que despenca no pântano. O acidente nem é uma surpresa, já que a companhia aérea não é nada legítima e seu piloto está visivelmente embriagado. A boa notícia é que, entre os sobreviventes, está Kyle (Athena Strates, de Inimiga Perfeita), uma jovem que convenientemente estuda biologia e sabe tudo sobre o comportamento dos jacarés. A má notícia é que seus conhecimentos não servirão para absolutamente nada – primeiro, porque os jacarés de The Bayou foram alterados pela substância azul, tornando-se maiores, mais agressivos e mais inteligentes; segundo, porque o grupo toma uma decisão idiota atrás da outra.

Os sobreviventes do acidente aéreo tentam prever de onde virá o próximo jacaré faminto no filme 'The Bayou'
Os sobreviventes do acidente aéreo tentam prever de onde virá o próximo jacaré faminto no filme 'The Bayou'


Dá até para relevar algumas escolhas desses azarados em momentos de desespero, como quando estão sendo perseguidos em campo aberto. Mas é difícil não revirar fortemente os olhos quando, refugiados em um laboratório, concluem que é mais sensato atravessar uma área infestada de jacarés para chegar a outra sala, em vez de esperar em segurança pela ajuda que já está a caminho. Ou quando uma das personagens decide se aproximar de um jacaré gigante para... bem, eu não sei. Acho que ela queria fazer uma proposta de paz.  

Falando nos jacarés, seus ataques não são lá grande coisa. Há pouca ou nenhuma preocupação com a criação de suspense, e por várias vezes os cortes abruptos fazem o espectador se perguntar o que está acontecendo. Dá para entender a intenção por trás das cenas, e tenho certeza de que foram elaboradas para causar impacto. A transposição do papel para as telas, porém, deixou muito a desejar – assim como o drama dos personagens, especialmente a história de luto da protagonista.

Entre os sobreviventes, temos um cara irritante que se recusa a desligar o celular no avião e uma moça malvada que é malvada porque sim (a justificativa para suas maldades simplesmente não convence). Todos são desagradáveis. A única exceção é Alice (Madalena Aragão, da série Morangos com Açúcar), que consegue ser carismática, transmite uma vibe de final girl e ainda tem motivos plausíveis para fazer o que faz. Menos quando tenta conversar com o jacaré gigante, é claro.

Alice (Madalena Aragão) é minha personagem favorita no filme de terror 'The Bayou'
Alice (Madalena Aragão) é minha personagem favorita no filme de terror 'The Bayou'


The Bayou tem alguns valores de produção aceitáveis. O jogo de luz e névoa rende visuais bacanas. Os efeitos práticos não fazem feio, especialmente perto da batalha final, quando o filme assume um tom mais sangrento. O CGI, embora longe da perfeição, ao menos proporciona alguns momentos engraçados. Também dá para rir de outros instantes de humor involuntário, como na cena em que Kyle explica de maneira assustadoramente detalhada como uma vítima deve se comportar caso seja atacada por um jacaré. Ou quando um dos predadores abocanha um infeliz pelos pés e o arrasta para o meio do mato, tornando-se o primeiro jacaré da história capaz de correr para trás tão rápido quanto corre para frente.

Preciso elogiar as soluções criativas dos diretores para contornar o baixo orçamento. O melhor exemplo disso é a cena do acidente, filmada de dentro do avião, com closes que destacam as reações dos personagens. Os destroços da aeronave no pântano, criados com bastante cuidado, reforçam a ilusão da tragédia. Esses acertos garantem alguns momentos de diversão extra para quem decidir embarcar na jornada, mas não são suficientes para fazer de The Bayou um bom filme.

Nota: 4/10

Título Original: The Bayou / Gator Creek.
Gênero: Terror, suspense, ação.
Produção: 2025.
Lançamento: 2025.
País: Reino Unido.
Duração: 1 h 27 min.
Roteiro: Ashley Holberry, Gavin Cosmo Mehrtens.
Direção: Taneli Mustonen, Brad Watson.
Elenco: Athena Strates, Madalena Aragão, Elisha Applebaum, Mohammed Mansaray, Tayla Kovacevic-Ebong, Andonis Anthony, Sarah Priddy, Isabelle Bonfrer, Flynn Barnard, David Newman, Evan Sokol, Jamie Wilson.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem